O mercado de e-commerce está a todo vapor. O acesso à internet só cresce, o poder de compra dos brasileiros tende a aumentar a cada ano e a diversidade de plataformas de acesso permite que os usuários acompanhem as ofertas em tempo real.

No entanto, assim como as demais lojas o comércio virtual também enfrenta seus problemas. Dentre eles o mais comum é o abandono de carrinho. Ou seja, quando o consumidor desiste de dar continuidade ao processo de compra mesmo após já ter adicionado algo no carrinho.

Analisando alguns pontos deste processo, bolamos algumas formas para ajudar você a reduzir a taxa de abandono de carrinho da sua loja virtual.

Considerando os três momentos de uma compra online: antes, durante e depois; também dividimos o problema em três níveis. Dessa maneira podemos encontrar a melhor maneira de solucionar esta questão de acordo com os principais motivos alegados pelos consumidores para não efetivarem a compra.

Explore o potencial do seu site

A qualidade do site, a segurança, o atendimento prestado, as opções de pagamento e o serviço de entrega são fatores decisivos para que um consumidor finalize ou não uma compra.

Organize as informações de forma simples e objetiva tornando a navegação fluída. Não se esqueça de disponibilizar canais diretos de contato entre o cliente e a loja.

Em algumas ocasiões o cliente só está planejando a compra para em outra oportunidade dar continuidade, sendo assim, a opção de salvar os produtos selecionados e retornar quando possível é de extrema importância para que as conversões em vendas aumentem.

Exiba claramente ícones referentes a segurança nas páginas de compra. Assegure diversas formas de pagamento, comprometendo-se com o sigilo das informações cedidas pelo cliente.

O valor do frete é o principal motivo alegado pelos consumidores para o abandono do carrinho. Muitas empresas viabilizam o “frete grátis”, a partir de um determinado valor em compras, inserido a taxa de entrega no valor cobrado pelo produto.

Em caso de cobrança de outras taxas deixe-as especificadas claramente para que o público não se sinta lesado e abandone o carrinho por ter tido alguma surpresa negativa.

Tenha uma experiência impecável do fluxo de compra

Por incrível que pareça mesmo depois de já terem inserido o produto no carrinho e clicado no botão “comprar” ainda há uma grande chance do cliente desistir da compra. Isso acontece por várias razões, racionais ou não.

O fluxo de compra deve ser impecável para evitar que em momento nenhum o cliente tenha dúvidas ou hesite em terminar o processo. Mas como fazer isso?

 Antes de mais nada, o seu site deve ser rápido, pois se alguma página demorar para carregar o cliente pode perder a paciência e sair. Para você ter uma ideia de como isso é grave, a Amazon calculou que a cada 100 milissegundos (isso mesmo!) de melhoria no site as vendas aumentavam em 1%. Imagine quanto dinheiro isso representa.

 

Existem diversos fatores que ajudam a determinar uma boa experiência de compra, e é por isso que neste post, apresentamos 14 dicas essenciais para você utilizar em seu e-commerce!

 

Outro fator importantíssimo são os formulários. Além de serem bem feitos e não gerarem dúvidas na hora do preenchimento (preste atenção nos botões e labels, por exemplo), a quantidade de campos deve ser muito bem pensada. Um experimento que pode ser feito é testar o que converte melhor: um grande formulário em uma só página ou vários passos com formulários menores.

Traga o cliente de volta

Em alguns casos os consumidores estão em dúvida quanto a necessidade da compra, surgem novas prioridades, ou outros empecilhos de ordem pessoal e a compra não é finalizada, mas você sabe que existe o interesse no seu produto. Mantenha contato com este potencial cliente.

Crie uma regra de envio automatizado de e-mail marketing relembrando-o da compra não finalizada e oferecendo vantagens para que ele termine seu processo de compra.

Neste post, conheça mais sobre o e-mail marketing e como ele pode mudar a visão dos seus clientes em relação ao seu negócio!

O abandono de carrinho é um problema frequente. Não poupe esforços para fazer com que seus clientes concluam as compras, pois estes consumidores estão mais favoráveis a efetivar a operação do que qualquer outra pessoa.

Esperamos que essas dicas sejam úteis!

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