Você sabe exatamente o que é um CRM?  

A sigla CRM vem do inglês “Customer Relationship Management”, que traduzido significa “Gestão do relacionamento com o cliente”.

Esse termo representa a soma de técnicas e tecnologias voltadas para o relacionamento com o cliente. 

Através de uma ferramenta de CRM competente, você consegue implantar estratégias capazes de motivar positivamente a percepção de valor que o consumidor terá sobre a sua empresa, posicionando ele no centro de todo o processo de venda.

Continue lendo e descubra como a ferramenta funciona e qual sua importância.

 

Qual a função de um CRM?

O CRM arquiva dados de atuais e potenciais consumidores, como, por exemplo:  

  • Nome;
  • Endereço; 
  • Número de telefone;
  • Quais compras ele fez, etc.  

 

Além disso, ele também armazena atividades e pontos de contato do cliente com a organização, incluindo visitas a sites, e-mails, ligações telefônicas, entre outras interações.

É importante se lembrar que as plataformas de CRM não servem apenas como uma lista de contatos melhorada, ela salva e fornece informações importantes para manter suas equipes com os dados pessoais dos consumidores atualizados.

Dados como preferências e histórico de compras.

O objetivo é fazer com que a marca tenha total conhecimento sobre quem teve contato com sua empresa ou demonstrou interesse pelo serviço, ou produto disponibilizado.

O CRM é considerado umas das plataformas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas. Isso se dá devido à forma como utilizam as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas, tudo isso em um único local.

 

 

Tipos de CRM

Quando falamos em modelos de CRM, existem basicamente dois tipos que as organizações podem escolher, dependendo do seu orçamento e de suas necessidades, são eles o CRM Local e CRM na Nuvem.

 

CRM Local

Os sistemas CRM no local, são basicamente sistemas baixados e instalados nos servidores da sua empresa. 

Como o sistema está em um servidor físico, ele demanda manutenção de uma equipe de T.I própria. 

É comum que as licenças de software sejam vendidas como uma compra única. Porém, os módulos continuam atualizando e isso pode causar despesas adicionais.

 

CRM na nuvem

Cloud CRM é exatamente o contrário. 

Podemos dizer que ele é uma ferramenta online, por isso, não está instalado fisicamente em uma máquina e não necessita de um time de TI dedicado para manutenção da mesma. 

O banco de dados é salvo no servidor do provedor, utilizando um CRM em nuvem, sua equipe precisa apenas acessar a página de login em qualquer hora e em qualquer lugar. 

Os pagamentos dos planos são feitos através de uma assinatura mensal ou anual.

 

Benefícios de utilizar uma ferramenta CRM

Aperfeiçoamento da gestão de vendas

Sem dúvidas esse é um dos principais motivos pelo qual uma empresa busca um CRM, controlando a distribuição das vendas realizadas

Isso é possível porque o lojista consegue acessar o histórico detalhado de cada cliente, dessa maneira, adquirindo dados sobre o comportamento de compras deles.

A quantidade de itens no estoque, as formas de pagamento mais utilizadas, a frequência de compra de cada cliente e o ticket médio são informações fornecidas pelo CRM. 

Os dados são apresentados em formatos de relatórios e gráficos capazes de te auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

 

CRM

 

Otimização do relacionamento com seus consumidores

Buscar novos consumidores é essencial, mas é preciso se lembrar de dar atenção também para seus clientes de longa data, manter eles satisfeitos com seus produtos e serviços e em especial, com o atendimento prestado pela sua marca.

Portanto, todas as operações comerciais, de manutenção e vendas de itens ou serviços serão feitas de maneira mais coordenada. Consequentemente potencializando sua gestão estratégica.

Analisar os feedbacks também é fundamental para criar táticas bem direcionadas e mais assertivas. 

 

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Economia de tempo e maior produtividade

Aumentar o rendimento é uma das maiores necessidades de uma empresa. Produzir mais com menos é a meta de qualquer gestor.

Uma plataforma de CRM proporciona justamente isso, o ganho de produtividade de forma duradoura. Isso devido ao aprimoramento da comunicação, elaboração de técnicas mais eficazes e é claro, devido à unificação dos dados de clientes.

Então sim! Podemos afirmar que de fato um CRM bem desenvolvido, pode aprimorar o rendimento de uma empresa, pois ele consegue otimizar o tempo dos colaboradores de forma geral.  

 

Crescimento do ticket médio e aumento das vendas

Se você chegou até aqui, provavelmente já conseguiu tirar suas próprias conclusões, de fato o CRM afeta de maneira positiva nas vendas! 

É inviável que uma ferramenta que agiliza tantos processos, reúne diversos dados e otimiza a produtividade da empresa não cause nenhum retorno financeiro.

Portanto, ela foi criada com a intenção de otimizar seu relacionamento com os consumidores e consequentemente aumentar suas vendas.

A ferramenta não é útil apenas nas primeiras vendas. O segredo do sucesso de qualquer negócio é a fidelização de clientes!

 

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Desenvolva sua comunicação por e-mails

Atualmente o número de pessoas que utilizam o e-mail é absurdamente grande. Portanto, utilizar uma boa estratégia de e-mail marketing é fundamental para aumentar suas vendas.

Dessa forma, integrar o CRM com uma ferramenta de automação de marketing pode potencializar seu alcance.

Essa tática é usada com frequência no e-commerce. 

Como, por exemplo, quando um consumidor coloca um item no carrinho, mas não confirma sua compra, o CRM tem grande utilidade nesses casos.

O ideal é projetar o sistema para enviar um e-mail marketing para o consumidor que abandonou o carrinho, e nesse e-mail, oferecer alguma condição especial no item ou desconto em frete. 

Essa atitude pode ser o empurrãozinho que faltava para o cliente finalizar a compra com sua empresa.

Além disso, também é possível criar e-mails personalizados para cada cliente baseado no perfil dele.

 

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Compensa investir em um CRM?

Sim, sem dúvidas compensa investir em um CRM!

Além de todas as vantagens já exibidas sobre a ferramenta, ao utilizar ela, é possível desenvolver uma estratégia de vendas que reúne todas as dores do seu público em um atendimento extraordinário.

Dessa maneira, é possível criar um relacionamento mais próximo com o cliente, aumentar as chances de se destacar no mercado e fidelizar cada vez mais consumidores.

Consequentemente, isso vai otimizar a produtividade e facilitar a realização de tarefas repetidas.

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