Não tem ações de marketing promocional nas estratégias? Volte 5 casas!
Brincadeiras à parte, as táticas voltadas para o aumento de visibilidade da marca são mesmo fundamentais. Não é à toa que fazem parte de um dos pilares do famoso mix de marketing.
Mas, afinal, o que é a promoção da marca? Neste texto, vamos conversar um pouco sobre a importância do marketing promocional, suas vantagens para o negócio e as principais ações, tanto no meio físico como na internet. Acompanhe!
O que é marketing promocional?
Você se lembra do mix de marketing? Essa, que é uma das definições fundamentais para quem começa a estudar sobre o universo do marketing, traz os pilares para uma estratégia sólida — e todos devem estar bem fixados, pois funcionam de forma interdependente:
- produto (ou serviço): o que você vende;
- preço: por quanto você vende;
- praça: onde você vende;
- promoção: por que o que você vende é melhor.
Reparou nesse último? A promoção tem a ver com a diferenciação da sua marca. É por meio de estratégias de marketing promocional que você vai mostrar para um cliente em potencial que o seu produto ou serviço é melhor que o da concorrência.
Seja porque há um propósito genuíno por trás do seu negócio, seja porque você está na mesma página que seu público em termos de interesses e necessidades, pense no seguinte: o que a sua marca tem de mais valoroso do que as demais?
É por meio do marketing promocional que você vai oferecer uma experiência mais completa a seus clientes e, a partir disso, estreitar relacionamentos. Mais do que vendendo um objeto, você estará vendendo a sua marca.
Quais são as vantagens do marketing promocional?
Focar nesse pilar do marketing proporciona efeitos mais amplos do que o aumento na taxa de vendas. Veja!
O número de clientes cresce
Como resultado imediato das ações de marketing promocional, você verá o número de clientes crescer. Afinal, conseguirá atrair mais público para conhecer seus produtos ou serviços.
Os clientes atuais são fidelizados
Com uma boa estratégia de marketing promocional, você consegue fidelizar clientes. Isso significa que quem consome o que você vende tem uma percepção tão positiva da marca que a concorrência cai por terra, independentemente das comparações de preço.
Por exemplo, um amante da Coca-Cola dificilmente compraria uma Pepsi, apesar de terem sabores parecidos, mesmo que essa última estivesse em uma super promoção.
Os clientes fiéis se tornam embaixadores
Melhor ainda: os clientes não só são fidelizados, como se tornam embaixadores da marca, isto é, ajudam a divulgá-la e a atrair novos consumidores. E não só no que diz respeito àquele produto ou serviço que ganhou seu coração, mas sim à identidade da marca, com a qual ele se identifica.
A marca é consolidada como referência
Quando a marca começa a ser vista como algo maior do que um logotipo no produto e a ter clientes fidelizados e embaixadores ajudando a divulgá-la, a visibilidade dá um salto. Aos poucos, o nome do negócio passa a ser uma referência em seu nicho de mercado.
Quais são as ações de marketing promocional?
As vantagens são muito positivas, né? Mas como colocar o marketing promocional em prática? Abaixo, confira algumas das ações mais tradicionais.
Brindes personalizados
Oferecer brindes a parceiros, consumidores, potenciais clientes e até mesmo colaboradores é uma ação consagrada do marketing promocional. Mas não se engane: está longe de ser apenas um mimo gratuito.
Os brindes personalizados são muito estratégicos, pois promovem uma percepção positiva da marca. Mesmo que inconscientemente, quem os recebe começa a construir uma lembrança favorável em relação ao negócio.
Amostras grátis
Já comprou um produto porque recebeu uma amostra e se encantou? Sim, prestar gratuitamente algum serviço ou distribuir produtos é um excelente jeito de atrair novos clientes e conquistar a confiança na sua oferta.
É o caso dos “free trails”. As grandes marcas geralmente disponibilizam alguns dias de uso gratuito do serviço que comercializam e isso dá muito certo — por exemplo, os 30 dias para experimentar a Netflix sem compromisso.
Sorteios que estimulam engajamento
Os sorteios geralmente envolvem mais do que um produto ou serviço específico. Normalmente, o que está em jogo é um “kit” de ofertas de valor, uma viagem, ingressos para um evento relacionados à atuação da empresa, entre outras coisas.
Esse prêmio é dado a um cliente sorteado que, em troca, precisa realizar alguma ação, como acumular um valor em compras ou divulgar uma hashtag estratégica nas redes sociais.
Campanhas de incentivo
As campanhas de incentivo estão totalmente ligadas ao reforço de laços: seja para estimular um cliente a continuar comprando, seja para fazer com que os colaboradores e parceiros “vistam a camisa” da marca.
Um exemplo de campanha de incentivo consagradíssima é o clássico programa de milhagens de linhas aéreas. A lógica é basicamente essa: com o acúmulo de alguma moeda de troca, a pessoa recebe um produto, serviço ou privilégio de valor junto à marca.
Eventos corporativos
Os eventos corporativos são outro clássico do marketing promocional. A proposta é fazer com o que o público-alvo fique imerso na proposta da marca, por meio de:
- estantes com novidades nos produtos e serviços;
- palestras com as maiores referências da área;
- atrações artísticas;
- experiências interativas.
Como fazer marketing promocional na internet?
As estratégias de marketing digital também podem — e devem! — ter um direcionamento para a promoção da marca. A proposta é a mesma: estimular o engajamento, estreitar os laços e conseguir mais visibilidade.
Veja algumas ideias para aplicar o marketing promocional na internet.
Conteúdos exclusivos
Que tal ofertar conteúdos exclusivos a um grupo seleto de clientes? Pode ser os 10 que mais interagem nas redes sociais ou os 50 que assistirem ao vivo todos os episódios de uma série de webinars, por exemplo.
Se o “prêmio” for interessante, você certamente estimulará seu público-alvo a tentar alcançar essa posição privilegiada.
Além disso, os selecionados têm tudo para se sentirem especiais e ainda mais alinhados com a marca. Daí, para se tornarem embaixadores, é um pulo!
Descontos especiais
No mesmo sentido das campanhas de incentivo, é possível oferecer descontos especiais para os seguidores ou clientes que acumularem alguma moeda de troca.
Concursos
Concursos também são uma excelente pedida para estimular o engajamento. Por exemplo, um concurso de temas para conteúdos do blog ou de pequenos vídeos contando alguma experiência relacionada ao propósito da marca.
Experimentação
A experimentação também entra em jogo no território digital. As amostras grátis, no mesmo estilo das free trials, são excelentes para atrair mais público para a marca e consolidá-la como referência.
Eventos online
Também é legal envolver o público em uma grande campanha de divulgação para um evento online. É isso mesmo! Os eventos promocionais não precisam ser só presenciais: com a funcionalidade das transmissões ao vivo nas principais redes sociais, dá para realizar eventos de promoção da marca 100% virtuais.
Tem dúvida de que o marketing promocional é uma prioridade?
Depois dessa leitura, você viu que o marketing promocional é um grande aliado para estabelecer a marca como referência, além de ser um caminho sólido para aumentar a base de clientes.
Por isso, não deixe de tratá-lo como uma prioridade no seu negócio!
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Artigo produzido pela equipe da Hotmart.