Você já conseguiu atrair visitantes para sua página através da otimização para os sites de busca. E agora? O que fazer para que esses visitantes sejam convertidos em compradores? Hoje eu vou te apresentar as vantagens da busca inteligente, que é um fator muito relevante para a conversão dos visitantes em compradores.
A busca inteligente é que a ferramenta de busca interna em sua loja, e podemos dizer que as pessoas que compram pela internet além de estar à procura de melhores preços esperam por praticidade, sendo assim uma loja que seja difícil de encontrar o que deseja ou que não auxilie nesta procura serão facilmente descartadas, abandonadas e trocadas por uma loja mais prática.
Observe a categorização dos seus produtos
Nas lojas virtuais o cliente tem que encontrar o que deseja, com as características que deseja sem o seu auxilio físico, a categorização de sua loja é uma forma de você informar seu cliente onde o que ele procura vai ser encontrado.
Veja o exemplo da Doce Película que categoriza seus produtos de forma bem organizada:
Veja que ela categoriza por: Películas / Esmaltes / Linha cuidados / Acessórios / Maquiagem / Pratas e Semi jóias / Kit pronto / Lançamentos. E além dentro de cada um destes itens temos as subcategorias que auxiliam ainda mais nas buscas pelo item desejado.
Feito isso entramos em Películas >> Artesanais e tivemos novamente o auxilio da busca avançada para encontrar o que desejamos, como você pode ver na imagem abaixo, podemos ordenar por produtos de forma que facilite ainda mais nossa busca.
Você deve ter reparado na seta preta indicativa na imagem acima, a coloquei ai para te apresentar outra ferramenta importante na busca avançada, você pode descrevê-la com “o que você procura” ou “busque aqui” para facilitar ainda mais a busca do cliente em sua loja, mas não basta somente ter esta função, sua loja precisa que ela esteja em lugares estratégicos em sua loja, os lugares indicados são as áreas quentes, deve-se levar em conta que levamos nossos olhos da esquerda para direita e de cima para baixo por ser uma característica ocidental de leitura, desta forma, estas são as áreas mais indicadas.
Agora que temos nossa barra de procura precisamos entender o que a semântica e como essa característica do nosso iShopping que beneficia neste setor.
Busca Semântica
A semântica gera resultados relevantes para qualquer termo por meio da semelhança aproximada entre os itens. É como se o buscador pudesse adivinhar o que seu cliente procura, veja o exemplo abaixo, quando buscado erroneamente pelo item “esmalte” o buscador informa os resultados mais relevantes com base no termo procurado.
Vale lembrar que os buscadores externos (Google, Yahoo, Bling, etc.) usam a relevância das buscas em sua loja para indexar novas páginas nos resultados de pesquisa, e eles adoram conteúdos frescos, porque o Google por exemplo, está sempre mapeando os itens relevantes mais atuais para se oferecer resultados atuais.
Lembrando que a busca avançada não é o único fator que influencia na conversão dos visitantes de sua loja que vieram através sites de busca, continue acompanhando nossas dicas que em breve iremos apresentar um novo fator para conversão de visitantes em clientes.
Se você não está por dentro de como trouxemos os clientes de sites de busca até aqui eu sugiro que leia as dicas anteriores no Guia prático: Como colocar seu site na primeira página do Google, nele nós mostramos os primeiros passos para seu SEO.
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