Se você tem uma loja virtual, precisa se familiarizar com o teste A/B no e-commerce, afinal, eles mostram como detalhes da sua página podem fazer toda a diferença para impulsionar as vendas. Quer saber mais sobre essa estratégia? Então continue lendo este post:

O que são os testes A/B?

Os testes A/B são uma ótima técnica para aprimorar funções do comércio eletrônico, pois tudo o que precisa ser melhorando em uma plataforma é testado pelos próprios usuários que ali navegam.

 

Ao realizar esse teste no e-commerce, o lojista consegue determinar qual será o melhor layout e outras funcionalidades que estavam faltando na sua loja virtual. Ou seja, se trata de um teste que permite definir qual versão de página agrada mais os usuários e qual é a melhor maneira de aumentar a taxa de conversão de vendas.

 

O Google, por exemplo, começou a realizar esses testes em 2000: os engenheiros do buscador queriam saber o número ideal de resultados por página de pesquisa. Então, tiveram a ideia dividir os usuários do serviço, que passaram a encontrar 10, 20, 25 ou 30 links por página. Dessa forma, eles conseguiram entender o comportamento das pessoas e comprovaram que a melhor opção seria apresentar 10 resultados.

 

Outros grandes nomes da internet que também utilizam o teste A/B são a Netflix, a Amazon e o eBay.

Qual é o seu objetivo?

Os testes A/B servem para comparar o desempenho de 2 ou até mesmo mais versões de uma única página. O objetivo é, com a comparação, descobrir qual apresenta maior taxa de conversão, principalmente.

 

Com esse método, o lojista consegue descobrir as preferências dos usuários do seu e-commerce, determinar até mesmo seus padrões de comportamento e assim criar um ambiente digital muito mais agradável e navegável.

Como funciona o teste A/B para e-commerce?

Várias plataformas de e-commerce hoje possuem a função do teste A/B, mas se esse não for o seu caso, o Google te dá uma solução.

 

O Google Analytics Content Experiments é uma ferramenta gratuita para a realização de testes A/B para e-commerce. Nela, os testes podem ser realizados com diversas versões de uma mesma página, e os resultados aparecem na própria interface do Google Analytics.

 

Nessa ferramenta, você consegue:

  • comparar o desempenho de 2 ou mais páginas;
  • definir o percentual de amostra;
  • determinar os objetivos específicos para metas de conversão;
  • ser notificado por e-mail sobre todo o andamento do seu teste.

Como deu pra perceber, o teste A/B no e-commerce ajuda muito no desempenho de uma loja virtual, já que saber agradar o cliente é tudo. Pequenas alterações e detalhes podem ser o que estava travando o seu sucesso.

 

Está vendo por que você não pode ficar sem fazer o teste A/B no e-commerce? Então mãos à obra e não fique de fora do que é essencial para o sucesso da sua loja virtual! Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba as nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada!