Com o crescimento disparado do e-commerce impulsionado por diversos fatores, infelizmente também houve um aumento no cenário de ataques virtuais, isso faz com que a segurança de dados se torne cada vez mais importante para o mercado digital.

Além da chance de sofrer ataques de criminosos atrás de dados dos clientes, as lojas virtuais ainda são alvos de golpes e sofrem com a tentativa de fraude através de compras com cartões clonados.

Continue lendo e descubra as 7 dicas para melhorar a segurança cibernética do seu e-commerce. 

 

Você sabe o que é segurança de dados?

Um estudo realizado pela ClearSale fez o mapeamento completo do cenário de ataques virtuais ao cliente digital de janeiro a junho de 2021.

Segundo aponta o Mapa da Fraude divulgado pela empresa, referência em soluções antifraudes, durante os seis primeiros meses do ano, houveram cerca de 2,6 milhões de transações potencialmente fraudulentas.

Para desenhar este mapeamento completo, a empresa examinou mais de 182 milhões de transações, considerando apenas pagamentos via cartão de crédito.

Em reais, foram R$ 2,6 bilhões em fraudes tentadas no primeiro semestre, sendo a maior parte delas, no comércio virtual, onde os golpistas atuaram com força depois que grande parte das pessoas entrou em isolamento social em 2020 e começou a fazer mais compras online.

Os e-commerces sempre serão um alvo atrativo para ataques cibernéticos. Isso só reforça a importância da segurança de dados.

Para empresas de todos os portes, o custo de uma invasão, tanto na perda da confiança do cliente quanto na perda de dados, pode ser seriamente prejudicial

Principalmente depois que a Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, entrou em vigor.

 

 

7 dicas de como otimizar a segurança de dados no e-commerce

Incentive senhas fortes

Incentive que seus clientes passem a aderir senhas mais compostas, isso vai ajudar a proteger as contas deles. 

Portanto, solicite sempre que eles preencham sua senha com diferentes caracteres. 

A segurança de dados no e-commerce também é fundamental para a satisfação dos clientes em relação à sua loja, por isso, garanti-la é crucial para conquistar mais clientes.

 

 

Criptografia de dados 

O certificado Secure Sockets Layer ou SSL, permite a criptografia de dados pessoais e bancários de acordo com que eles são enviados para o servidor do site, assegurando que essas informações não serão roubadas durante o processo de checkout.

Os certificados SSLs são essenciais para as transações feitas de forma online, ajudando a garantir a segurança em seu e-commerce, enquanto constrói credibilidade para sua loja online, dando aos clientes mais tranquilidade além de melhorar no ranqueamento dos mecanismos de busca.

O protocolo HTTP sobre SSL é conhecido como HTTPS e oferece mais segurança de dados para as lojas virtuais. 

As vantagens de usar HTTPS estão além da segurança e confiabilidade. 

O Google oferece aos sites HTTPS uma classificação de pesquisa mais alta, a consequência disso é um número maior de visitantes. 

Em contrapartida, o Google também classifica sites não criptografados como “não seguros”.

Muitos compradores veteranos optam por não comprar de um site considerado inseguro ou que não tenha a designação “HTTPS”.

 

Você sabe o que é o certificado de segurança SSL e porquê ele é essencial em sua loja virtual? Saiba aqui!

 

Procure por malwares 

É preciso examinar com frequência a existência de possíveis malwares (malware é qualquer software intencionalmente feito para causar danos a um computador, servidor, cliente, ou a uma rede de computadores), eles colocam seu site em risco, conseguem roubar dados e até infectar os visitantes que acessam a sua loja virtual. 

Grande parte das empresas de plataformas de e-commerce já disponibiliza o serviço de busca de malware, já que os criminosos estão sempre criando maneiras diferentes de atacar.

Garanta que seu site está sempre seguro e que você será notificado caso haja alguma ameaça. Mantenha a segurança dos seus clientes em primeiro lugar.

 

Segurança de dados

 

Gateway de pagamento

A melhor forma de manter a segurança de dados em sua loja virtual e não arriscar perder informações sensíveis é não ter nada em seu banco de dados! 

Não colha ou guarde nenhum dado privado de seus consumidores em seu site, exceto quando for absolutamente necessário.

Para pagamentos, utilize uma ferramenta criptografada de verificação terceirizada para realizar o processamento desses pagamentos, este é um procedimento padrão para lojas virtuais.

A função de detectar usurpo de identidade também é um ótimo recurso a ser procurado. 

Alguns gateways de pagamento oferecem proteção contra roubo de identidade como parte de seu contrato de serviço.

Os módulos mais populares são inteiramente seguros e não são conhecidos por vazar dados confidenciais do usuário. Escolha uma plataforma de pagamento compatível com sua plataforma de e-commerce.

 

Escolha uma plataforma segura

Grande parte das plataformas disponíveis no mercado, possuem forças e fraquezas quando o assunto é segurança. Por isso, vale avaliar qual opção é mais interessante para você e colocar na balança, cada ponto positivo e negativo.

Escolher uma plataforma de e-commerce renomada no mercado capaz de oferecer a segurança necessária para trabalhar tranquilo está entre as dicas mais importantes desse post.

Portanto, na hora de escolher sua plataforma pesquise bastante e opte por uma com credibilidade no mercado e opções de integração com os melhores gateways de pagamentos atuais.

 

Clique aqui e leia nosso post com 5 dicas para você melhorar a credibilidade da sua loja virtual

 

Trabalhe a reputação da marca

Para criar uma imagem sólida tanto no mundo virtual quanto fora dele, é preciso avaliar a reputação online da sua empresa e tudo o que pode representar o seu negócio. 

A interpretação da marca pode remeter a uma série de fatores e atuam diretamente nas decisões de compra e comportamento do cliente. 

Acompanhe de forma recorrente seus processos e resultados, colocando a experiência do cliente como prioridade, crescendo a confiança e transparência para estimular interações cada vez mais seguras e positivas com o seu negócio. 

 

Testes recorrentes

Uma etapa essencial da segurança de dados é manter rotinas de testes de verificação de vulnerabilidades. 

De acordo com que você gera senhas, instala, atualiza seu software e também usa as redes privadas, continue realizando testes.

Você pode fazer isso contratando uma pessoa especializada para verificar seus sistemas. 

Os dados do cliente são um recurso inestimável e você não pode nem pensar em perdê-los!

Nesse post você pode descobrir 7 dicas de como otimizar a segurança de dados no seu e-commerce, espero que você tenha gostado delas. 

Agora resta a você analisar qual dessas dicas é mais valiosa para sua loja virtual e, estudar a melhor maneira de aplicá-la. 

 

[WEBINAR] LGPD E O E-COMMERCE: como essa lei  pode afetar seu negócio?

 

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