Se você chegou até este post, provavelmente acredita ou pelo menos imagina que o dia dos namorados, representa para o comércio uma grande oportunidade de vender mais e fidelizar clientes!

Conforme o relatório feito pela Neotrust, o mercado digital faturou em 2021 cerca de R$6,5 bilhões do dia 28 de maio até 11 de junho. O valor é 3,24% maior do que o registrado em 2020.

A pesquisa também mostrou que em 2021 os brasileiros compraram 10,44% a menos do que em 2020, porém, mesmo comprando menos, eles gastaram mais do que no ano anterior. 

O ticket médio da data em 2021 chegou a R$464,28, representando um aumento de 15,3% quando comparado com 2020.

Neste artigo você irá receber dicas valiosas sobre como preparar sua loja virtual para o dia dos namorados, data que está entre as mais lucrativas para o comércio físico e digital!

 

Dia dos namorados no Brasil 

Você já se perguntou porque o dia dos namorados no Brasil é celebrado dia 12 de junho e em grande parte do mundo ele é dia 14 de fevereiro?

O plano de comemorar a data veio do publicitário João Dória, pai do governador de SP João Dória, na época dono da agência Standart Propaganda. 

Contratado pela loja Exposição Clipper com o propósito de aumentar as vendas do mês de junho, que sempre foram fracas e baseando-se no sucesso causado pelo dia das mães, João criou outro dia para presentear pessoas amadas, surgindo assim nosso querido dia dos namorados.

O mês de junho foi escolhido justamente porque era o período mais frio do mercado. O dia 12 foi definido por ser véspera da celebração de Santo Antônio, santo já conhecido em nosso país por ser considerado como santo casamenteiro.  

Juntando estas duas oportunidades, Dória deu início ao que viria a ser a primeira propaganda do dia dos namorados no Brasil.

 

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A campanha fez tanto sucesso que foi considerada como a melhor propaganda do ano pela Associação Paulista de Propaganda da época.

 

Dicas de como preparar minha loja virtual para vender mais durante o dia dos namorados

Planejamento

Se planejar com antecedência é fundamental para aumentar suas vendas durante a data, esta dica pode parecer óbvia, mas não poderia ficar de fora da nossa lista!  

Quando o assunto é se planejar, esta é uma das principais dicas para você que espera uma crescente em sua demanda.

Para garantir que seu negócio não ficará sem mercadoria, é fundamental realizar uma negociação com os fornecedores. Portanto, não se esqueça de realizar estas negociações com bastante antecedência. 

É bem provável que a demanda para os fornecedores durante a data também seja maior, por isso, para evitar atrasos é melhor não deixar para a última hora!

Não se esqueça de que, se a demanda pela mercadoria for maior do que a oferta, sua loja está deixando de lucrar.

 

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Frete e prazos de entrega

Como todo lojista virtual, você deve ter claro que, os prazos de entrega são fatores decisivos na hora do cliente escolher entre comprar um produto contigo ou na concorrência.

Caso você esteja oferecendo um prazo de entrega muito elevado, pode não suprir a necessidade do cliente de receber sua compra em casa antes da data especial.

Para resolver essa situação é preciso analisar e escolher minuciosamente a transportadora que será utilizada. 

Além disso, também é legal estudar a chance de oferecer ao seu cliente diversas opções de frete, além da opção padrão, é preciso oferecer a entrega agendada e quando possível, o frete imediato. 

Outro ponto muito importante sobre a entrega é o preço do frete, este valor precisa estar de acordo com a média atual do mercado. Para isso, realize uma pesquisa rápida sobre as taxas de entrega dos concorrentes e tente basear seu preço nelas.

 

Aumente o ticket médio  

Aumentar seu ticket médio é essencial para lucrar mais e consequentemente expandir seu negócio. 

Existem formas convidativas para fazer com que o cliente aumente o valor da sua compra, dentre estas maneiras estão:

  • Oferecer produtos ou serviços complementares;
  • Criar iniciativas para novas indicações;
  • Propor descontos progressivos;
  • Disponibilizar cartões de vale presente, etc.

 

Para aumentar o ticket médio da sua empresa, uma das estratégias mais utilizadas é o Cross-selling

Trata-se de uma tática focada na indicação de outros produtos de maneira complementar ao item que o cliente já está levando. O produto oferecido deve ter alguma relação com o primeiro, de maneira que ele complemente ou enriqueça o item.

Um bom exemplo disso seria, o consumidor está visualizando um agasalho, a loja pode recomendar calças ou meias de uma marca ou estilo semelhante. 

Em nossa plataforma, é possível utilizar a estratégia de Cross-selling de forma prática, relacionando produtos que serão recomendados ao cliente, assim que ele adicionar um item em seu carrinho de compras.

 

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Após selecionar seu item, é aberto um pop-up informando que seu produto foi adicionado ao carrinho, e recomendando outros produtos relacionados em formato de carrossel.

A ideia é basicamente oferecer itens complementares ao produto que o visitante está interessado.

 

Capriche nas fotos dos produtos 

Diferentemente de uma loja física, em um negócio virtual o cliente não consegue tocar, experimentar nem sentir o produto. 

Dessa forma, o visitante depende de boas fotos sobre o item, imagens que transmitam uma experiência sensorial.

Esta dependência de experimentar o produto pode ser amenizada quando você consegue exibir bem a mercadoria, oferecendo fotos fiéis e com alta qualidade.  

Seguem algumas dicas de como tirar boas fotografias dos seus produtos.

  1. Esteja atento com o flash;
  2. Sempre utilize um fundo branco;
  3. Mantenha a fidelidade das cores;
  4. Mostre o produto de diversos ângulos;
  5. Conserve o mesmo padrão de fotografias.

 

 

Ofereça uma experiência de compra diferenciada

Oferecer ao consumidor uma experiência de compra notável pode ser o segredo para fidelizá-lo, gerar recomendações e consequentemente aumentar sua lista de consumidores. 

Pensando exclusivamente no dia dos namorados, é preciso analisar o que seria relevante para seu público. 

Um ótimo exemplo, seria o envio de uma embalagem bonitinha junto ao pedido ou quem sabe um cartão com uma mensagem de amor.

Disponibilizar o máximo de formas de pagamento possíveis é outra ótima ideia, fazendo isso, você dá liberdade ao cliente de se sentir à vontade para escolher a melhor maneira de pagar sua compra. 

 

Proporcione um pós-venda de qualidade

Proporcionar ao cliente uma experiência de compra diferenciada é tão essencial quanto oferecer um pós-venda de qualidade!

Assim que o consumidor terminar sua compra, é fundamental informá-lo sobre as próximas etapas. 

Portanto, envie para ele um e-mail, sms ou até mesmo uma mensagem no WhatsApp, apresentando um resumo sobre o pedido e informando sobre os canais de atendimento disponíveis. 

 

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Crie uma campanha chamativa e decore sua loja 

Utilizar imagens atrativas é uma estratégia que precisa ser explorada por todo vendedor online, se você ainda não utiliza essa tática, é melhor começar o quanto antes! 

Ao decorar sua loja virtual com um banner relacionado ao dia dos namorados logo no início, você oferece uma experiência sensorial ao visitante.

Para isso, é preciso utilizar sua criatividade!

Crie banners relacionados a data, destaque os produtos que você selecionou, sejam eles itens relacionados ao período ou com condições especiais. Decore os banners escolhidos com cores e elementos relacionados ao período, quem sabe usar algumas rosas e corações.

 

Crie uma landing page ou um e-mail marketing com suas melhores promoções

Selecione itens baseando-se em suas vendas durante o natal e o dia dos namorados anteriores, escolha os produtos que você acredita terem maior potencial de venda

A partir disso, crie uma landing page temática de dia dos namorados.

Já no caso do e-mail marketing, você pode realizar uma segmentação em sua base e oferecer itens diferentes para personas distintas

Também é possível disponibilizar frete grátis, uma embalagem especial e até mesmo o envio de um bilhete personalizado. Esta estratégia fortalece o relacionamento com sua base de clientes, fazendo com que eles se sintam exclusivos. 

Dê uma olhada nos concorrentes, quem sabe até nos e-mails de datas sazonais e eventos que você recebe. Se espelhe em bons exemplos, crie um copy poderoso e pensado para seu público. 

 

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Atenda em todas as plataformas possíveis

Uma enorme parcela das pessoas deixa para comprar o presente do seu companheiro na última hora. Consequentemente, é gerado um aumento repentino na demanda nos dias mais próximos ao dia dos namorados.

Para suprir toda essa demanda, é fundamental usar a tecnologia como sua aliada. Portanto, utilize ferramentas de comunicação para otimizar seu atendimento.

Além disso, é essencial realizar uma pesquisa e descobrir em quais plataformas o seu público-alvo está presente.

Lembre-se de oferecer um atendimento completo e eficiente para o público, de preferência em tempo real. O consumidor está cada vez mais exigente e não quer esperar muito tempo para ser atendido.

 

Redes sociais

Grande parte das pessoas atualmente está presente de alguma forma na internet, seja por computador ou smartphone. 

Além de realizar o atendimento por elas, você também pode utilizar as redes sociais para estreitar seu relacionamento com os clientes, criando conteúdo relevante e informativo para seus seguidores.

Não esqueça de responder nenhum comentário em no máximo 24 horas, isso vai transmitir todo seu cuidado e atenção com o cliente.

 

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Dica bônus

Divulgue em suas redes feedbacks positivos de pessoas que já compraram com você e tiveram uma boa experiência.

Esta dica serve tanto para sua loja virtual, quanto para as redes sociais e consegue ativar o gatilho mental de prova social.

Este gatilho fará com que, ao ver que outros clientes tiveram sucesso em fazer negócio com sua marca, os visitantes tendem a confiar mais na sua empresa

Portanto, para suas redes sociais, crie um destaque só com feedback de clientes, já para sua loja virtual, reserve um espacinho e adicione um carrossel com os melhores feedbacks e comentários de consumidores.

Neste post você acompanhou algumas dicas de como preparar sua loja virtual para vender mais durante o dia dos namorados. Espero que tenha gostado, caso você utilize alguma estratégia não mencionada no texto, compartilhe conosco nos comentários.

E agora, mãos à obra!

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