O e-mail marketing pode ser utilizado por marcas dos mais variados portes e segmentos para manter um relacionamento com o público e gerar vendas. A efetividade desse canal se dá pelo fato de que os envios de email são enviados apenas para pessoas interessadas no conteúdo que você deseja promover (qualquer coisa diferente disso é Spam).

 

Por isso, esse é um tipo de comunicação que você, que quer aumentar a receita gerada pela sua loja virtual, precisa explorar. O objetivo aqui é compartilhar alguns dos benefícios que fazem do e-mail marketing esse canal tão valioso, bem como oferecer dicas de como dar os primeiros passos para inseri-lo em suas ações de marketing digital

Por que e-mail marketing?

Caso você tenha alguma dúvida sobre a relevância que o e-mail marketing pode ter em sua estratégia, veja abaixo alguns dos benefícios que esse tipo de comunicação proporciona.

Um dos canais com maior retorno sobre investimento (ROI)

Apesar de ainda ser questionado por parte dos profissionais, o e-mail marketing se destaca como a alternativa mais relevante para muitas empresas, no que diz respeito às vendas.

 

De acordo com o estudo Email Marketing Industry Census, o e-mail marketing é o principal canal em termos de ROI, acima de estratégias como as de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo. Esse mesmo estudo mostrou que 70% das empresas atribuem ao email até 20% das vendas realizadas.

 

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

E-mails para quem se interessa nos seus serviços

Um dos erros mais comuns ao começar uma estratégia de comunicação por email é a compra de listas de emails. Comprar uma quantidade considerável de endereços de email para sair enviando mensagens sem nenhum tipo de critério e, principalmente, sem autorização prévia, pode ser um problema para sua empresa (em diversos aspectos).

 

Para ter um bom retorno sobre os envios realizados, dedique um tempo para criar ações que tragam pessoas até a sua marca de forma orgânica. Conteúdo em blogs, um site otimizado nos mecanismos de busca (SEO) e publicações nas redes sociais são apenas alguns exemplos do que pode ser feito para atrair novos leads para o seu negócio.

 

Independente do canal utilizado, destine um espaço com um formulário de cadastro, para os visitantes informarem email e outras informações que sejam relevantes. Se você oferece mais de um tipo de produto, por exemplo, pode aproveitar para solicitar a esses visitantes que eles informem quais são os produtos que interessam.

Comunicação personalizada

Existem diversas ações que podem ajudar você a entender melhor as preferências do público e mandar e-mails cada vez mais segmentados. Ou seja, a comunicação personalizada vai além de inserir o nome do contato ou empresa no conteúdo da mensagem (o que é importante, mas não a única coisa a se fazer).

 

Veja abaixo alguns exemplos de ações que podem ajudar você a criar envios de e-mail marketing personalizados e promover a sua loja virtual.

 

Você sabe exatamente o que é marketing digital, como ele funciona e quais os seus benefícios para seu e-commerce? Leia nosso post para aprender tudo sobre o assunto

E-mails de boas-vindas

Esse é o primeiro contato com aquelas pessoas que se cadastraram em formulários do seu site ou rede social. Por isso, lembre-se de criar uma mensagem objetiva, que indique alguns detalhes sobre o seu negócio e, de preferência, fale sobre o tipo de conteúdo que será enviado por e-mail.

 

O email de boas-vindas pode ser enviado de forma automática, de forma a dedicar menos tempo da tarefa de criar essa primeira comunicação. Importante lembrar que a automação não significa uma comunicação “robotizada”, e sim algo que ajuda você a personalizar mais se esforçando menos.

Envios com foco nos produtos de interesse

Caso seus contatos tenham informado, no momento em que se cadastraram no formulário, os tipos de produtos que interessam a eles, você já ganha uma base sobre quais produtos divulgar por email. Agora, se o usuário não informou as preferências dele, independente do motivo, você pode analisar o comportamento dele ao longo das comunicações que realizar.

 

As ferramentas de email marketing permitem, por exemplo, que você verifique a interação do contato com envios feitos anteriormente. Assim que você sabe qual o comportamento do público, é possível realizar ações ainda mais específicas, focando naquilo que mais interessa para quem recebe seu conteúdo.

 

Por exemplo: sua loja virtual conta com diversos tipos de produtos. Ao fazer um envio promovendo, digamos, cinco desses produtos, é possível criar emails posteriores a ele com base em quais produtos desse envio despertaram o interesse do público. Ou seja, se uma pessoa clicar em um link referente ao “produto x”, ela pode receber novas mensagens relacionadas a esse tipo de produto.

 

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Analisar navegação no site

Também é possível realizar envios de e-mail a partir da análise do comportamento dos contatos ao navegar no seu site. Produtos que foram inseridos no carrinho de compras e não foram adquiridos e páginas acessadas anteriormente. 

 

Para realizar esse tipo de envio, é preciso que a plataforma de e-mail utilizada para promover sua marca esteja integrada com o site. Envios desse tipo também podem ser incluídos em fluxos de automação.

Identificar oportunidades de venda

Para saber quais são os contatos mais dispostos a comprarem em sua loja virtual, você pode usar o Lead Scoring. Esse recurso consiste em dar pontos ao público que acompanha sua marca, com base na interação dele com seus envios e outros tipos de ação. 

 

A pontuação de cada contato pode ajudar você a diferenciar a comunicação com aqueles que possuem mais pontos, ou seja, os mais interessados na sua marca. A partir desse tipo de verificação, você pode criar emails com maior foco nas vendas, apresentando seus produtos e oferecendo benefícios exclusivos como incentivo para esses que são os mais engajados com a sua marca.

 

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Envios para contatos menos engajados

Além dos contatos engajados com suas ações, existem aqueles que se interessaram pela sua marca, mas acabaram deixando de acompanhar seus e-mails. O e-mail marketing também permite que você crie ações específicas para esse público, de forma a tentar recuperar a atenção deles e, se tudo der certo, gerar novas vendas.

 

Da mesma forma que nos exemplos citados anteriormente, esse tipo de ação também pode ser segmentada de acordo com os interesses que os contatos manifestaram em relação a sua marca. Além dos envios de acordo com os produtos de interesse desses contatos, você pode mandar e-mails solicitando que eles informem se possuem outros produtos de interesse ou mesmo se não desejam receber mais e-mails.

 

Se quiser saber mais sobre esse tipo de ação, leia esse artigo.

Qualificação dos processos de pós-venda

Além de ser um aliado na nutrição de leads e geração de vendas, o e-mail marketing pode ajudar (e muito!) a manter seus clientes fidelizados. Os processos de pós-venda são úteis também porque podem motivar os consumidores a realizarem uma nova compra, ou então indicar seus serviços para terceiros.

 

Com o e-mail marketing, você pode:

 

  • Solicitar feedback sobre produto adquirido, para entender se ele atendeu as expectativas do consumidor;
  • Prestar suporte sobre o produto, oferecendo conteúdos que ajudem a utilizá-lo ou mesmo oferecendo itens complementares a ele;
  • Oferecer novas possibilidades de compra, considerando o engajamento do cliente após a realização da compra para manter o foco no conteúdo personalizado;
  • Divulgar pesquisas de satisfação, para identificar, de uma forma mais abrangente, o quanto o cliente está envolvido com a sua marca. Esse tipo de pesquisa também pode ser usada como base para compreender se o cliente indicaria você a pessoas próximas, por exemplo.

 

Agora que você já conhece os principais benefícios que o e-mail marketing pode trazer para promoção da sua loja virtual, considere adotar essa comunicação em sua empresa! Combinado com outras ações de marketing digital, o e-mail vai ajudar você a manter a comunicação em dia com o público, gerando novas oportunidades de venda e mantendo o público fidelizado.

 

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