O maior número de clientes. O maior número de vendas. Maior faturamento, lucro, crescimento do time. Esses são os principais objetivos de todo novo empreendedor ao criar uma loja virtual. E todos esses objetivos passam por um conceito comum entre startups: escalabilidade.
Há duas maneiras de se definir escalabilidade, ambas muito importantes para lojas virtuais: escalabilidade é capacidade de vender um produto ou serviço para um número crescente de usuários sem aumentar o custo da operação; e também é a capacidade de um sistema de manipular uma porção crescente de dados de forma uniforme.
Abaixo vamos abordar escalabilidade focados na habilidade da sua loja em atender o maior número de clientes.
A importância da escalabilidade
Durante o planejamento de uma nova loja virtual é provável que o empreendedor dedique horas pensando no marketing, vendas, fornecedores, estoque e deixando de lado a ferramenta que fará a ligação disso tudo com o consumidor final. O problema de uma atitude assim é que, muitas vezes, nos vemos forçados a alterar a estratégia para que ela se adapte à ferramenta ou, pior, adaptar a ferramenta aos nossos planos. Dessa forma, o mais indicado é que todo projeto de nova loja online comece pela escolha da ferramenta. Da plataforma em si.
Com isso em mente, a procura deve ser focada num sistema que suporte um grande número de usuários simultâneos sem ficar lento, engasgar ou até mesmo sair do ar. A importância de escolher uma plataforma escalável é a de transmitir segurança ao seu consumidor. Poucas coisas são piores para a imagem de um e-commerce do que um site que ficar fora do ar durante algum tipo de promoção ou na véspera de um dia importante, como dia das mães e Natal.
Outro fator decisivo sobre escalabilidade é a economia com profissionais de TI. Atualmente há ótimas opções de plataformas prontas na internet, mas poucas realmente prontas para crescer junto com a sua empresa. Escolher um sistema escalável implica em entender que os custos desse sistema não devem aumentar com o tempo e com o crescimento da empresa, nada além da manutenção desses novos clientes.
Em muitos casos se fazem necessárias migrações, novos servidores e gastos com desenvolvedores para preparar a loja para o crescimento da operação. Elevando os custos da operação e criando uma desvantagem competitiva.
Escalabilidade além do software
Tendo escolhido uma plataforma escalável é fundamental ter em mente que não apenas o software precisará crescer, mas seu time também precisa ser otimizado para dar suporte a esses novos clientes. Ou seja, seu SAC receberá mais reclamações, você fará mais entregas e, possivelmente, terá mais devoluções. Tudo isso precisa ser bem planejado para que a tão buscada escalabilidade não seja motivo para prejudicar a imagem da empresa.
Ainda assim, com um grande número de clientes, muitos estarão insatisfeitos. Então lembre-se de melhorar seus canais de comunicação para que todos sejam ouvidos e, quando possível, tenham seus problemas resolvidos. Um suporte escalável, que dê conta das demandas, é um grande diferencial num país onde as lojas virtuais possuem problemas com reclamações. Aproveite-se de nossas dicas para se diferenciar da concorrência e criar uma loja virtual de sucesso. E se restar alguma dúvida, utilize os comentários abaixo para entrar em contato!
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