Você já sabe o que vender, já escolheu seus fornecedores, sua plataforma de e-commerce já tem uma identidade visual integrada com sua marca. O domínio do site está registrado e sua empresa já contratou uma boa plataforma de e-commerce e serviço de hospedagem. 

Sua loja virtual está quase pronta para ser lançada! Entretanto, existem outras questões importantes a serem resolvidas antes. Dentre elas, destaca-se a logística para o frete e as formas de envio de mercadorias.

A primeira coisa que se deve ter em mente em termos das formas de envio e frete de mercadorias é que, este passo representa o momento em que o cliente vai de fato completar a compra feita na sua loja virtual.

Portanto, é fundamental que o consumidor continue tendo uma boa experiência de compra até o momento da entrega.

 

Dicas para a melhor experiência com o frete

Seja impecável com a forma de embalagem dos produtos. Sobretudo não prometa prazos que não pode cumprir.

É mais indicado estender o número de dias úteis da entrega e oferecer um preço final mais barato para o cliente, do que cobrar caro e atrasar na entrega da encomenda. 

Por isso, pondere algumas questões antes de definir as formas de envio de mercadorias que oferecerá em seu e-commerce. 

Lembre-se de que quanto mais opções disponíveis ao cliente, mais consumidores em potencial.

Outra dica é oferecer frete grátis para regiões mais próximas de onde está a central de estoque da empresa, dessa forma, você consegue economizar em gastos com transporte.

Realize ações de frete gratuito em períodos específicos, aproveitando as épocas de baixa demanda para utilizar esse modelo de oferta e conseguir vender mais.

Uma boa dica é aproveitar os serviços de empresas que utilizam contratos próprios na intermediação das postagens.

Dessa maneira é possível fazer a cotação e economizar em fretes ao trabalhar com diferentes transportadoras, mesmo que não tenha contrato com elas.

 

 

Formas de envio de mercadorias mais usadas

Confira a seguir as principais formas disponíveis no módulo de envio e frete de produtos de sua loja virtual:

 

Correios

É importante ressaltar que taxas de frete muito altas podem assustar os clientes. Por isso, certifique-se de oferecer formas de envio de mercadorias que variam de prazo e de preço. 

O mais indicado para e-commerce que estão se lançando no mercado é realizar um contrato para envio e frete com os Correios.

Além de ser um serviço já conhecido dos clientes, a empresa tem tarifas que variam conforme o prazo. O cliente pode decidir por encomenda registrada, pelo PAC, que é a encomenda econômica, além das variadas opções do Sedex. 

Sendo que este último possui um serviço voltado exclusivamente para o e-commerce, o Sedex, que possui tarifas econômicas. O valor final do frete é calculado a partir do CEP informado pelo cliente.

 

 

Transportadora

Com o crescimento da empresa deve-se avaliar a possibilidade de parceria com uma transportadora, para obter descontos nas entregas e diluir o valor final cobrado do consumidor.

Negocie com a empresa de transporte estes valores planejando possibilidades de ofertas e frete gratuito, ações que certamente atraem os clientes. Seu objetivo aqui é reduzir os custos de frete e envio ao máximo, tornando-os um diferencial de seu e-commerce.

O cálculo do frete nesta opção pode ser diluído entre sua empresa, o consumidor final e a transportadora. É possível oferecer preços mais baixos para entregas nas capitais, por exemplo.

Cada transportadora oferece condições e vantagens de envio distintas. Por isso é tão importante ter várias formas de envio de mercadorias disponíveis. 

 

Entregas alternativas

É interessante avaliar formas alternativas de entrega para oferecer ainda mais opções aos clientes. Se sua loja virtual está integrada a um estabelecimento comercial físico, vale a pena possibilitar ao cliente a retirada do produto pessoalmente.

Dependendo do porte de seu negócio e de sua localização um serviço de motoboy pode ser também uma boa opção para sua empresa e para o cliente. 

Por isso, ao definir as formas de envio de mercadorias de sua loja virtual considere também estas formas de entregas alternativas.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Ofereça diversas opções de envio

Todo e-commerce em busca de vender mais, precisa oferecer no mínimo, duas formas de envio de mercadorias: a entrega expressa e a econômica.

Disponibilizar mais de uma opção de envio, fará com que o cliente decida pelo frete que mais lhe agrada.

  1. Frete rápido: para o consumidor que não se importa em pagar a mais para receber sua compra antes do prazo normal;
  2. Frete econômico: seu e-commerce também pode oferecer um valor mais baixo, buscando atender os clientes que escolhem pagar menos pelo frete e não possuem pressa para receber sua encomenda;
  3. Frete grátis: oferecer frete grátis a partir de um determinado valor de compra também pode ser interessante. Dessa maneira, sua empresa tem um lucro real em cima de cada peça e o frete acaba funcionando como um brinde, um mimo para o cliente.

 

Nesse post, você pôde acompanhar algumas das melhores formas de envio de mercadorias disponíveis. 

Agora, resta a você escolher qual delas se encaixa melhor no seu modelo de negócio e mãos à obra!

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