Todas as experiências do ser humano incluem, pelo menos, um dos sentidos — visão, tato, olfato, audição e paladar. Sabendo disso, diferentes empreendedores buscam formas de ampliar as experiências de seus clientes a partir do estímulo de diferentes sentidos. Como consequência, o reconhecimento com a marca e seus produtos tende a ser maior. Essa tática — usada tanto em lojas físicas quanto virtuais — ficou conhecida como marketing sensorial.
Saiba como o marketing sensorial funciona e inclua essa ideia no seu e-commerce:
O que é marketing sensorial
O marketing sensorial é, como o próprio nome indica, uma tática que envolve a estimulação dos sentidos do corpo humano. Ele pode ser aplicado em diferentes tipos de estabelecimentos, levando em conta o tipo de produto ou de serviço oferecido.
Boa parte dos restaurantes e das padarias se aproveitam do marketing sensorial para atrair mais consumidores. Em alguns casos, o gerente do local nem tem esse objetivo em mente, mas se beneficia com a atração pelos sentidos por meio do cheirinho de pão recém-tirado do forno, por exemplo.
Como explorar os sentidos do consumidor
Ao aplicar o marketing sensorial de maneira consciente, você consegue alcançar diferentes objetivos. Um som ambiente que transmita paz e tranquilidade pode ser útil para manter as pessoas por mais tempo dentro de um estabelecimento, enquanto uma vitrine bem decorada pode valorizar a qualidade dos itens expostos.
Muito mais do que otimizar as vendas por meio da atração, o marketing sensorial também é valioso para a fidelização de clientes. Por meio de recursos que ativam diferentes sentidos, o empreendedor garante o reconhecimento de sua marca no mercado. Por exemplo:
- visão: a elaboração de um design de logotipo agradável;
- olfato: a associação de um cheiro específico à loja;
- paladar: a criação de um sabor único e característico dos seus produtos.
Como aplicar o marketing sensorial em uma loja virtual
Para quem trabalha com e-commerce, o marketing sensorial também pode ser uma excelente ferramenta de atração. A única diferença para as lojas físicas, nesse caso, é que as sensações são limitadas pelo ambiente on-line.
No mundo digital, ainda não podemos experimentar os sentidos de tato, olfato e paladar; entretanto, podemos utilizar de diversos outros recursos que possibilitem uma aproximação. Veja:
Capriche na descrição
Se você trabalha com produtos alimentícios, fragrâncias ou objetos de uso pessoal, abuse da descrição dos produtos para compensar a falta dos sentidos tato, olfato e paladar. Descreva algumas características como textura, consistência, sabor e aromas que poderão dar uma ideia do que está oferecendo ao consumidor.
Invista em um bom layout
Ter uma loja on-line não é desculpa para esquecer da estética do espaço. Atraia seus consumidores com um design de página bonito e personalizado de acordo com o estilo da loja/empresa. Assim, seus visitantes terão vontade de permanecer mais tempo nas páginas dos produtos.
Crie uma lista musical
Conheça seu público consumidor e monte uma playlist para que toque durante a navegação pela loja. Um som agradável pode ser decisivo na sensação de bem-estar durante a visita e a visualização de produtos.
Use fotos dos produtos
Certifique-se de que as fotos dos produtos estejam visíveis e bem apresentáveis ao observador. Uma dica legal para quem trabalha com mercadorias para espaços, como mobílias e eletrodomésticos é disponibilizar na loja algumas fotos com o produto em seu local de uso. Assim, o cliente tem maior noção de como ficará aquele produto na sua casa.
Agora que você sabe que é, sim, possível aplicar o marketing sensorial em uma loja virtual, leia o post “A importância do design no seu e-commerce”!
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