Um novo ano chegou, e com ele, muitas coisas novas para aprender, e novos objetivos e metas a serem atingidos com o seu negócio. “o ano passado foi um bom ano para meu negócio?” – esta é uma das perguntas cruciais que você deve ter em mente. Independente de qualquer resposta, esse ano tem o potencial para ser ainda melhor.
Mas, por que fazer um planejamento estratégico para minha loja online, se eu posso simplesmente lidar com as coisas à medida que elas forem aparecendo, ou até mesmo apenas definir uma ideia geral de como quero que este ano se desdobre?
Porque, apesar de todo planejamento não ser uma forma infalível de todos os planos se concretizarem, ele te dá uma base muito melhor e mais completa para alcançar suas metas e objetivos. Acontece que, quando você define estas metas e objetivos, não só você, como também sua equipe, ficam motivados e todos os envolvidos acabam ficando mais proativos para realizar esses planos.
Então, é hora de pegar o papel e caneta, mesmo que estes sejam apenas figurativamente, e começar a se planejar para tudo que este ano tem para oferecer para o seu e-commerce. Não sabe por onde começar?
Chegou no post certo!
Vem comigo, que vou te mostrar 7 dicas para começar o seu planejamento para o ano que se inicia e fazer o seu negócio crescer, mesmo que você não tenha o costume de se organizar metodicamente.
Vamos lá?
Divida seu ano em duas partes
Pensar em um ano inteiro, 12 meses inteiros, pode ser um pouco aflitivo, até mesmo para quem já está acostumado a fazer planejamentos. Mesmo que esse seja o seu caso, não há necessidade de entrar em pânico pensando “Poxa, não sei o que fazer nos últimos meses do ano, e agora?”.
Foque nos seus objetivos para os seis primeiros meses.
Esboce o que gostaria de alcançar no longo prazo – ou seja, em um ano inteiro, até mesmo em dois -, mas não precisa desenvolver todas essas ideias do começo ao fim desde já.
Muitas vezes, pequenas ideias para o curto prazo podem afetar de grandes formas como você irá realizar suas ideias para o longo prazo.
Adquira um planner/gerenciador de projetos
Para saber se todos os seus objetivos e metas estão sendo cumpridos ao longo do ano, primeiro você precisa ter esses objetivos e metas bem definidos.
O planner e o gerenciador de projetos, servem para que, daqui alguns meses, você não perca o foco de sua visão original, nem se esqueça das metas que definiu no começo deste ano. E tudo bem se o seu foco, no meio do caminho, mudou, seja por qualquer motivo. O importante é não deixar nenhuma ideia se perder no esquecimento.
Planners comumente são de papel, físico, são ótimos para aqueles que preferem ter acesso à suas anotações em qualquer hora, mesmo estando offline ou sem nenhum dispositivo digital. São mais “old school”, mas não saem de moda nunca, porque funcionam tão bem quanto seus concorrentes digitais. E, para facilitar sua procura, deixo para você um download gratuito de um planner em PDF, pronto para ser impresso.
Já os gerenciadores de projetos são, em sua maioria, digitais, e funcionam como um painel para todas as suas ideias e projetos. Além de poder editar e adicionar novas ideias e metas por conta própria, tem também a liberdade de compartilhar e adicionar uma equipe aos seus projetos. É excelente para quem tem uma loja online com sócios, parceiros, ou até mesmo colaboradores.
Por exemplo, o Trello funciona como uma lista de afazeres, que você pode adicionar pequenas listas atreladas à cada item, e adicionar etiquetas para sinalizar a importância de cada item e sub-item. Nele, você consegue definir uma área de trabalho para uma equipe, e também criar listas privadas. O formato de checklist que está disponível por lá também é muito útil para aqueles que não querem se perder no que ainda está pendente e o que já foi concluído.
Já o Asana, além de tudo isso acima, conta também com um cronograma nativo, no qual você pode se planejar semanalmente, ou mensalmente, limitando objetivos de datas para você e sua equipe. Tudo isso com integrações com todos os produtos Google, facilitando o controle de suas atividades.
Ambos os produtos têm opções diferentes de planos, com recursos diferenciados para cada tipo de plano, e você pode testar todos os recursos solicitando uma conta de teste gratuitamente.
Independente de qual for a sua escolha, sempre tenha em mente que deve ser uma coisa em que você esteja confortável em utilizar. Não tem errado, nem certo. Só o que funciona, e isso que é importante lembrar sempre.
Guarde pelo menos um dia inteiro para começar o planejamento estratégico do seu e-commerce
Quem nunca acabou deixando algo de lado, que parecia ser um pouco menos importante, por causa da correria da vida, não é mesmo?! Por isso, você precisa separar, pelo menos, um dia inteiro para focar em seu planejamento para o novo ano.
Com um papel e uma caneta, bloquinhos de post-its, ou até mesmo um quadro branco. Comece escrevendo todas suas ideias, inspirações e tudo relacionado a onde quer chegar. Não fique tímido, nem deixe de colocar algo porque parece “bobo”. Sua próxima grande ideia pode estar em uma dessas anotações.
Feito isso, identifique como pode chegar onde quer estar, quais são suas maiores forças, e quais suas fraquezas. Dessa forma, você utiliza o que já sabe fazer de melhor, para melhorar o que ainda não aperfeiçoou.
Converse com quem já entende do (seu) negócio
Seja algum parceiro, alguém que trabalha com você, ou até mesmo um consultor: As possibilidades são inúmeras, e a cada conversa, você entenderá um pouquinho melhor quais são as ideias que precisam sair do papel no curto-prazo, e quais podem ficar um pouquinho dentro do armário, amadurecendo. Estas pessoas poderão, inclusive, te dar algumas ideias que podem nem ter passado pela sua cabeça.
Se você já tem uma loja online, não se esqueça também de ler o feedback dos seus clientes: são as pessoas mais importantes no seu negócio, e são neles que, no fim das contas, você tem que pensar ao planejar novas coisas para sua loja.
Decida quais são as ideias que você não quer desistir, e pense em quais precisa evoluir
Se, mesmo depois do passo anterior, você ainda tem ideias que não quer desistir, pense em como pode adaptá-las para as expectativas de seu público. É importante que, apesar de tudo, o seu negócio online não seja um trabalho que você não gosta. A sua loja online tem que ser, além de uma fonte de renda, algo que você tenha o maior prazer em dizer que https://www.iset.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/estrategias-marketing-semana-consumidor-2500×1440-1-1536×885-1.webpistra.
Além disso, pense nos anos a anteriores. Pense no que você menos gostou de fazer, o que você gostaria de não ter que fazer esse ano? Veja se é possível que estas coisas sejam tarefas que você não precisa fazer neste ano. E se, no final, elas forem tarefas cruciais para que seu negócio vá para frente, estude a possibilidade de contratar uma pessoa para o seu negócio, que seja qualificada para fazer estas tarefas.
Além disso, sempre há pelo menos uma ideia que é a grande sacada da vez, você só precisa evoluí-la, e, talvez, adaptá-la ao seu negócio. Identifique essa ideia, e comece a incluí-lá no seu planejamento estratégico.
Planeje-se para as grandes datas do ano
Seja Natal, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Black Friday, ou Cyber Monday: não se esqueça de levar em conta todas essas datas, comemorativas ou não, em seu planejamento para o novo ano. Converse com seus fornecedores e todos seus colaboradores. Planeje o seu estoque para as semanas que antecedem aos dias especiais. Tudo isso serve para não ficar na mão durante as épocas que o e-commerce mais vende no ano.
E a última dica: desenvolva um plano de comunicação/marketing
Todos sabemos que para vender online, não basta apenas ter estoque e boa vontade: as pessoas tem que conhecer a sua loja. Para isso, é muito importante estabelecer um plano de comunicação e divulgação da sua loja. Google, Facebook, Twitter e Instagram, seja por onde for, as pessoas tem que te achar.
Se você ainda não tem, pelo menos, um Facebook para sua loja, pare tudo que está fazendo e crie um.
Converse com profissionais de marketing e comunicação, e veja qual a melhor forma de divulgar a sua loja, ter um melhor posicionamento no Google, e ter mais seguidores no Instagram.
Tenha sempre em um ótimo customer service, afinal, o boca-a-boca é uma das ferramentas mais eficazes até hoje, e um cliente satisfeito é um cliente que irá te indicar para todos que conhece. Estes clientes também são os mesmos que farão postagens em suas redes sociais, divulgando sua marca.
Depois dessas 7 dicas, você está pronto para fazer esse ano ser o seu melhor ano até agora. Seja criativo, construa sua visão para o ano, e não tenha medo de fazer de tudo para alcançá-la!
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