Você sabe exatamente o que é um CRM?
A sigla CRM vem do inglês “Customer Relationship Management”, que traduzido significa “Gestão do relacionamento com o cliente”.
Esse termo representa a soma de técnicas e tecnologias voltadas para o relacionamento com o cliente.
Através de uma ferramenta de CRM competente, você consegue implantar estratégias capazes de motivar positivamente a percepção de valor que o consumidor terá sobre a sua empresa, posicionando ele no centro de todo o processo de venda.
Continue lendo e descubra como a ferramenta funciona e qual sua importância.
Qual a função de um CRM?
O CRM arquiva dados de atuais e potenciais consumidores, como, por exemplo:
- Nome;
- Endereço;
- Número de telefone;
- Quais compras ele fez, etc.
Além disso, ele também armazena atividades e pontos de contato do cliente com a organização, incluindo visitas a sites, e-mails, ligações telefônicas, entre outras interações.
É importante se lembrar que as plataformas de CRM não servem apenas como uma lista de contatos melhorada, ela salva e fornece informações importantes para manter suas equipes com os dados pessoais dos consumidores atualizados.
Dados como preferências e histórico de compras.
O objetivo é fazer com que a marca tenha total conhecimento sobre quem teve contato com sua empresa ou demonstrou interesse pelo serviço, ou produto disponibilizado.
O CRM é considerado umas das plataformas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas. Isso se dá devido à forma como utilizam as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas, tudo isso em um único local.
- Leia também: 10 CRMs que vão ajudar a escalar sua empresa.
Tipos de CRM
Quando falamos em modelos de CRM, existem basicamente dois tipos que as organizações podem escolher, dependendo do seu orçamento e de suas necessidades, são eles o CRM Local e CRM na Nuvem.
CRM Local
Os sistemas CRM no local, são basicamente sistemas baixados e instalados nos servidores da sua empresa.
Como o sistema está em um servidor físico, ele demanda manutenção de uma equipe de T.I própria.
É comum que as licenças de software sejam vendidas como uma compra única. Porém, os módulos continuam atualizando e isso pode causar despesas adicionais.
CRM na nuvem
Cloud CRM é exatamente o contrário.
Podemos dizer que ele é uma ferramenta online, por isso, não está instalado fisicamente em uma máquina e não necessita de um time de TI dedicado para manutenção da mesma.
O banco de dados é salvo no servidor do provedor, utilizando um CRM em nuvem, sua equipe precisa apenas acessar a página de login em qualquer hora e em qualquer lugar.
Os pagamentos dos planos são feitos através de uma assinatura mensal ou anual.
Benefícios de utilizar uma ferramenta CRM
Aperfeiçoamento da gestão de vendas
Sem dúvidas esse é um dos principais motivos pelo qual uma empresa busca um CRM, controlando a distribuição das vendas realizadas.
Isso é possível porque o lojista consegue acessar o histórico detalhado de cada cliente, dessa maneira, adquirindo dados sobre o comportamento de compras deles.
A quantidade de itens no estoque, as formas de pagamento mais utilizadas, a frequência de compra de cada cliente e o ticket médio são informações fornecidas pelo CRM.
Os dados são apresentados em formatos de relatórios e gráficos capazes de te auxiliar na tomada de decisões estratégicas.
Otimização do relacionamento com seus consumidores
Buscar novos consumidores é essencial, mas é preciso se lembrar de dar atenção também para seus clientes de longa data, manter eles satisfeitos com seus produtos e serviços e em especial, com o atendimento prestado pela sua marca.
Portanto, todas as operações comerciais, de manutenção e vendas de itens ou serviços serão feitas de maneira mais coordenada. Consequentemente potencializando sua gestão estratégica.
Analisar os feedbacks também é fundamental para criar táticas bem direcionadas e mais assertivas.
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Economia de tempo e maior produtividade
Aumentar o rendimento é uma das maiores necessidades de uma empresa. Produzir mais com menos é a meta de qualquer gestor.
Uma plataforma de CRM proporciona justamente isso, o ganho de produtividade de forma duradoura. Isso devido ao aprimoramento da comunicação, elaboração de técnicas mais eficazes e é claro, devido à unificação dos dados de clientes.
Então sim! Podemos afirmar que de fato um CRM bem desenvolvido, pode aprimorar o rendimento de uma empresa, pois ele consegue otimizar o tempo dos colaboradores de forma geral.
Crescimento do ticket médio e aumento das vendas
Se você chegou até aqui, provavelmente já conseguiu tirar suas próprias conclusões, de fato o CRM afeta de maneira positiva nas vendas!
É inviável que uma ferramenta que agiliza tantos processos, reúne diversos dados e otimiza a produtividade da empresa não cause nenhum retorno financeiro.
Portanto, ela foi criada com a intenção de otimizar seu relacionamento com os consumidores e consequentemente aumentar suas vendas.
A ferramenta não é útil apenas nas primeiras vendas. O segredo do sucesso de qualquer negócio é a fidelização de clientes!
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Desenvolva sua comunicação por e-mails
Atualmente o número de pessoas que utilizam o e-mail é absurdamente grande. Portanto, utilizar uma boa estratégia de e-mail marketing é fundamental para aumentar suas vendas.
Dessa forma, integrar o CRM com uma ferramenta de automação de marketing pode potencializar seu alcance.
Essa tática é usada com frequência no e-commerce.
Como, por exemplo, quando um consumidor coloca um item no carrinho, mas não confirma sua compra, o CRM tem grande utilidade nesses casos.
O ideal é projetar o sistema para enviar um e-mail marketing para o consumidor que abandonou o carrinho, e nesse e-mail, oferecer alguma condição especial no item ou desconto em frete.
Essa atitude pode ser o empurrãozinho que faltava para o cliente finalizar a compra com sua empresa.
Além disso, também é possível criar e-mails personalizados para cada cliente baseado no perfil dele.
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Compensa investir em um CRM?
Sim, sem dúvidas compensa investir em um CRM!
Além de todas as vantagens já exibidas sobre a ferramenta, ao utilizar ela, é possível desenvolver uma estratégia de vendas que reúne todas as dores do seu público em um atendimento extraordinário.
Dessa maneira, é possível criar um relacionamento mais próximo com o cliente, aumentar as chances de se destacar no mercado e fidelizar cada vez mais consumidores.
Consequentemente, isso vai otimizar a produtividade e facilitar a realização de tarefas repetidas.
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