Seu site tem muitos acessos, os visitantes ficam muito tempo nas páginas e vários produtos são colocados no carrinho. Mas e quando estes acessos não revertem em vendas? A diferença entre essas buscas, visitações e intenções de compra para a conclusão e pagamento é o que damos o nome de funil de vendas.
O funil de vendas foi desenvolvido para atender às empresas que buscam aumentar as vantagens competitivas. É um conceito muito funcional para internet marketing, chamado assim por ter semelhança a um funil. Ele estrutura a aproximação do seu cliente, do momento que ele conhece a sua loja até o fechamento da compra. Funciona da seguinte maneira:
Você (ou o seu departamento de marketing) têm como função trazer pessoas ao funil, através do topo e movê-los para baixo até o final dele, que é o momento da venda do seu produto ou serviço.
A entrada, o lado maior do funil, é responsável pela captação de prospectos que geram um alto volume de inscrições no seu site. As inscrições podem ocorrer através de um formulário criado para que as pessoas fiquem por dentro do que acontece no seu site ou através da “página de captura”. O objetivo do topo do funil é trazer a maior quantidade de pessoas possível para perto da sua loja. Que tal conferir algumas dicas para isto?
Como fazer uma página de captura interessante
A página de captura é uma ferramenta para que você crie uma lista de e-mails para ser trabalhada por sua área de vendas e, desta forma, construir uma relação sólida com seus futuros clientes. A dica é: imagine-se como um visitante em seu site. Que material, serviço ou produto você gostaria de ter gratuitamente? Este é o primeiro passo para captar novos consumidores, por isto que o material fornecido deve ter um conteúdo interessante e atraente.
Não lote a caixa de e-mails dos seus possíveis clientes
O usuário entrou na sua loja, se cadastrou, gostou do material que recebeu e agora faz parte da lista de e-mails que recebem seus informativos. Agora é hora de começar a descer com ele para as próximas etapas do funil, através da sua comunicação. Cuidado para não mandar muitos e-mails por dia!
É recomendável que nas primeiras semanas você envie um e-mail periódico informando sobre a empresa, com o que trabalha e áreas de atuação. Mas neste primeiro momento é um material muito mais institucional do que comercial, para não correr o risco de ser considerado um chato. Ofereça também dicas e tutoriais.
Ensine algo a ele, como melhorar seus processos ou uma atualização sobre alguma técnica do seu cotidiano. Isto é uma excelente maneira de estabelecer autoridade, que é fundamental em uma relação comercial.
Ofereça produtos básicos
Depois de algum tempo, este usuário estará familiarizado com você e entendeu que seu conteúdo é bacana, e ele não vai ser surpreendido com ofertas sem sentido em seu e-mail. Oferecer algum produto de baixo custo pode afunilar ainda mais seus clientes e a partir dai começar os contatos mais direcionados. Percebe como você está, pouco a pouco, se aproximando do seu cliente em potencial?
Já conheço meu cliente e agora o que faço?
Neste ponto você já sabe quem é seu cliente, o que ele busca, quais são suas reais necessidades e já pode oferecer algo que realmente seja de seu interesse! Como este tipo de oferta é segmentada para as características reais do seu cliente, ela tem um índice de aceitação muito maior que aproximações mais genéricas.
Ofereça seus produtos ou serviços e incentive com um brinde ou um desconto especial. Algo que o consumidor pare e pense: “poxa isso vale a pena!”. Assim, você conseguirá fechar a sua venda, tendo construído uma relação com seu consumidor que torna muito mais fácil a sua fidelização.
Gostou do tema? Já começou a trabalhar neste conceito? Não deixe de tirar suas dúvidas e contar as experiências que deram certo com a sua loja virtual!
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