Você sabe o que é uma estratégia de marketing digital?
Até chegar neste ponto, você já decidiu que tipo de produto comercializa, já aprendeu a escolher seus fornecedores, registrou um domínio na Internet, criou uma identidade visual para o seu negócio e ainda conferiu outros passos importantes para a consolidação do seu e-commerce.
Agora, você está enfim diante de uma etapa fundamental para a conquista de novos clientes, a promoção da imagem da sua loja e a divulgação de seus serviços e produtos: a criação de uma estratégia de marketing digital.
O sucesso de uma empresa, de fato, está cada vez mais dependente de um bom planejamento que vise sua projeção e sua popularidade no mercado.
Quer saber quais são as dicas para montar uma estratégia de marketing digital? Confira o último passo para alavancar de vez sua loja online!
Estabeleça objetivos
A definição das metas a serem alcançadas através da estratégia é crucial para os próximos procedimentos.
Ao definir um objetivo você deve especificar abertamente o que deseja com as suas ações de marketing digital para que seu planejamento seja bem focado.
Determine objetivos coerentes com o tipo do seu negócio, levando ainda em consideração os seguintes critérios:
- Clareza e precisão: as metas devem ser facilmente compreensíveis para todos os membros da equipe envolvidos na estratégia de marketing digital;
- Avaliabilidade: os objetivos deverão ser avaliáveis, permitindo saber qual é seu nível de cumprimento e também o grau de desenvolvimento das pessoas que estão trabalhando para alcançá-los;
- Ser quantificáveis: as metas devem poder designar, por exemplo, qual é o volume de vendas a alcançar, a cota de mercado a obter ou o índice de satisfação dos clientes a atingir.
- Leia também: Você sabe o que é Marketing Digital? Entenda o conceito e a importância para o seu e-commerce
Defina as estratégias para atingir as metas
Agora é a hora de colocar os objetivos anteriormente definidos em prática.
Para isso, é preciso que você determine 3 itens importantes: seu alvo, suas fontes de mercado e seu posicionamento.
Para atingir seus clientes-alvo com uma estratégia, é necessário saber primeiro qual é o segmento de mercado ao, qual você se dirige.
Tenha em sua mente, de forma definitiva e clara, qual o público que você deseja alcançar com a implantação das estratégias de marketing digital.
Lembre-se de que uma marca ou um produto muito dificilmente interessa a todos os consumidores.
Ao estabelecer as fontes de mercado, você estará definindo quais são as marcas ou produtos concorrentes do seu negócio.
Existem 3 tipos de fontes:
- Produtos similares aos que já são vendidos na sua empresa (nesta estratégia, uma empresa lança um produto que concorrerá diretamente com o seu);
- Os produtos da mesma categoria vendidos por concorrentes (você lança produtos que concorrem diretamente com os produtos de outras empresas)
- E por fim os produtos de outra categoria (acontece no caso de itens que são frutos de uma inovação, criando um segmento na sua área de atuação).
O posicionamento diz respeito ao modo como você deseja ser visto pelo seu cliente, ou seja, seu alvo principal. Assim, a questão principal é estabelecer como seu produto se diferencia dos outros.
Ao pensar nesta distinção, considere que ele deverá ser importante para o cliente, difícil de imitar, não representar uma despesa exorbitante para o comprador e ser rentável para seu negócio.
Determine pontos periódicos de checagem
Em meio ao processo de montar uma estratégia de marketing digital, é essencial que o empresário assuma uma atitude constante de controle da situação e reajuste do que já foi realizado.
Deste modo, faça uma avaliação periódica do quadro geral, verificando suas principais métricas e em quais níveis ideais elas deverão estar para alcançar os objetivos traçados.
Não se esqueça de checar o impacto no mercado, a evolução das vendas, o desempenho da empresa e, é claro, o cumprimento do seu plano de marketing digital.
Através de uma avaliação cuidadosa, você conseguirá corrigir e evitar falhas no percurso.
Analise e conheça bem o seu público-alvo
Uma das principais etapas para quem vai criar um plano de marketing digital é a de pesquisar as principais características do seu público alvo.
Baseado nesta pesquisa podemos traçar o perfil de um público escolhido e dessa forma adequar a linguagem e o conteúdo que será produzido em nossas operações.
Além disso, também é possível conduzir suas campanhas para quem realmente importa, utilizando ferramentas de segmentação disponíveis, por exemplo, no Google Ads e Facebook Ad.
Após determinar seu público-alvo, tenha uma persona, ou seja, um cliente em potencial imaginário que tem todas as características do grupo que você procura atingir.
A personificação do seu público vai auxiliar muito na hora de entender o comportamento do grupo, suas carências e desejos.
- Dica: para criar um plano de marketing digital eficiente você precisa focar no público que você pretende atingir!
Elabore um plano financeiro
Após definir a estratégia de marketing digital completa, é muito importante fazer uma planilha de custos.
Com certo planejamento financeiro, você conseguirá saber exatamente quais serão os gastos com cada uma das ações e comparar com o que espera lucrar.
Com certeza ficará muito mais fácil ter controle das finanças e evitar riscos.
Nesse post, você pode acompanhar algumas dicas sobre como montar uma estratégia de marketing digital para sua empresa e alguns pontos fundamentais para seu sucesso.
E você? Já considerou aplicar estratégias de marketing digital no seu negócio? O que achou das dicas? Não se esqueça de comentar, nos contando os seus resultados.
Para aprender mais sobre como alavancar o seu e-commerce, acompanhe o blog da iSET!
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- 5 estratégias de marketing digital para impulsionar seu e-commerce.
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