Para entender como reduzir os prazos de entrega, antes é preciso compreender o que é e como funciona a logística na expedição em um e-commerce. A logística envolve atividades relacionadas ao transporte, armazenamento, recepção e distribuição das mercadorias.
Não basta simplesmente oferecer um produto de qualidade para seu consumidor, é preciso que ele chegue em prazos adequados e é neste momento que a logística no e-commerce pode atuar como aliada ao seu negócio.
Como a logística pode ajudar no seu e-commerce?
Segundo a pesquisa Consumer Insights for the 2021 Holiday Shopping Season Survey, realizada pela Outbrain com 8 mil consumidores da Europa e América do Norte, mais de 50% dos usuários afirmam que a velocidade na entrega é o principal tomador de decisão quando estão comprando um produto online.
A redução dos prazos na entrega é um benefício não só para os clientes, mas principalmente para a própria empresa. Isso se deve ao fato de quanto mais rápido for este envio, melhor é a reputação da sua empresa em marketplaces, e maior a confiança do consumidor em comprar e indicar o seu negócio para outras pessoas.
Vale ressaltar que, com uma reputação alta, os anúncios possuem um melhor ranqueamento na plataforma e benefícios, como ser mais facilmente selecionados para a adoção do fulfillment disponível.
Pensando assim, algumas estratégias logísticas podem ser tomadas e aplicadas dentro do e-commerce para que esta meta seja alcançada.
Uma delas já vem sendo usada pelos grandes marketplaces para melhorar a otimização dos prazos: o método fulfillment.
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O que é fulfillment?
O fulfillment é uma estratégia adotada pelos marketplaces para manter um padrão de alta qualidade logística, o que melhora a experiência dos usuários.
Os marketplaces, então, captam os clientes em potencial – os que possuem boa reputação – e dão a oportunidade a eles de centralizar seu estoque em centros de distribuição. Nesses espaços, o próprio marketplace fica responsável pelo envio e entrega dos pedidos.
Alguns exemplos s
- Mercado Envios Full, do Mercado Livre;
- Cainiao, do AliExpress;
- Envvias, do Via Varejo.
Para o vendedor, fica a responsabilidade de empacotar e etiquetar as mercadorias, as quais devem ser despachadas nos centros de distribuição mais próximos.
Como a prática do Fulfillment pode contribuir para a redução dos prazos de entrega?
A eficiência de uma logística no e-commerce depende de vários fatores, mas um deles é o Fulfillment, ele trata do workflow da empresa desde o momento da atração do produto até a sua expedição e dentro desse processo interno existem formas de alcançar resultados ainda melhores.
São 6 passos organizados e bem definidos que serão responsáveis por uma melhor gestão de tempo e dinheiro dentro do seu negócio.
O primeiro passo é receber o pedido, segundo processá-lo, o terceiro é selecionar e depois mandar empacotar, o quinto passo e muito importante é fazer a https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistração do estoque e depois seguir para a expedição do pacote.
Essa jornada sendo bem estruturada permitirá ao seller mais velocidade o que possibilitará não só o envio dos produtos no tempo correto como também em tempos recordes.
Para um melhor aproveitamento desse benefício, o vendedor ainda pode contratar um Hub de Integração que automatiza os processos de expedição e otimiza o seu tempo.
Como um Hub de Integração te ajuda na logística do seu e-commerce?
Muitos vendedores que se deparam com um aumento na demanda passam a ter dificuldade com a expedição. Dessa forma, a operação demanda tanto tempo do vendedor que o tempo gasto com a estratégia e treinamento da equipe ficam escassos.
Tudo isso citado tem apenas um único resultado: morosidade e lentidão. O contrário do que queremos tratar neste texto. Então qual a solução para que esse cenário não aconteça? Implementação de um hub de integração de marketplaces na logística do seu e-commerce.
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O Magis5 é um Hub de Integração e de Automação que trabalha com a proposta de automatizar todos os processos de vendas, mas também oferecer o suporte necessário ao seller no que diz respeito a logística e toda a jornada de compra do cliente.
Vender em vários canais e gerenciar múltiplos CNPJs podem confundir o vendedor, e erros como envios em duplicidade e cancelamentos por prazos longos podem ser cada vez mais comuns conforme a demanda for aumentando.
O Magis5 permite que todas as informações relevantes sejam concentradas em um só lugar e os estoques sejam gerenciados de forma prática e rápida. Como? Veja o que a ferramenta permite:
- Criação e postagem de anúncios de produtos e kits em massa;
- Cadastro de múltiplos CNPJs sem custo adicional e gerenciamento de estoque por um único dashboard;
- Precificação automática para marketplaces com comissão por taxa fixa, como Shopee e Magazine Luiza;
- Emissão de notas fiscais e/ou declarações de conteúdo já casados com as etiquetas dos principais marketplaces, o que pode otimizar até 7 horas diárias na expedição;
- Permitir uma expedição 100% automatizada.
- E muito mais!
No meio de uma era tão digital, poder contar com a automatização nos processos logísticos do seu e-commerce pode funcionar como um propulsor do negócio. Colocá-lo à frente de seus concorrentes trazendo a tecnologia a seu favor, mais conforto e segurança.
Quer automatizar seu negócio hoje? Marque uma demonstração do Magis5, clicando no banner abaixo.
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