As redes sociais são atualmente consideradas indispensáveis para a maioria das pessoas no seu dia a dia.
Quando falamos de algo tão querido entre as pessoas, não podemos deixar passar a oportunidade de utilizá-lo como uma ferramenta de marketing digital.
Quando falamos de redes sociais precisamos utilizar técnicas e planejamentos específicos para esses meios de comunicação.
Portanto, é exigido um nível de estudo sobre como funcionam as redes sociais, qual a melhor forma de utilizar o poder de visibilidade delas para aumentar o alcance e a credibilidade da sua marca.
Nesse artigo nós separamos 9 mitos sobre anúncios para redes sociais que vão ajudar sua empresa.
Mito 1- Redes sociais só servem para anunciar
Esse é um dos principais mitos sobre anúncios em redes sociais.
O potencial de alcance oferecido pelas redes sociais é gigantesco, elas são ótimas oportunidades para se relacionar e aproximar dos seus consumidores.
Através das redes sociais você pode procurar saber mais sobre os seguidores do seu perfil e criar uma interação constante com eles, isso consegue contribuir muito para o processo de fidelização dos seus clientes.
Mito 2- É preciso estar em todas as redes sociais
Outro mito muito difundido entre as pessoas é que, sua marca precisa ter perfil em todas as redes sociais para ter sucesso nas campanhas.
Isso é mentira.
A melhor opção é buscar pelas redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo e investir nelas, dessa forma você consegue garantir que está entrando em contato com o público certo.
E sim, após criar uma imagem bem estruturada nas principais redes sociais em que sua persona está presente, você pode expandir o alcance da sua marca apostando em outras redes sociais.
Entretanto, não existe a necessidade de ter um perfil da sua marca em todas as redes sociais, isso só faz com que sua estratégia de marketing se torne desorganizada e sem foco.
Mito 3- Qualquer pessoa pode https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrar a rede social de uma marca
Outro mito quando falamos de anúncios para redes sociais é a ideia de que, qualquer pessoa consegue https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistrar as redes sociais de uma marca.
Isso é falso, pois fazer a https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistração de uma rede social é algo muito delicado e pode afetar de forma profunda a imagem e a reputação da sua marca.
Por isso, esse trabalho deve ser feito por pessoas profissionais que tenham autoridade no assunto.
Mito 4- Você precisa sempre utilizar uma linguagem profissional
Todos nós sabemos que o profissionalismo é de extrema importância, entretanto quando falamos de anúncios para redes sociais estamos tratando de um ambiente mais descontraído.
Portanto, é essencial utilizar as redes sociais para se aproximar de seus consumidores e apresentar um lado mais humano da sua empresa.
Um diferencial para sua empresa ter uma personalidade e credibilidade no mercado, é utilizar um tom de voz autêntico.
Não necessariamente um tom sério, isso vai variar conforme a persona do seu negócio.
Mito 5- Só uma empresa grande deve investir em anúncios
Com a facilidade de se comunicar apresentada pelas redes sociais, é uma grande perda de tempo o empreendedor não investir em anúncios para redes sociais, seja ele dono de uma pequena ou grande empresa.
As redes sociais facilitam e muito na hora de atingir segmentos específicos, por exemplo, se sua marca é voltada para jovens de 20 a 25 anos, que gostam de carros esportivos e moram em São Paulo, você pode criar anúncios para redes sociais especificamente para eles e convertê-los em clientes.
Portanto, é vantajoso sim, investir em anúncios para redes sociais, indiferente do tamanho da sua empresa.
Mito 6- Não compensa promover as postagens da sua marca
Por muitas vezes, ganhar visibilidade utilizando as redes sociais não é uma tarefa fácil.
Portanto, promover postagens específicas do seu perfil pode ser uma excelente ideia para impulsionar determinada campanha.
Algumas redes sociais como o Instagram e o Facebook permitem que você escolha o perfil de usuário que deve receber aquela publicação em específico, fazendo com que sua marca consiga ter um marketing mais direcionado e assertivo.
Mito 7- É ideal utilizar o máximo de Hashtags possível
Utilizar as hashtags em seus anúncios para redes sociais é de extrema importância.
Essa técnica funciona bem quando o assunto é engajar um público específico, como, por exemplo, pessoas que ainda não seguem o perfil da sua marca.
Entretanto, elas devem ser utilizadas com cuidado.
Postagens com em média 10 hashtags acabam tendo uma aparência ruim, portanto podem não ser levadas a sério pelo público e acabarem sendo consideradas spam.
Mito 8- É necessário excluir comentários negativos para manter a reputação
Primeiramente o foco tem que ser sempre em não receber comentários negativos.
Porém, todos nós sabemos que imprevistos acontecem. E, quando chegar a hora, sua empresa precisa estar pronta para responder de acordo.
Nas redes sociais, as notícias se espalham de forma absurdamente rápida, além disso, dependendo do comentário, apagá-lo pode funcionar da forma inversa e proporcionar uma repercussão maior ainda sobre o caso.
Apagar um comentário indesejado pode causar revolta no usuário, que consequentemente irá comentar mais vezes, dependendo do usuário ele pode até postar prints do comentário apagado e essa atitude vai atrapalhar e muito a credibilidade da sua empresa.
Se você quer que sua empresa tenha uma boa reputação nas redes sociais, é preciso aprender a contornar feedbacks negativos, ignorar e excluir o comentário nunca será a melhor solução.
Mito 9- Quanto mais seguidores melhor
O número de seguidores nas redes sociais é a principal métrica avaliada por muitas pessoas, ela é sim uma métrica relevante, entretanto não é a mais importante.
O número de seguidores que sua empresa possui mostra o quanto ela é engajada socialmente e o poder que ela tem para influenciar decisões.
Porém, você precisa se fazer algumas perguntas essenciais:
- Esses seguidores são realmente influenciados pelo seu perfil?
- Eles estão qualificados como possíveis embaixadores da sua marca?
- Eles são potenciais consumidores?
Por isso, veja qual é a persona que segue sua marca nas redes sociais e se esforce para que suas postagens e seus anúncios para redes sociais cheguem até ela.
É importante se lembrar que, ter a audiência errada no perfil da sua rede social pode custar caro para sua organização.
Nesse artigo nós apresentamos os 9 principais mitos sobre anúncios para redes sociais, provavelmente existem diversos outros circulando pela internet, capazes de confundir a cabeça de quem trabalha com marketing e redes sociais.
Utilizar as redes sociais para promover sua marca e ganhar propriedade já não é mais algo novo, a maioria dos concorrentes da sua empresa já devem ter aderido a essa estratégia.
Portanto, estar ciente desses mitos é de grande ajuda para garantir que sua organização irá se destacar das demais e ter sucesso em seus anúncios para redes sociais.
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