Qual o maior desejo de todos que vendem online? Querer vender mais com menor custo. E é justamente sobre isso que vamos falar neste post hoje!
Vamos apresentar um passo a passo completo aqui para você ter uma ideia bem clara sobre o Remarketing e de como você pode usar para aumentar suas vendas com essa estratégia, mesmo que seja um iniciante.
Agora, se você já faz ou for começar a fazer Remarketing, vou dar algumas dicas estratégicas de como aplicar isso em suas vendas on-line para aumentar sua ainda mais suas conversões.
O que é Remarketing?
O Remarketing é um tipo de publicidade que busca re-impactar pessoas que já tiveram algum tipo de contato com a sua empresa, simplificando bastante.
Um bom exemplo de Remarketing é a Rede de Display do Google, por meio dela é possível atingir 90% das pessoas que você está tentando atrair novamente, e é uma forma muito barata de conversão de leads.
Plataformas populares de Remarketing
As plataformas mais usadas pela internet são: Anúncios de Pesquisa do Adwords e Anúncios Display de Remarketing do Google, do Youtube, Facebook e Instagram.
A diferença entre Anúncios de Pesquisa do Adwords e Anúncios Display de Remarketing podem parecer ínfimas, mas podem gerar uma grande diferença na parte financeira da sua empresa.
Os anúncios de pesquisa são ótimos para conversão, porém, são bem mais caros. Já os anúncios de Display apresentam conversões similares dos anúncios mas por apenas 2% do custo por lead.
Também existem outras opções de plataformas menos usadas, como o Taboola e o Outbrain.
Quais as vantagens do Remarketing?
Conteúdo
Existem estudos que falam que uma pessoa tem maior chance de comprar seus produtos quando ela chega a ter até 8 pontos de contato, como:
- Pelo Google;
- Acessando seu site;
- Recebendo um e-mail seu;
- Vendo suas redes sociais;
- Recebendo uma ligação sua;
- Vendo seus anúncios de Remarketing.
Ou seja, apesar de que alguns desses pontos podem ser inviáveis para alguns negócios, o Remarketing costuma ser versátil suficiente para funcionar em vários modelos de empresas diferentes e pode ser mais de um ponto de contato, considerando que a pessoa passa a ver a sua marca em vários outros locais.
O Remarketing aumenta sua autoridade e a credibilidade da sua empresa. A pessoa sente como se você estivesse realmente em todos os lugares pela web!
Por ser extremamente focado, o Remarketing tende a ser um dos tipos de publicidade mais baratas e que gera maiores resultados. Os custos por impressão (CPM) ou por clique (CPC) não necessariamente mudam, às vezes até ficam mais caros, mas o custo por aquisição (CPA) tende a ficar bem menor, justamente pela altíssima segmentação.
Como fazer Remarketing?
Passo 1
Tenha uma loja virtual ou um site! Para retornar um cliente é preciso ter um endereço, a casa da sua marca. O principal objetivo do remarketing é aumentar as conversões de um e-commerce.
É importante ter sua loja virtual, uma vez que é ela pode e vai aumentar o reconhecimento de sua marca e tornar os consumidores clientes do seu negócio. Uma loja virtual dará maior possibilidade em relação à comunicação com os clientes, o que torna o fortalecimento da marca mais evidente.
Passo 2
Tenha uma conta no Google Analytics, no Google Ads, no Tag Manager e no Facebook Ads, que é uma ferramenta bem simples para realizar o Remarketing. Esse passo é extremamente importante, já que é por meio destas plataformas que irão ser feitos os anúncios da sua loja online!
Passo 3
Instale um pixel de conversão! Um pixel de conversão é um tipo específico de web beacon que é acionado para indicar que um usuário concluiu com êxito uma determinada ação, como uma compra ou um registro, ou seja, a conversão. É muito importante acompanhar estas conversões, pois elas mostram se a estratégia está seguindo o caminho certo.
Diferente da lista de e-mails, o uso de um pixel é capaz de automatizar o processo de remarketing. Para isso, é preciso instalar em seu site o pixel fornecido pelas redes de anúncio, como o Facebook e o Adwords. O pixel, além do recurso para criação de imagens na tela de seu computador, serve para capturar informações de quem acessa seu site por meio de cookies.
Passo 4
Crie públicos personalizados no Google Ads e Facebook Ads e segmente seus anúncios do jeito que você quiser.
Com o Google Adwords é possível utilizar tanto a rede display quanto a rede de pesquisas.
Dicas estratégicas
1- Não faça 30 dias de Remarketing a não ser que seu produto tenha uma jornada de compra muito complexa ou se você tiver um excelente motivo pra isso ou orçamento infinito.
2- Tenha uma estratégia de anúncios para cada etapa do cliente:
- Somente acessou seu site (algo mais genérico e com menor investimento);
- Chegou a página de algum produto (pode ter achado caro, talvez um cupom de desconto);
- Chegou ao carrinho (pode ter achado o frete caro, cupom de frete grátis);
- Chegou ao checkout (só precisa de um empurrãozinho).
3- Fazer uma estratégia progressiva: Remarketing + Retargeting pode ser mais eficiente. Eu recomendo que em 3 dias você aborde possíveis objeções ou dúvidas do cliente em relação aos seus produtos. Utilize sentimentos de dor ou desejo.
Entre 4 e 7 dias, busque abordar outras objeções, mudar sentimento em relação a primeira etapa. Até o dia 12, forneça um cupom de desconto ou frete grátis, use de testes A/B para saber qual o melhor caminho a seguir.
13 a 15 dias: o cliente venceu, forneça um cupom de desconto e frete grátis.
Claro que isso não é um fórmula mágica, mas pode ser um rascunho para se aprimorar e desenvolver de acordo com o crescimento dos seus conhecimentos sobre Remarketing, seu nicho de comércio e o seu público-alvo!
Obrigado por ler até aqui! Espero ter ajudado você e resolvido suas dúvidas!
Caso ainda tenha alguma questão em mente, deixe um comentário!
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