Com aumento das vendas online, o lojista que quer continuar disputando seu lugar no mercado precisa se adaptar cada vez mais a esse novo modelo de negócio.

Também é preciso oferecer ao consumidor algo além do que seus concorrentes oferecem, visando atrair e fidelizar o maior número de clientes. 

Esse algo a mais pode vir de diversas formas, seja através de um atendimento diferenciado, preços mais atrativos e até na decoração da sua loja virtual. 

Uma plataforma de e-commerce bem desenvolvida e preparada faz toda a diferença na hora de oferecer ao cliente uma boa experiência de compra.

Existem recursos poderosos que todo lojista precisa conhecer, capazes de ajudar sua marca a proporcionar uma experiência inesquecível ao cliente.

 

Importância dos recursos para plataformas de e-commerce

Oferecer produtos com preços competitivos, fazer promoções, estar presente nas mídias digitais e investir em tráfego pago ajudam muito no crescimento da sua empresa, mas sem dúvidas não são tudo.

É preciso se lembrar de sempre garantir a melhor experiência de compra possível para os consumidores.

É aí que entram os recursos oferecidos pela plataforma de e-commerce escolhida por você, os recursos ajudam a turbinar sua loja virtual de diversas maneiras.

Perfeito tanto para quem deseja criar uma loja virtual do zero quanto para o lojista que quer mais resultados para seu negócio!

Por isso, separamos os 7 recursos poderosos que todo lojista deveria conhecer. Continue lendo para conferir todos eles!

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

7 recursos poderosos que todo lojista deveria conhecer!

 

1- Responsividade

O que é um site responsivo? Trata-se de uma adaptação do seu site para qualquer tipo e tamanho de tela. 

Seja em um desktop ou numa pequena tela de celular, o cliente terá o layout personalizado para aquele dispositivo.

A responsividade da sua loja virtual tem como função facilitar e tornar mais agradável a navegação do cliente. 

Com o aumento de pessoas utilizando smartphones atualmente, o lojista precisa escolher uma plataforma de e-commerce capaz de atender seus clientes indiferente do meio que ele está utilizando para acessar sua loja.

 

2- Certificados de Segurança

A segurança oferecida pela plataforma cria uma relação de confiança entre o cliente e o e-commerce.

Por isso, o primeiro passo é contratar uma plataforma com recursos capazes de trazer proteção contra fraude e manter sua loja virtual e seus clientes em um ambiente seguro, principalmente na etapa de pagamento, onde dados bancários e financeiros são fornecidos.

A segurança é essencial para atrair novos clientes e fidelizar os já antigos.

É recomendado utilizar uma plataforma que não armazena dados sensíveis de pagamentos dos seus clientes e envia toda informação sensível diretamente aos integradores de pagamento, com total segurança.

Mais conhecido como Certificado Digital SSL (Secure Socket Layer), que, apesar de não ter uma tradução exata para o português, pode ser entendida como uma camada que decodifica as informações, protegendo-as de ataques.

Sua aplicação nos websites tem o objetivo de garantir a integridade dos dados sensíveis que “passam” entre os sistemas de relação. 

É bastante recomendado que sites que atuam com pagamentos, como os e-commerces, mantenham dados de clientes sob segurança. Para isso, é importante que eles estejam hospedados em servidores protegidos pelo protocolo SSL.

 

lojista

 

3- One Page Checkout

O One Page Checkout traz tudo para que seu cliente consiga comprar com segurança, de forma rápida e simples, sem sair do ambiente de sua loja. 

Trata-se de um modelo de pagamento e de finalização de compra, que ajuda, principalmente, na taxa de conversão, mas também pode aumentar suas vendas.

Nesse formato, o checkout é realizado em uma página única e isso ajuda a evitar o abandono de carrinhos e, consequentemente, melhora a experiência de compra. 

Ou seja, em vez de cinco páginas, o cliente finaliza sua compra em uma única etapa.

Hoje em dia, as pessoas estão mais apressadas e, por conta disso, buscam facilidades e agilidade, sobretudo, quando se trata de dados obtidos via internet. 

E é exatamente isso que o one page checkout busca: rapidez, praticidade e sucesso! 

Se você pretende aumentar suas vendas, então, o modelo one page checkout é ideal para não deixar o seu público desanimar e abandonar os produtos da loja virtual.

 

lojista

 

4- Diversas formas de pagamento

Se a sua loja não oferece a forma de pagamento que o cliente prefere, as chances de o carrinho ser abandonado são bem maiores.

Antes de oferecer mais formas de pagamento em sua loja virtual, considere os diferentes recursos que estão disponíveis para o e-commerce. 

Sua escolha deve ser baseada não só nas necessidades de sua loja, mas também na carência de seus clientes. 

As formas de pagamento oferecidas pela loja estão entre os elementos que mais influenciam a decisão do cliente na hora de finalizar a compra, na iSET é possível integrar sua loja virtual com todas as principais formas de pagamento do mercado.

O ideal é que sua loja disponibilize o máximo de opções possíveis, para que o abandono de carrinho seja menor.

 

Entre os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado atualmente, você sabe definir qual a melhor opção para sua loja virtual? Veja alguns meios de pagamento aqui!

 

5- Integração com marketplace

Conectar sua loja virtual aos principais Marketplaces do Brasil e oferecer seus produtos para milhões de consumidores, por integrações nativas e diretas através de HUBs pode ser considerado uma ótima estratégia.

Podemos dizer que esse é um dos recursos mais importantes para o lojista. 

Especialmente para uma loja virtual recém-criada, estar presente em um marketplace é primordial para atingir um grande volume de pessoas, o que demoraria mais tempo apenas com a loja virtual. 

Desfrutar da audiência dos marketplaces é uma ótima estratégia para impulsionar suas primeiras vendas. 

Plataformas que possibilitam a integração entre marketplaces e o site para loja virtual facilitam o gerenciamento de vendas feitas em diferentes canais. 

Um ótimo exemplo seria, quando um produto é atualizado no site, o lojista pode realizar um comando para que aquele produto também seja atualizado nos demais marketplaces, evitando erros nas informações sobre estoque. 

Ou seja, o recurso disponibiliza atualizações em massa com apenas alguns cliques e sem dor de cabeça. 

 

6- Template personalizável

Possuir temas totalmente personalizáveis e poder salvar suas próprias versões dele, é um diferencial que poucas plataformas de e-commerce oferecem ao lojista. 

Portanto, atente-se a isso, dê preferência na hora de escolher sua plataforma, opte por uma  que disponibiliza várias opções de temas e cores em sua loja virtual. 

Possuir muitas opções de temas é uma excelente ideia para facilitar a vida do lojista na hora de decorar sua loja virtual de acordo com público alvo da marca.

 

7- Regras de Promoção

Uma plataforma que possui suporte para criação de regras de descontos e promoções imperdíveis, é fundamental para que seu consumidor tenha certeza que sua loja é a melhor escolha.

E não só isso, algumas plataformas facilitam ainda mais o cadastro de produtos em promoção através de sua categoria ou subcategoria. 

Existem opções de agendamento de promoções, onde é possível cadastrar promoções para seus produtos com um preço fixo ou um percentual de desconto e configurar o agendamento de quando a promoção terá início e fim.

Também existe a opção de contagem regressiva, nesta opção, o lojista pode destacar seus produtos mostrando aos clientes além do desconto, o tempo em que a promoção relâmpago ainda irá valer e a quantidade de itens que ainda estão disponíveis para a compra.

 

lojista

 

Nesse post, você pode descobrir um pouco mais sobre os 7 recursos poderosos que todo lojista deveria conhecer.

Esses recursos são capazes de auxiliar sua marca a melhorar o atendimento ao cliente, a experiência de compra dele, atrair e fidelizar consumidores e aumentar os lucros do seu negócio. 

Leia também: 

 

Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter! Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio decolar!