A Cyber Monday está chegando e você ainda não saber como organizar sua loja virtual para essa data importante para os e-commerces? Não se preocupe, separei este post só para você que ainda não sabe como preparar sua loja.
O dia da Cyber Monday é separado para as promoções que ocorrem exclusivamente em lojas online. Traduzida para ‘Segunda-feira Cibernética’, este evento é uma oportunidade sem igual para você, dono de e-commerce, participar!
A Cyber Monday é mais usada para vender aqueles produtos que sobraram da Black Friday, já que a Cyber Monday ocorre logo depois do dia da Black Friday. Se você tem o objetivo de zerar seu estoque da Black Friday na Cyber Monday, é preciso saber como organizar sua loja virtual, e é sobre isso que vamos falar hoje!
O conceito da Cyber Monday surgiu em 2005, nos Estados Unidos, para identificar a segunda-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças e à Black Friday. A Cyber Monday superou as expectativas do varejo eletrônico em 2018. Foram quase R$ 343 milhões em vendas, divididas em 663,5 mil pedidos.
Embora pareça ser uma grande oportunidade, os internautas consumidores não vão apenas à sua loja e compram seus produtos, simplesmente. Dito isso, você deve estar preparado para a Cyber Monday para não perder vendas e lucrar bastante.
Inspire-se nas tendências estadunidenses
No Brasil, a Cyber Monday ainda não se consolidou como uma data comercial de grande relevância, mas nos Estados Unidos a Cyber Monday faturou U$ 7,9 bilhões, superando a Black Friday!
Observar as tendências em um mercado mais consolidado (como o estadunidense) é essencial para organizar as ações tomadas em sua loja virtual para bater de frente com os fortes concorrentes. Por isso, quando estiver se preparando para a Cyber Monday, lembre-se de fazer algumas pesquisas!
Prepare seus produtos
A Cyber Monday é caracterizada por ofertas de produtos eletrônicos, equipamentos de informática e tecnologia em geral, mas outras categorias de mercadorias são muito bem-vindas!
Ao organizar sua loja virtual para a Cyber Monday, lembre-se de separar aqueles produtos que os clientes desejam comprar. Faça promoções atrativas e invista na descrição dos produtos. Revise o estoque que sobrou da Black Friday para ver quais produtos você colocará em promoção novamente.
Pegue todos os seus produtos e planeje os seus descontos com antecedência em vez de colocar tudo em promoção de última hora. Recapitule suas margens e estoque para identificar os descontos mais adequados.
Analise seus custos e defina preços inteligentes
Nem sempre é boa ideia tentar reduzir seus preços abaixo dos preços da concorrência, pois seu negócio dificilmente crescerá assim e se a concorrência conseguir oferecer preços mais baixos ainda sua estratégia será inútil.
Em vez de definir os preços mais baixos,você terá de encontrar os preços ótimos para gerar lucros e assumir uma postura competitiva durante a loucura das compras. Analise seus custos, respeite com rigor as margens de lucro previstas e fique atento aos preços da concorrência!
Outra dica é usar um produto chamariz (ou loss leader) que compensam o valor dos descontos oferecidos nos dias promoção, como a Cyber Monday. Uma oferta imperdível que faz com que os clientes adicionem um produto abo carrinho mesmo que não planejava comprá-lo, aumentando o valor dos carrinhos de compra por cliente.
Outro modo de fazer estratégias de promoção na Cyber Monday é montando kits de produtos, gamificando suas ofertas e criando promoções específicas por tempo limitado.
Prepare sua loja virtual para o aumento do tráfego
Pode acontecer do seu e-commerce ficar indisponível quando possui muitas pessoas o acessando ao mesmo tempo. É preciso ter um aumento significativo no tráfego para isso acontecer, no entanto, certifique-se de que a sua hospedagem consegue lidar com esses momentos de pico; caso seja necessário, contrate mais pageviews.
Se o seu inventário depende de um fornecedor, ou se o seu produto é criado ou produzido por você mesmo ou pela sua equipe, leve em consideração o aumento na demanda que você vai experimentar nessa época do ano.
Por isso, trabalhe com o controle de estoque antecipadamente para que tudo ocorra corretamente. Se você não conhece ou ainda não saber como fazer ou como funciona o controle de estoque, confira nosso post sobre: ‘’Saiba como preparar o estoque de sua loja virtual para a Black Friday”
Divulgue suas promoções
É sempre recomendável elaborar com antecedência os anúncios e outras estratégias de marketing, mas redobre a atenção destas ações na Cyber Monday e também no dia da Black Friday. Faça isso pois ter mais tempo é essencial para dar mais atenção ao conteúdo e posicionamento dos anúncios.
Tudo feito com calma fica melhor feito, já ouviu aquele ditado: ‘’a pressa é inimiga da perfeição’’? Pois é, isso é real! Um conteúdo caprichado é a melhor forma de promover as vendas, você pode usar sites online que disponibilizam templates gratuitos para todo tipo de imagens, como o Canva.
Espero que você tenha gostado das dicas de como organizar sua loja virtual no dia da Cyber Monday! Siga cada uma delas e tenho certeza de que se sairá muito bem na Cyber Monday e venderá como nunca! Boas vendas e até a próxima!
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