O Google Shopping é um comparador de preços parecido com os outros disponíveis no mercado, a grande diferença apresentada por ele é sua integração direta com o Google, fazendo com que seja possível apresentar seus produtos na primeira página.
O que é Google Shopping?
Você sabe o que é Google Shopping? O Google Shopping é uma opção presente no site, na qual, quando o usuário clica é exibido um layout contendo apenas produtos anunciados online, esse layout apresenta imagens, preços entre outras informações sobre o mesmo. Tornando comprar digitalmente mais acessível ao usuário.
Essa funcionalidade está disponível em vários países, nela são exibidos anúncios relevantes em relação à pesquisa de cada usuário indiferente do nicho ou segmento.
Essa função, além de ficar exposta na página principal do mecanismo de busca, também conta com uma aba exclusiva, que se chama “Shopping”. Ela se encontra próximo às categorias “Imagens”, “Notícias”, “Vídeos” e “Mais”.
Continue lendo para descobrir mais sobre o Google Shopping e veja o passo a passo de como usar o comparador de preços do site:
Quais as vantagens do Google Shopping para a empresa?
Como podemos ver, o Google Shopping é uma ótima ferramenta para quem está vendendo online, visando atingir mais clientes e consequentemente lucrar mais. Mas isso é só um dos benefícios que ele traz para sua marca, alguns dos outros pontos que incentivam os lojistas a usarem a ferramenta são:
- O aumento da taxa de conversão;
- A utilização da listagem gratuita permitindo que sua empresa economize com gastos em anúncios;
- Ter acesso a um público qualificado, que de fato está pesquisando por produtos que se encaixam no nicho da sua empresa.
Como funciona o Google Shopping?
A ferramenta funciona da seguinte forma:
- Usuário faz uma pesquisa no Google. Por exemplo: tênis masculino;
- São exibidos no topo da página principal em horizontal, os produtos com imagens e informações, como: preço, a empresa que anuncia o produto, a quantidade disponível em estoque e os meios de pagamento;
- Caso o usuário queira ter acesso a uma lista maior de produtos, ele pode clicar na aba “Shopping”;
- Após isso, basta o usuário clicar na imagem referente ao produto desejado e ele será encaminhado automaticamente para a página oficial a qual aquele produto pertence, podendo assim dar continuidade à compra.
Quais os requisitos necessários para usar o Google Shopping?
É necessário que você esteja dentro de alguns requisitos para poder configurar sua campanha e criar os anúncios da sua loja virtual no Google Shopping, veja:
- Primeiramente, é necessário criar uma conta no Google Merchant Center e no Google AdWords. Depois disso, é necessário vincular as duas contas criadas.
- É preciso estar atento às políticas adotadas pelo Google Shopping. É muito importante que você garanta que seu modelo de negócios, suas ofertas, seu site e seu produto cumpram os requisitos do Shopping.
- Também é necessário enviar dados atualizados do produto para a equipe do Google a cada 30 dias, no mínimo. Os dados fornecidos precisam cumprir com os padrões de qualidade do Google Shopping, os padrões são usados com o objetivo de fornecer ao usuário uma ótima experiência de compra e aumentar o desempenho dos seus anúncios.
É possível que seu anúncio apareça no Shopping sem pagar?
Até o mês de março de 2020, o Google Shopping estava disponível apenas para anúncios pagos.
Porém, no mês de Abril do mesmo ano, o Google anunciou que seria lançada uma nova possibilidade de exibição: tratava-se da listagem gratuita.
Isso significa a inclusão de anúncios que não pagam para serem exibidos no Shopping.
Essa atualização aconteceu no mesmo mês que foi comunicada nos Estados Unidos, no Brasil, a mudança veio a ser feita somente em outubro.
Foi uma atualização extremamente importante para os lojistas, pois é uma excelente oportunidade de conquistar novos clientes sem necessariamente gastar com anúncios patrocinados.
Uma pesquisa realizada pela CNDL/SPC Brasil mostra que 97% das pessoas pesquisam pelo produto que querem comprar online, antes de ir até a loja física.
Como anunciar no Google Shopping de forma gratuita?
Para anunciar no Shopping de forma gratuita, você precisa, antes de tudo, se cadastrar e fazer todas as verificações necessárias. Lembre-se que você estará diante de uma enorme concorrência, por isso todo público orgânico será de extrema ajuda para sua marca.
Para manter seus produtos bem posicionados na plataforma do Google Shopping é indispensável o uso das técnicas de SEO.
Algumas dicas valiosas de SEO são:
1- Faça um título completo e direto para o seu produto: busque por usar um título bem objetivo, de preferência que contenha palavras-chaves relacionadas ao seu produto;
2- Crie uma descrição completa: a descrição também é fundamental para fornecer ao cliente informações relevantes sobre o produto, seja objetivo e opte por colocar apenas informações importantes;
3- Cadastre seus produtos da forma correta: não se esqueça de cadastrar seus produtos nas devidas categorias, assim o Google Shopping consegue identificar a qual categoria cada produto pertence e exibe seu produto junto aos demais;
4- Cite as características e os detalhes dos seus produtos: vale a pena consultar o site do fabricante do produto para garantir que as características que você irá colocar, estarão detalhadas corretamente.
5- Forneça a contagem do seu estoque: incluir a contagem do seu estoque é fundamental para evitar que o cliente clique no seu anúncio e o produto que ele escolheu esteja em falta na sua loja.
Fotos e suas campanhas
Uma das maneiras pelas quais o Google Shopping consegue chamar tanto a atenção do público está nas imagens dos produtos.
Nada demonstra melhor o seu artigo do que uma foto do mesmo, mostrando suas principais características.
Se as fotos do seu produto são ruins, com certeza sua campanha de Google Shopping vai ser prejudicada. Suas imagens também precisam estar em boa qualidade, pois elas serão as responsáveis por enaltecer e engajar o seu anúncio.
Neste artigo nos podemos acompanhar como funciona o Google Shopping e alguns passos necessários para usar esta ferramenta da melhor forma possível.
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