As vendas online têm se tornado populares, e muitas pessoas já preferem comprar seus eletrodomésticos, smartphones, computadores, entre outros muitos itens em ambientes virtuais. Para os empresários, a dificuldade está em escolher a melhor plataforma para divulgar os seus produtos.
Pensando nisso, elaboramos este post, que apresenta informações importantes sobre duas alternativas: Loja Virtual ou Mercado Livre, qual é a melhor? Continue a leitura e confira!
Como funciona a loja virtual?
Loja virtual é uma página na internet com funções complexas para o gerenciamento de venda de produtos online. A loja virtual será sua, então você terá uma grande liberdade na gestão. O começo demandará mais responsabilidade com pesquisa, planejamento e investimento e por isso você pode demorar um pouco para colher os frutos.
Em contrapartida, uma loja virtual dará maior possibilidade em relação à interação com os clientes, o que torna o fortalecimento da marca mais evidente, podendo, inclusive, fazer com que a loja se torne mais vantajosa.
Apesar de mais complexo, existem empresas diferenciadas que ajudam no processo de criação e manutenção de uma loja virtual a um baixo custo, o que torna a escolha do tipo de loja virtual ainda mais fácil.
Prós
- maior liberdade e personalização;
- custos operacionais mais baixos;
- mais estabilidade e segurança;
- maior interação e fidelização com os clientes;
- construção e fortalecimento da sua marca.
Contras
- requer investimento em marketing;
- é necessário um planejamento;
- o retorno pode ser um pouco mais demorado.
Como funciona o Mercado Livre?
O Mercado Livre é um Marketplace, ou seja, é um portal de e-commerce (muitas vezes também chamado de shopping virtual) funcionando em dois princípios: de um lado temos os clientes e do outro os lojistas, interagindo na mesma plataforma, ainda que de maneira distinta.
É, sem dúvida, uma excelente ferramenta para iniciar suas vendas, devido a uma série de fatores. A infraestrutura está pronta e graças a isso, começar a vender é fácil: basta fazer um cadastro, anunciar seus produtos (de graça ou pagando uma taxa para que eles tenham maior visualização dentro da plataforma) e aguardar os clientes começarem a comprar.
Outra grande vantagem é a quantidade de visitas que o site recebe por mês: em junho de 2015, segundo o relatório da com Score Media Metrix, registrou impressionantes 127,2 milhões de acessos. Isso significa que é o e-commerce com o maior número de visitas em todo o Brasil.
Prós
- milhões de visitantes por mês;
- facilidade para vender, principalmente iniciantes;
- muitas opções para atingir maior e mais variado público.
Contras
- concorrência muito alta;
- as regras podem mudas a qualquer momento;
- taxas elevadas.
Loja virtual ou mercado livre: qual é a melhor escolha?
Como você pôde ver, tanto a loja virtual quanto o Mercado Livre têm prós e contras, então, um dos fatores que vai determinar a sua decisão é o nível em que você está.
Se você for iniciante é recomendado, pela facilidade que oferece, o Mercado Livre. Porém, mesmo sendo iniciante, você também poderá optar pela loja virtual, que apesar de demandar mais pesquisa e planejamento, poderá trazer inúmeras vantagens para você e seu negócio.
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