A Black Friday é uma das datas mais importantes do ano para o comércio, seja físico ou online, esse evento teve origem no varejo norte-americano e foi importado para vários outros países.
Dia 26 de novembro, data que ficou muito conhecida no mundo inteiro graças aos grandes descontos ofertados pelas lojas no comércio, tanto físico quanto virtual. A Black Friday virou uma tradição aqui no Brasil e muitos comerciantes do varejo já começam a se preparar com antecedência para essa data tão especial.
Uma grande diferença do evento aqui no nosso país, é a ampliação da data, o período em que as ofertas são disponibilizadas é estendido, dependendo da estratégia do lojista as ofertas acontecem por todo mês de novembro.
A Black Friday de 2021 promete ser uma das maiores de todos os tempos, continue lendo para descobrir o que esperar para a Black Friday desse ano.
Origem da Black Friday
A Black Friday teve origem nos Estados Unidos, culturalmente celebrada no dia seguinte ao dia de ação de graças, a data é conhecida por iniciar a temporada de compras natalinas.
O evento se tornou muito famoso graças aos descontos que são oferecidos durante ele, muitas pessoas utilizam a data para antecipar suas compras de natal, já que os descontos são mais atrativos nesta época.
O evento chegou a um nível tão grande de importância, que mesmo não sendo um feriado muitas pessoas recebem folga nesse dia, se tornando clientes em potencial.
A Black Friday se tornou uma das datas mais importantes para o setor varejista, pois ela representa excelentes oportunidades de compra para os clientes e um enorme número de vendas para os comerciantes.
Em 2019 o faturamento do evento foi de 3,2 bilhões de reais, representando 20 vezes mais vendas do que o resto do ano todo.
No Brasil a primeira edição do evento aconteceu no ano de 2010 acompanhando o modelo norte americano, porém focado em produtos vendidos online. Após o sucesso do evento e a aceitação do público, os lojistas passaram a aplicar as promoções em lojas físicas também.
E-commerce na Black Friday
O e-commerce vem tendo um enorme crescimento nos últimos anos e na Black Friday não foi diferente, as lojas virtuais aproveitaram para atrair clientes com promoções e descontos
diferenciados, o mercado online foi responsável por muitas vendas feitas durante o evento em 2020.
Os dados de 2020 mostram o quão importante é a Black Friday para o e-commerce.
De acordo com o Webshoppers 43º da consultoria Ebit|Nielsen, o lucro entre os dias 26 e 27 do mês de novembro de 2020 foi de 4 bilhões de reais, esse valor representa 25% a mais do que o registrado em 2019.
O valor do ticket médio também aumentou em 8% no ano de 2020.
Devido a pandemia do novo covid-19, muitos vendedores precisaram adaptar seu modelo de negócio de acordo com as restrições de circulação impostas pelo governo, a partir disso muitos lojistas viram as vantagens de vender online, ampliando e integrando seu modelo de negócio ao e-commerce.
Tendência para Black Friday
Um grande diferencial para esse ano de 2021 está ligado ao poder de pesquisa do consumidor, ele está cada vez mais integrado e buscando comparar os preços das ofertas.
Os comparadores de preço têm um papel fundamental para trazer todas as informações que o comprador precisa.
Mesmo as pessoas que escolhem comprar no varejo físico, utilizam os recursos disponibilizados pelos comparadores, com o intuito de descobrir as melhores ofertas e economizar na hora da compra.
No ano de 2020 aconteceu a Black Friday mais digital da história e é esperado que o comércio eletrônico se destaque ainda mais em 2021.
Evitando fraudes
É importante lembrar que os consumidores estão cada vez mais conscientes e atentos com as fraudes que surgem nessa época.
Os comerciantes precisam tomar cuidado para não quebrar a expectativa do cliente, principalmente nos dias atuais onde é super simples tirar um print da tela e divulgar a marca como uma fraude, essa atitude tem grandes chances de atrapalhar a credibilidade da loja perante o mercado.
Por isso é essencial que os lojistas ofereçam descontos reais.
Aquecimento para o evento
É muito raro a Black Friday durar apenas um dia. As promoções podem continuar por todo fim de semana, ou até mesmo começar com algumas semanas de antecedência.
Muitas marcas utilizam o mês de novembro inteiro para realizar suas campanhas, essa estratégia deve continuar sendo usada, visto que ela é capaz de manter o varejo movimentado por mais tempo durante este mês.
Atendimento em primeiro lugar
Além de boas ofertas, os consumidores também querem ser bem atendidos. Com toda correria durante o evento muitos sites ficam lentos, ou até mesmo saem do ar.
É nesse momento que as organizações precisam estar de prontidão para garantir o melhor atendimento possível, sempre buscando responder quaisquer dúvidas que vierem a surgir e manter o site funcionando.
Nesse período, é extremamente importante que a plataforma consiga suportar todos os acessos recebidos, pois uma loja fora do ar por algumas horas pode fazer com que a marca deixe de arrecadar muito dinheiro.
Entrega
Atualmente a velocidade e o preço da entrega se tornaram fatores decisivos para o consumidor escolher em qual loja ele vai comprar.
De acordo com a Moonsend, 60% dos carrinhos abandonados têm forte influência das condições de envio oferecidas pela loja.
Levando em consideração que a forma de consumo mudou, os compradores atuais fazem uma comparação entre o preço do produto e o preço do frete, dessa forma é muito importante que as lojas virtuais ofereçam um maior número de opções de envio, para conseguir atender todas as necessidades de quem compra.
É claro que existe a necessidade de oferecer um preço de envio competitivo, porém também é necessário pensar além desse fator e trazer opções com prazos menores, ou agendados.
Além da economia, alguns clientes priorizam a urgência da entrega.
Neste artigo nós acompanhamos sobre o que é esperado para o evento de Black Friday desse ano, e vimos algumas tendências e alguns pontos que são essenciais para que as empresas consigam aproveitar ao máximo essa oportunidade, para aumentar seus lucros e crescer a credibilidade da sua marca.
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