O que é newsletter? A newsletter é uma série de e-mails recorrentes que você envia para a sua audiência com o objetivo de conseguir que alguém o abra e, com sorte, clique no que está dentro.
No post hoje, vamos falar sobre a ferramenta poderosa que é a newsletter. Vamos apresentar como funciona, suas vantagens e pontos que merecem atenção. Confira!
E, se você quer saber mais sobre a newsletter, confira nosso post sobre: ‘’As 7 maiores dicas para criar uma excelente newsletter’’.
O que é newsletter
Newsletter é um tipo de e-mail informativo com recorrência de disparos. A mensagem não é focada em uma oferta específica e, ao contrário de e-mails promocionais, ela pode abordar diferentes assuntos. Geralmente a newsletter é a porta de entrada para o e-mail marketing.
Além disso, elas podem ser produzidas facilmente, pois repetem sempre um padrão de organização do conteúdo.
O princípio da newsletter é bastante parecido com uma assinatura de jornal ou revista. Ela é como uma assinatura online, que chega na caixa de entrada de clientes ativos ou potenciais, os quais manifestaram a intenção de receber esse conteúdo.
A newsletter procura oferecer conteúdo que agregue valor ao destinatário e, assim, gera tráfego orgânico ao site ou blog de uma marca ou empresa.
A grande sacada da newsletter é que ela não é enviada de forma aleatória. Ou seja, quem a recebe integra uma lista de pessoas que a assinaram justamente para ter acesso àquele conteúdo periodicamente.
Uma newsletter tem que ser feita com uma periodicidade pré-determinada, além de possuir uma linha editorial e visual próprios. Seu foco é a produção de conteúdo e não especificamente vendas.
Ela consegue atingir vários estágios do seu funil de vendas com o mesmo e-mail, fazendo com que todos os seus leitores se interessem pelos seus artigos e dicas.
Como implementar a newsletter em seu negócio
Para te ajudar a implementar a estratégia de newsletter no seu e-commerce, fiz um passo a passo especial! Leia até o final para fazer muito sucesso com seus e-mails!
Passo 1: defina objetivos
Suas newsletter precisam ter objetivos claros e alinhados a sua estratégia de marketing. Você jamais deverá enviar e-mails aleatórios sem objetivos claros para o seu negócio.
Como toda ação de marketing, a newsletter também precisa de objetivos alinhados à sua estratégia. Com uma meta traçada, fica mais fácil definir que tipo de ação o assinante precisará fazer ao abrir o e-mail.
O ideal é que, quando o usuário abrir o e-mail, ele já tenha uma noção do que se trata. Então deixe as informações importantes logo no início do corpo do e-mail. Depois, distribua o conteúdo restante de acordo com suas prioridades.
Um ideia bastante usada e que dá certo é informar a sua lista de e-mails sobre os últimos posts.
Passo 2: construa sua lista de e-mails
Faça ou construa uma lista de e-mails. Se você já tem uma, basta fazer uma segmentação em todos os grupos de e-mail que você tem. Isso serve para garantir que cada grupo receba o conteúdo mais pertinente para ele.
Depois dessa segmentação, você precisa definir o que seus grupos esperam receber de você. Assim, você evitará de enviar uma newsletter errada para um determinado grupo.
Lembre-se de que você precisa sempre respeitar a privacidade dos seus contatos com seus e-mail. Isso fará com que eles continuem sempre ativos na sua lista e jamais repasse as informações dos seus contatos para outras pessoas ou empresas.
Passo 3: envie conteúdo relevante
Só envie suas newsletters para os seus clientes quando o conteúdo produzido for realmente relevante. Não envie muitos e-mails, lotando a caixa de entrada dos seus clientes com conteúdos que não agregam valor para eles.
É de suma importância que você conheça os interesses dos contatos da sua lista para oferecer o conteúdo mais adequado possível. Dessa forma, consegue estabelecer uma comunicação personalizada com cada um.
Passo 4: escolha o assunto
É muito importante pensar no tema da mensagem, ele deve ser criativa, curta e que chame atenção, dando vontade ao leitor de ler o e-mail. O desafio é grande, mas nada que uma boa dose de criatividade não resolva!
Uma boa prática é personalizar esse campo com o nome do usuário, por exemplo. Isso aumenta bastante as chances da newsletter ser aberta.
Assim como no campo do remetente, a assinatura do e-mail deve estar relacionada com a sua empresa. Garanta que o nome da sua empresa ou até mesmo de alguém importante que responda por ela apareça como remetente do e-mail.
O ideal é que eles sejam assinados por alguém que a represente, seja o CEO ou o gestor comercial ou de marketing, por exemplo.
Passo 5: trabalhe o layout
Cerca de 90,6% dos usuários utilizam o smartphone para checar sua caixa de entrada. Por isso, é necessário ter e-mails responsivos, que se adaptam bem a qualquer tamanho de tela.
Trabalhe em um layout simples e que funcione bem em todas plataformas, sem prejuízos à visualização. As próprias ferramentas de e-mail oferecem modelos prontos que podem ser personalizados pela sua marca. Legal, né?
Caso prefira, você também pode apostar em uma configuração HTML exclusiva. Mas, também lembre-se de incorporar no layout os ícones das redes sociais nas quais a sua marca está presente, isso estimula mais o relacionamento entre você e seus leitores.
Resumindo, todas as suas newsletters precisam possuir alguns elementos específicos, por exemplo:
- Links das suas redes sociais no rodapé do seu e-mail;
- Direcionamento do e-mail da sua newsletter para o site da sua empresa com um link na parte superior da sua mensagem;
- Tabelas com os conteúdos do seu blog na parte de cima do seu e-mail;
- Definição de um limite máximo de quantidade de conteúdo por e-mail. Uma mensagem de newsletter precisa ter no máximo 5 conteúdos diferentes.
Jamais use fontes que não são comuns, pois seu objetivo precisa ser que todos consigam ler sua newsletter em qualquer dispositivo eletrônico. As fontes mais comuns e mais utilizadas na internet são: Arial; Tahoma; Times New Roman e Georgia.
Passo 6: teste a newsletter
Envie seus e-mails para seus funcionários, amigos ou para você mesmo. Se algo der errado, revise todo o conteúdo da sua mensagem e clique em todos os links existentes em sua newsletter para ver se estão todos corretos.
Procure revisar também todo o seu conteúdo em busca de erros gramaticais e de concordância, por exemplo.
Essa parte é importante para que você não envie conteúdo errado ou estranho para seus assinantes.
Passo 7: siga o feedback e as métricas
É essencial que você esteja sempre focado em construir um bom relacionamento com a sua audiência. Por isso, preste sempre atenção na resposta dos seus leitores. Nunca deixe o seu público sem respostas. Se você fizer isso, com certeza ele se sentirá mal e vai parar de dar atenção para você e para a sua empresa.
Esteja sempre pronto a tirar dúvidas e a ouvir sugestões, por exemplo. Isso, além de ajudar você a tomar as ações corretas, faz com que sua empresa tenha maior credibilidade.
Depois de saber a opinião de seus leitores, é importante acompanhar os seus resultados. Melhorar cada dia mais os seus resultados só dependem de você. Colete os dados das suas interações com os seus leitores e os interprete de maneira correta.
Bom, estes foram os passos essenciais para implementar a newsletter na sua estratégia de marketing. Siga nossas dicas dadas neste post e você terá muito sucesso com seus e-mails!
Boa sorte e boas vendas!
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