No post de hoje, irei falar mais sobre o planejamento estratégico e como usá-lo para criar sua loja virtual!
Planejar é pensar no futuro do seu negócio, com planejamento estratégico é possível ter mais chances de sucesso, uma vez que esse é um meio de planejar algo de modo mais técnico, profissional e completo.
Se você se interessou pelo post isso quer dizer que já sabe o poder que o planejamento estratégico tem de prevenir problemas, facilitar metas e chegar mais rápido ao objetivo de uma empresa.
Continue lendo para saber mais ele e sua importância na hora de criar a loja virtual!
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é a criação e execução de uma série de objetivos pré-determinados. Começar um planejamento é tomando decisões para se mobilizar com foco no sucesso do seu e-commerce.
Ele pode ser feito semanalmente, mensalmente ou anualmente, dependendo das suas metas. Envolve a sua empresa em seu estado atual, onde você deseja que ela esteja e como chegar lá.
Além de oferecer uma orientação estratégica geral para a empresa, o planejamento estratégico dá uma direção específica para diversas áreas, como para o setor financeiro, de marketing, recursos humanos, logística, entre outros.
Sendo assim, todos esses outros planejamentos devem ser guiados pelo planejamento estratégico, por isso ele é tão importante.
Qual é a importância do planejamento estratégico?
Usar o planejamento estratégico para criar sua loja virtual é essencial! Com ele é possível entender melhor o mercado em que seu negócio se encontra. É fundamental ter análises do cenário atual da sua empresa.
Com ele, você fica sabendo o cenário atual do negócio fica mais fácil entender como chegar aonde sua empresa deseja. Além disso, com uma análise do mercado, também é possível descobrir o que seus clientes querem comprar de verdade e selecionar suas mercadorias com base nisso.
Para criar uma loja virtual, entender seus produtos e como eles irão se comportar no ambiente digital é importantíssimo para traçar suas estratégias de marketing e vendas, por exemplo.
Entender o custo do seu produto, sua margem de lucro, a disponibilidade do mesmo, facilidade de entrega são alguns pontos chave para se pesquisar para entender como ter sucesso no e-commerce.
Com o planejamento estratégico, é possível ter uma visão melhor do perfil de cliente ideal para criar sua loja virtual. Não é vantajoso sair tentando atrair todo tipo de pessoa para o seu site, isso custa dinheiro e tempo e não traz muito retorno.
O planejamento estratégico também é importante para saber quais ações você deve seguir para alcançar as metas do seu negócio. Ele ajuda a definir seus objetivos, assim, fica mais fácil saber qual caminho seguir, quais ações devem ser feitas, quais projetos iniciar.
[rock-convert-cta id=”49571″]
Como usar o planejamento estratégico para criar a loja virtual
O primeiro passo do planejamento estratégico para criar uma loja virtual para vender pela internet é envolver e engajar sua equipe nos objetivos da sua marca e em todos os processos, do plano à execução.
Confira a seguir o passo a passo da introdução do planejamento estratégico para criar sua loja virtual:
1- Defina a equipe
Definir a equipe é um passo muito importante no processo de elaboração do planejamento estratégico para criar sua loja virtual.
Reúna todos os decisores da empresa e observe quais profissionais se destacam em cada função. Em seguida, delegue tarefas que potencializam as capacidades de cada membro da equipe.
2- Levante informações sobre a empresa
Entender como funciona o operacional, como a organização está estruturada, qual sua capacidade produtiva, quantos funcionários e as tarefas de cada um, é uma das etapas para se conhecer melhor o negócio.
Em síntese, nessa etapa você vai especificar tudo o que envolve dinheiro: gastos, investimentos, capital de giro, lucro. Desta forma você terá uma noção do investimento total e do retorno que seu negócio está trazendo.
3- Analise o cenário atual
Umas das fases mais importantes para a introdução do planejamento estratégico em uma empresa é a análise do cenário atual. Sem ela é impossível entender o mercado em que seu e-commerce atua ou irá atuar.
É só entendendo todo esse cenário que será possível saber se tudo está de fato alinhado com a realidade da marca e se a mesma é capaz de executar o que será planejado. Nessa etapa, você analisará os aspectos positivos que ainda podem ser potencializados e verá as limitações a serem trabalhadas na companhia.
[rock-convert-cta id=”49570″]
4- Matriz SWOT
A Matriz SWOT é uma das mais utilizadas e eficientes na hora de entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa. Basicamente, o propósito dessa ferramenta de trabalho é analisar os principais fatores que interferem no microambiente e no macroambiente.
Quando o cenário é ruim, as ações tendem a ser conservadoras, mas se há um ambiente positivo, torna-se natural o investimento em diversas áreas para potencializar os produtos ou serviços disponíveis.
As empresas que fazem uso da análise SWOT ficam mais preparadas na hora de dar um passo à frente na hora planejar ações para e-commerce, sem precisar se preocupar tanto se vai ou não dar errado.
5- Entenda os cenários estratégicos
Já entendemos que é essencial, ao criar uma loja virtual, que as empresas estejam atentas às mudanças de mercado para prever e prevenir que fatores negativos influenciam no andamento do negócio. Ao mesmo tempo, é fundamental destacar e entender quais são seus pontos fortes e fracos, direcionando suas estratégias para que tenham sucesso em um ambiente que pode oferecer risco no mercado.
Com base nesses cenários estratégicos, você deve definir planos de ação para fortalecer suas fraquezas ou utilizar bem suas forças para tirar o máximo proveito das oportunidades e se defender adequadamente das ameaças.
Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook,