Você sabe o que é Pix para empresas e quais os benefícios de utilizar esse meio de pagamento?
O Pix para empresas é o método de transferência e pagamento instantâneo produzido pelo Banco Central e oferecido para todo o país desde novembro de 2020.
Através deste artifício é possível realizar pagamentos de forma imediata e sem o auxílio de terceiros.
Antes do Pix os pagamentos e transferências eram feitos por TED ou DOC, duas opções mais demoradas, além disso, elas necessitavam de intermediários, o que tornava a transação ainda mais lenta.
Gradualmente, o comércio tanto online quanto físico vêm trabalhando para adicionar o Pix em sua operação.
Isso vem acontecendo porque, além da agilidade do processo, segundo o próprio Banco do Brasil, em fevereiro deste ano já aconteceram mais de 1 bilhão de transações, ou seja, o meio de pagamento já caiu no gosto do povo!
Continue lendo e descubra a diferença entre o PIX para empresa e outros meios de pagamento.
Como funciona o Pix
De forma resumida, o modelo de pagamentos instantâneos do Banco Central possibilita que empresas e pessoas físicas transfiram, paguem e recebam dinheiro, esta transação acontece em apenas alguns segundos.
O Pix pode ser feito a qualquer momento do dia, incluindo finais de semana e feriados, o que por si só, já representa um enorme diferencial.
As transações são feitas online, utilizando aplicativos, carteiras digitais e sistemas de bancos participantes.
Formas de utilizar o Pix
É possível utilizar o Pix de três maneiras diferentes:
- Através de um QR Code;
- Informando diretamente os dados bancários (agência, conta, CPF/CNPJ) de quem vai receber o pagamento. Semelhante ao funcionamento do DOC e do TED atualmente;
- Ou utilizando uma chave Pix.
[rock-convert-cta id=”52989″]
Qual a principal diferença do Pix para o TED e DOC?
As principais diferenças entre o Pix e as demais formas de pagamento são a velocidade e a segurança da transferência.
A pessoa que está enviando o Pix necessita apenas da chave de quem irá receber a quantia.
Já para realizar uma transferência no TED ou DOC, é preciso ter os dados bancários de quem vai receber.
Além disso, quando o pagamento é feito por Pix, a empresa ou pessoa beneficiada recebe o dinheiro em alguns segundos.
Quando é utilizado o TED ou DOC, a transferência pode ser feita no horário comercial e somente em dias úteis.
Pix para pessoas físicas
Para utilizar o Pix é muito simples, basta acessar o aplicativo do seu banco e se cadastrar no método de pagamento. Ao realizar o seu cadastro, será criado uma chave Pix conforme sua preferência.
É possível cadastrar sua chave Pix utilizando os seguintes dados:
É permitido registrar até 5 chaves por pessoa física e 20 por pessoa jurídica, lembrando que, não é preciso cadastrar as chaves em todos os bancos que você tem conta, é permitido escolher entre eles, a instituição de sua preferência.
Ou seja, você pode cadastrar seu CPF como chave pix para um banco e seu número de celular em outro, por exemplo.
Também é possível utilizar o Pix mesmo sem cadastrar uma chave, para isto é necessário utilizar os dados da sua conta e agência. A chave Pix serve para tornar sua transação ainda mais fácil.
Pix para empresas
Da mesma maneira que o meio de pagamento apresenta diversas vantagens para pessoas físicas, o Pix para empresas não podia ser diferente.
Atualmente ele já é visto pelos lojistas como uma maneira de ganhar mais controle e agilidade em seus procedimentos financeiros.
Principais vantagens do Pix para empresas
1- Maior rapidez na transação
Se você precisa receber uma transferência rápida em um feriado ou fim de semana, ou não pode aguardar o tempo de compensação do boleto, o Pix para empresas é a melhor escolha.
Quando o pagamento do cliente é feito por cartão de crédito ou débito, por exemplo, a quantia passa por intermediários, bancos emissores e bandeiras até chegar de fato à conta da empresa.
Consequentemente elevando as taxas e aumentando o tempo da transação.
O Pix para empresas é mais uma forma de agilizar os pagamentos e recebimentos, além de melhorar o processo de cobrança.
[rock-convert-cta id=”52981″]
2- Diminuição de custos
Conforme o Banco Central, o Pix pode ser cobrado de pessoas jurídicas e MEIs caso receba uma transferência como pagamento de um produto ou serviço prestado.
O que foi definido é que, para pessoas jurídicas, poderá haver tarifação, já o modelo de precificação (custo fixo ou percentual) e os valores das taxas podem ser definidos livremente pelas instituições financeiras.
3- Agilidade no recebimento e envio
Outra vantagem do Pix para empresas é que, os pagamentos são recebidos quase que instantaneamente, indiferente do horário e do dia.
A quantia é creditada na conta da organização em segundos, sem a necessidade de um intermediário.
Isso proporciona ao lojista maior praticidade e consequentemente mais tempo para se dedicar ao atendimento e bem-estar do cliente.
Como podemos observar, o Pix para empresas é uma das modalidades de pagamento mais atrativas. Isso porque, ela é ágil e livre da burocracia que as outras possuem.
Dessa forma, a proposta do Pix para empresas é ser uma transferência rápida, simples e com taxas menores.
4- Oferece maior vantagem competitiva
O Pix para empresas é uma chance de sair na frente dos concorrentes, utilizando um meio de pagamento mais barato, ágil e intuitivo.
Para o lojista que trabalha com e-commerce ou delivery, os prazos de entrega podem ser reduzidos utilizando o Pix.
E, de modo geral, todas as empresas poderão melhorar a experiência do cliente com um meio de pagamento 100% digital e livre de burocracia.
Agora que você compreendeu o que é Pix para empresas e como esse meio de pagamento vai transformar a maneira com que os pagamentos são feitos, você já pode oferecer mais essa novidade para os seus clientes.
[rock-convert-cta id=”53012″]
Como funciona o Pix na iSET?
Na iSET, você pode disponibilizar o meio de pagamento Pix de maneira bem fácil e rápida!
Para isso, basta ativar os módulos de pagamento da iugu, PagHiper, Mundipagg ou pagar.me e habilitar a opção de “Pix” no painel de configuração da iSET.
Uma vez habilitado, a opção de pagamento Pix aparecerá automaticamente no checkout da sua loja virtual, como uma nova forma de pagamento.
Integrações disponíveis na plataforma:
- PagHiper;
- iugu;
- MundiPagg;
- Pagar.me.
Caso você já seja cliente iSET, nós criamos um tutorial para te ajudar a usar o Pix em sua loja virtual.
[rock-convert-cta id=”52971″]
Nesse artigo nós podemos constatar que o Pix para empresas ou pessoas físicas, é um método de pagamento que apresenta vantagens específicas sobre os outros métodos disponíveis no mercado.
Estas vantagens auxiliam o lojista a melhorar a experiência de compra oferecida ao seu cliente, além de ajudar na praticidade e organização financeira da empresa.
E aí, o que você está esperando para começar a usar o Pix?
Leia também:
- Top 5 formas de pagamento que sua loja virtual precisa ter para não perder clientes;
- 7 passos para criar um site de vendas do zero;
- Descubra como baixar vídeos do Reels do Instagram;
Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter! Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio decolar!