Você quer descobrir como aproveitar o dia das mães para vender mais e aumentar o faturamento da sua loja virtual?
Uma das datas comerciais mais importantes do ano está se aproximando, o dia das mães!
O domingo dia 08 de Maio é um evento sazonal tão importante que só perde para o Natal e a Black Friday.
Conforme a pesquisa feita pela AlliN, o dia das mães em 2021 movimentou cerca de 6,4 bilhões de reais no e-commerce, esse valor representa 14% a mais do que o alcançado no ano de 2020.
Além disso, de acordo com a pesquisa, o valor do ticket médio durante a data chegou a R$476,90, indicando um aumento de 21% comparado ao ano anterior.
Dessa forma, se você quer encontrar maneiras de aumentar o faturamento da sua loja virtual, continue lendo e veja como é possível utilizar o dia das mães para fazer isto!
Como surgiu o dia das mães
O dia das mães é uma data sazonal que comemora a importância de todas as mães na vida dos filhos e da sociedade.
A comemoração teve início no século XX nos Estados Unidos, esta celebração foi ideia da Anna Jarvis, uma mulher norte-americana que propôs a criação de um dia para homenagear sua mãe.
A mãe de Anna Jarvis foi uma ativista que faleceu no ano de 1905 e atuou durante a segunda metade do século XIX.
O feriado foi oficialmente reconhecido nos Estados Unidos pelo presidente Woodrow Wilson em 8 de maio de 1914, instaurando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães.
Conforme a oficialização da data, rapidamente ela começou a ser explorada devido ao seu forte potencial de ganhos comerciais.
O uso do dia das mães para fins lucrativos nunca foi aceito por Anna Jarvis, que buscou de todas as formas impedir que o dia se tornasse apenas mais uma data comercial.
Dia das mães no Brasil
A comemoração do dia das mães veio para nosso país exportada dos Estados Unidos, os primeiros registros da data aqui no Brasil são do dia 12 de maio de 1918, dia em que uma organização cristã celebrou o evento em Porto Alegre.
A data foi oficializada no Brasil só em 1932, ano em que o até então presidente Getúlio Vargas fundou o decreto 21.366, no dia 5 de maio.
O decreto legitimou que o segundo domingo de maio seria destinado às comemorações do amor materno.
Hoje em dia, comemorar o dia das mães já é um costume entre os brasileiros, portanto, no segundo domingo de maio, os familiares se juntam para celebrar suas mães.
Embora o Brasil tenha seguido a tradição norte-americana e mantido a celebração do dia das mães no segundo domingo do mês de maio, nem todos os países comemoram a data no mesmo dia.
Segue um exemplo de países com a tradição um pouco diferente da nossa:
- Portugal: o dia das mães é comemorado no primeiro domingo do mês de maio;
- Argentina: a data é celebrada no terceiro domingo de outubro;
- Rússia: o evento é comemorado no último domingo do mês de novembro.
Quais são os produtos mais procurados no dia das mães
Mesmo aquecendo o mercado de forma geral, durante o dia das mães existem alguns itens que são mais buscados pelos consumidores, confira alguns dos presentes mais procurados para a data:
- Roupas;
- Perfumes;
- Chocolates/Doces;
- Flores;
- Calçados;
- Acessórios;
- Cremes;
- Cestas com quitutes;
- Vale-presente;
- Eletrodomésticos.
(Fonte: Gente.globo.)
É importante se lembrar que, o dia das mães oferece uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas, indiferente do seu segmento de atuação.
Isso quer dizer que, se você não vende nenhum dos itens listados acima, não precisa se preocupar.
Basta utilizar sua criatividade, faça uma pesquisa e analise o perfil do seu público, pense em maneiras de demonstrar ao seus clientes que sua empresa não deixou o dia das mães passar em branco.
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Caso seu negócio lide diretamente com as mães, pense em maneiras de homenageá-las, seja oferecendo descontos ou até mesmo um brinde. São pequenos detalhes capazes de demonstrar a sensibilidade e o respeito da sua empresa perante suas clientes mães.
Para isso, nós preparamos algumas dicas que vão ajudar você lojista a arquitetar suas estratégias e conseguir aproveitar ao máximo a data.
Dicas para aumentar suas vendas durante o dia das mães
Prepare sua loja para a data
O dia das mães consegue trazer um aumento no número de visitas e compras em sua loja, por esse motivo, é essencial estruturar bem seu e-commerce para atender toda essa demanda e suprir as necessidades dos consumidores.
Atualmente é possível perceber que o número de compras feitas utilizando um dispositivo movél está só aumentando, portanto, esse é um dos pontos que precisam de atenção.
Garanta que seu site é 100% responsivo, isso serve para oferecer uma experiência de compra agradável ao cliente e evitar a perda de vendas por falta de acessibilidade.
Estruture seu estoque
Realize uma pesquisa sobre o histórico de compras dos seus clientes, compare a demanda deles durante o mesmo período do último ano, analise os picos de venda e os itens que normalmente são os mais procurados.
É essencial se organizar com antecedência para que não falte estoque e você não perca vendas!
Negocie com seus fornecedores os melhores preços e prazos de entrega para garantir que sua loja irá suprir a demanda durante a data.
Se eventualmente você for o fabricante dos seus próprios produtos, se programe para intensificar essa produção, caso não seja possível aumentar essa produção, também é válido contratar terceiros para certificar que não irá faltar mercadoria para seus clientes.
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Fortaleça seu atendimento ao cliente
É fundamental oferecer ao cliente um atendimento satisfatório e diferenciado, que solucione qualquer contratempo e seja capaz de sanar qualquer dúvida, isso com eficiência e empatia.
Conforme dados divulgados pela AlliN, o canal de atendimento mais usado durante o dia das mães de 2021 foi o WhatsApp, representando 68% dos atendimentos.
Portanto, intensifique seu atendimento durante a data e aposte em canais capazes de entregar agilidade e serventia ao cliente.
Invista na segurança da sua loja virtual
De acordo com uma pesquisa divulgada pela empresa ClearSale, as tentativas de fraudes aumentaram em 32% no primeiro semestre de 2021, em consequência da expansão do e-commerce.
O estudo apurou mais de 150 milhões de operações realizadas virtualmente, entre elas 2,6 milhões eram iniciativas de fraudes.
Em consequência disso, é crucial que sua empresa tenha um sistema de antifraude. O sistema usa mecanismos feitos de inteligência artificial para localizar e bloquear compras suspeitas.
- Leia também: conheça as inovações tecnológicas para evitar fraudes.
Trabalhe sua divulgação
Não adianta nada preparar sua loja inteira para vender mais durante o dia das mães, se não houver uma divulgação para comunicar as pessoas sobre suas ofertas e condições especiais.
Podemos dizer isso seria jogar dinheiro e esforço fora!
Portanto, a divulgação é indispensável para o sucesso da sua estratégia, para isso, nada melhor do que utilizar as redes sociais.
Dessa forma, pesquise em quais redes sociais seus clientes estão presentes e a partir disso, utilize os perfis da sua empresa para divulgar suas condições e seus produtos.
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Além disso, é fundamental que você se planeje com antecedência, para que seus consumidores tenham tempo suficiente para pesquisar, comparar preços e fazer suas compras.
Nesse artigo você pode acompanhar as melhores dicas de como utilizar o dia das mães para elevar suas vendas e lucrar muito durante a data.
Você conhece mais alguma dica valiosa para vender mais durante o dia das mães? Compartilhe conosco nos comentários.
E agora, mãos à obra!
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