Você sabia que o frete é responsável por 82,3% do abandono de carrinho? E não é à toa que o dado revelado na pesquisa E-commerce Trends é tão alto. O mesmo estudo revelou que 55,6% dos consumidores consideram as taxas de envio caras demais.

 

 A verdade é que a entrega de encomendas no comércio eletrônico é capaz de influenciar tanto quanto o próprio preço do produto na decisão de compra.

 

Mas, apesar do envio das mercadorias ser temido por muitos vendedores online, com a estratégia logística certa é possível reduzir o impacto do transporte em seu orçamento.

 

Afinal, o e-commerce cresceu 12% pelo segundo semestre consecutivo, conforme apontou o levantamento mais recente da Ebit/Nielsen, o Webshoppers 40. O que leva todos a crer que o empreendedores encontraram também um caminho para tornar a logística de frete mais assertiva e com menor repercussão nas finanças.

 

Então, o que você pode fazer para otimizar as condições de entrega em sua loja virtual? A resposta é ter um frete competitivo!

 

Se você quer descobrir como economizar e ainda ganhar em agilidade no transporte das suas encomendas, um bom ponto de partida é ler as dicas que reunimos nesse post! 

Em primeiro lugar: torne o seu frete competitivo!

Como você já deve ter percebido, os números não mentem. O frete realmente tem um viés negativo, seja no orçamento dos lojistas ou no bolso dos clientes

 

O que faz da busca por condições que garantam um preço justo pelo transporte uma questão de sobrevivência no e-commerce. Por outro lado, você não precisa ver a sua logística de entregas apenas como um vilão do seu negócio. 

 

Pelo contrário, é possível traçar uma estratégia na qual o envio dos pedidos possa ser um diferencial capaz de destacar sua loja da concorrência

 

Como? Conforme adiantamos agora há pouco, com um frete competitivo! Ou seja, um transporte dentro da realidade do seu negócio, com valores atrativos aos olhos do público e que gerem o menor impacto possível no seu orçamento. Tudo isso sem perder qualidade.

 

Agora que você sabe qual a principal meta rumo à otimização dos custos em logística, vamos aos fatores que devem ser considerados para tornar suas entregas competitivas!

 

Saiba mais sobre o tema e conheça algumas sugestões de como desenvolver uma política de trocas eficiente.

Cuidado com a tarifa adicional

É fundamental conhecer o funcionamento das cobranças adicionais a que você pode estar sujeito ao postar uma encomenda. Claro que o modo de operação e tarifas extras variam conforme cada empresa e serviço

 

Porém,  quando o assunto é ter economia nas entregas, você deve abrir o olho para evitar situações em que as especificações do pacote possam envolver gastos maiores.

 

É o que ocorre na postagem de objetos com mais de 70 cm em uma das dimensões (altura, largura, comprimento ou diâmetro) em agências dos Correios. O mesmo vale para pacotes em formatos cilíndricos, esféricos ou em rolo.

 

Em qualquer um desses casos, a estatal cobra uma taxa de R$ 79,00 adicionais no frete desses volumes – considerados como objetos não mecanizáveis – por requererem manuseio diferenciado no fluxo postal.

 

Uma sugestão de alternativa para fugir da tarifa adicional é deixar de empacotar produtos esféricos, em rolo ou cilíndricos apenas com papel pardo. 

 

Portanto, quando esses itens couberem em uma caixa retangular menor do que 70 cm é possível evitar o enquadramento da postagem pelos Correios como de manuseio especial por formato ou dimensão

 

Assim, você pagará apenas pelo envio normal. Já a segunda alternativa é optar por uma empresa privada que não opere com a taxa extra.

Entrega expressa X normal

O prazo do envio é outro elemento que requer atenção na hora de fazer a previsão orçamentária do frete em uma loja virtual. Principalmente, pelo transporte ser motivo de muita expectativa pelos clientes que precisam aguardar até o produto adquirido chegar ao endereço informado.

 

Basicamente, existem duas modalidades de prazos distintos, cujos nomes podem variar de transportadora para transportadora. De um modo geral, eles consistem em expresso (mais rápido e mais caro) e normal (mais lento e mais barato).

 

Por uma questão de economia – principalmente quando se oferece frete grátis ou se subsidia parte do custo do envio – alguns vendedores podem cogitar mostrar sempre as entregas normais para os visitantes do e-commerce

 

Se este é o seu caso, fica aqui o alerta: a vantagem real está em permitir que o cliente escolha a forma de envio mais conveniente para ele.

 

Afinal, quando o tema é experiência de compra, há uma parcela de consumidores com interesse em priorizar a entrega com o custo menor (e consequentemente o prazo não será tão importante); enquanto para outra, a agilidade de um envio expresso pode ser o diferencial para fechar aquele pedido.

 

Dessa forma, você garante uma política de frete competitiva, alinhada às necessidades do público e sem perder nenhum cliente com preferências diferentes de entrega. 

 

Para isso, basta disponibilizar a cotação de frete para ambas modalidades simultaneamente: expressa e normal. 

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

Antecipe soluções para impasses logísticos

O que você faria diante de uma greve dos caminhoneiros? Ou quando os funcionários dos Correios interrompem temporariamente as atividades? Em ambos os casos, é preciso estar preparado para contornar a situação e gerar o menor dano possível no seu negócio! 

 

A melhor maneira de se proteger de impasses como estes é contar com opções de frete variadas.

 

Principalmente, porque o transporte é um elemento crucial na experiência de compra no e-commerce na qual a expressão “tempo é dinheiro” deve ser o seu mantra diário!

 

Para esclarecer melhor este cenário, imagine um vendedor que usa exclusivamente uma empresa privada do modal rodoviário. Agora lembre-se que o valor do frete está relacionado ao preço do combustível e às condições de trabalho da categoria. 

 

Você pode afirmar com certeza que suas encomendas estão completamente seguras contra os atrasos de um período de bloqueio nas estradas? Ou, que não existe chance alguma de descontinuidade nas postagens dos Correios?

 

A ideia não é amedrontar ninguém pois, o frete já impõe por si só uma parcela de preocupação sob os ombros de quem tem um e-commerce. Contudo, você só tem a ganhar ao antecipar adversidades como essas e incluir as soluções previamente ao seu planejamento.

 

O maior benefício, nestes casos, é impedir que um transtorno logístico externo estrague a experiência de compra em sua loja virtual. Afinal, quem você acha que o comprador irá culpar quando lembrar do pedido feito na loja que atrasou a entrega?

 

Por isso, chamamos a atenção para a relevância dos lojistas ampliarem suas alternativas de envio e utilizarem serviços de empresas diferentes ao mesmo tempo. 

Negocie condições melhores de frete

Se as vendas em sua loja virtual estão em um estágio que o permitiu firmar um contrato com alguma transportadora, ótimo! Certamente seu negócio já usufrui de vantagens importantes para o crescimento do seu e-commerce.

 

Entretanto, isso não quer dizer que você deva ficar eternamente preso às regras pré-estabelecidas. Assim como você procura os melhores preços para compor o estoque da loja, com o frete é necessário fazer o mesmo!

 

Portanto, negocie melhores condições de preço e formas de envio sempre que julgar pertinente. Mesmo com um contrato vigente, solicite orçamentos de outras transportadoras periodicamente e compare com o seu pacote de serviços.  

 

Vale ainda ficar atento a novos produtos e ou serviços lançados pelas empresas concorrentes. Isso permitirá que você possa verificar constantemente se o contrato continua vantajoso para o seu negócio, além de fornecer subsídios concretos para ajudá-lo nas negociações com a transportadora!

 

Conheça algumas ferramentas que podem ser muito úteis na gestão financeira de seu negócio.

Conheça as vantagens de um gateway de frete

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Mas antes, tem mais uma dica para esse artigo ajudá-lo: conheça as vantagens de um gateway de frete como o Melhor Envio!

 

Somos uma plataforma que possui contratos com Correios e transportadoras privadas para garantir a lojistas, como você, a competitividade que as suas entregas precisam! 

 

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Por Andressa Barbosa | Blog Melhor Envio