O controle de estoque é uma das maiores dificuldades de quem trabalha com vendas e possui um fluxo constante de saída de produtos. A curva ABC permite que você trabalhe com clientes e produtos de forma mais eficiente, evitando problemas e garantindo o bom funcionamento dos negócios.
Saiba o que é a curva ABC, como funciona e sua importância na gestão de estoque.
Curva ABC
A maior dúvida de quem não conhece é como funciona e importância da técnica para a gestão de estoque para quem deseja trabalhar com clientes e vendas.
A curva ABC é uma técnica muito utilizada ao redor do mundo, pois é indicada para o controle e organização dos estoques de empresas, a qual possui finalidade de realizar a classificação de todos os itens do estoque, de acordo com a importância e valor dos mesmos.
A classificação da curva ABC, pode ser realizada de acordo com o preço de custa e venda dos produtos disponíveis no estoque da empresa.
Portanto, se você pretende trabalhar com clientes e produtos, a técnica da curva ABC é essencial para organização e sucesso do negócio, tanto para organizar produtos ou clientes.
Como a curva ABC funciona?
Independente do nicho de cada empresa é importante adotar estratégias que permitam classificar os produtos de acordo com o volume e vendas realizadas sobre os produtos do estoque.
A curva ABC é utilizada nesse aspecto, pois a ferramenta ajuda na identificação dos produtos que são mais importantes e valiosos no estoque das empresas, classificando os mesmo de acordo com sua importância.
De forma resumida, a curva ABC é responsável por realizar o ranking dos itens presentes no estoque, identificando os que proporcionam um maior retorno para os negócios da empresa.
Os produtos que proporcionam o maior retorno são classificados na curva A, os com valor de retorno médio são listados na curva B, já os produtos com menor retorno são incluídos na curva C.
Como funciona o Ranking ABC
Para realizar a identificação da curva ABC e realizar o ranking dos produtos classificados, o método utilizado é o seguinte:
Produtos classificados na curva A
Os produtos classificados na curva A, como mencionado, são os que possuem maior valor para empresa. Onde a fórmula 80-20 é utilizada para fazer a seleção, a qual considera 20% do valor final dos produtos que atendem a 80% das vendas no total.
Esses são os produtos que precisam de maior atenção e organização no controle de estoque, pois corresponde a maior porcentagem de venda.
Classificando os produtos da curva B
Os produtos da curva B, como mencionado, são aqueles com médio valor de retorno para empresa. Sendo essa curva, preenchida com até 30% do número que equivale ao total de 15% do faturamento.
Classificando os itens da Curva C
Os produtos da curva C são aqueles que promovem um retorno baixo. Para que sejam classificados nessa curva, cerca de 50% dos itens contribuem em 5% no faturamento.
Como a curva ABC é benéfica para o controle de estoque em empresas?
Com a realização da classificação, de acordo com a importância e demanda dos produtos de uma empresa, a gestão do estoque fica organizada e melhor direcionada. Uma vez que terá prioridade os produtos que possuem um maior volume de venda e faturamento para o negócio.
Ao implementar a estratégia da curva ABC, você pode contribuir para minimização de gastos sem necessidade com itens que têm pouca saída, pois isso ajuda a evitar a demora para recuperar o valor investido.
Quando é realizada a verificação dos itens que possuem uma demanda mais baixa, a curva ABC auxilia na identificação dos produtos que precisam ter preços de promoção, fazendo com que a saída seja rápida e aumenta a venda, permitindo que não haja excessos em seu estoque.
Além disso, a estratégia auxilia a planejar de forma mais eficiente, a reposição dos produtos que possuem maior índice de vendas.
Como funciona a curva ABC de clientes?
Assim como a estratégia de curva ABC utilizada na classificação de produtos mais e menos vendidos na empresa, a categorização de diferentes tipos de clientes, também pode ser realizada, de acordo com as porcentagens de volume e do valor consumido por eles.
As categorias de clientes na curva ABC são classificadas da seguinte forma:
A: Clientes que mais compram na empresa, os quais correspondem a cerca de 80% do faturamento total mensal. Eles costumam comprar um número maior de itens e com preços mais elevados.
B: Os clientes da curva B são aqueles que contribuem com até 15% do faturamento da empresa.
C: Os clientes da curva C representam somente 5% do faturamento total mensal, pois consomem os itens com uma frequência bem menor e compram de acordo com os preços mais baixos.
Como a curva ABC de clientes pode ser utilizada na empresa?
Para realizar a categorização dos clientes em sua empresa, através da curva ABC, é necessário realizar a análise de perfil dos mesmos, a fim de oferecer um atendimento personalizado, para que consiga manter os clientes que contribuem com a maior parte do lucro e incentivar aqueles que compram valores menores e com pouca frequência.
Essa análise lhe proporcionará clareza sobre os relatórios de consumo, frequência de compra e preferência dos clientes em relação aos produtos solicitados.
Você pode usar ferramentas como o Excel para realização da curva ABC, onde poderá elaborar uma planilha com a lista de produtos, preço unitário, quantidade de itens no estoque quantidade de venda por período, descrição, valor total de vendas em um período específico.
Ao colocar os itens em ordem na planilha, de acordo com o valor final, você poderá concluir as porcentagens de venda e valor que os produtos proporcionam em seu negócio.
Basta comparar os valores de cada produto com o valor de faturamento da empresa, para que consiga obter a porcentagem que cada classe representa.
Com a estratégia ABC, você pode controlar melhor o estoque e direcioná-lo, calcular os produtos mais rentáveis e ainda analisar o que precisa ser feito para melhor as vendas dos itens com menor saída. Além disso, é possível identificar os clientes que mais contribuem para o faturamento.
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