A pergunta “como fazer uma loja virtual de sucesso?” não é respondida depois que o sua loja virtual está no ar, e sim quando ele ainda é a sua proposta de negócio. Para ter sucesso, principalmente a médio e a longo prazo, uma loja virtual precisa atrair os visitantes e fazer com que eles explorem o máximo do seu catálogo de produtos. E, de modo geral, isso só acontece com lojas que são atrativas, organizadas e funcionais.
Pensando nisso, separamos 5 dicas para que você precisa aplicar desde já para tornar a sua loja capaz de despertar o interesse de qualquer pessoa. Acompanhe:
Invista em design responsivo
Um design responsivo, que se adapta ao tamanho de tela de qualquer dispositivo, é fundamental para que o seu e-commerce seja tanto atrativo quanto funcional. Afinal, o número de pessoas que acessa a internet em dispositivos móveis (smartphones, tablets etc.) aumenta a cada dia.
Se o cliente tiver que dar zoom o tempo todo para pesquisar os produtos, logo vai se cansar e procurar uma loja com navegação mais agradável.
Crie descrições de produtos claras
As descrições de produtos que vêm do fabricante são extremamente técnicas e não servirão para convencer o cliente. Em vez disso, crie descrições únicas para cada produto.
Faça questão de fazer descrições claras, que em vez de deixar a pessoa em dúvida, cativem e ajudem a decidir se aquele é mesmo o item ideal.
Integre as redes sociais com sua loja virtual
Integrar as redes sociais, por colocar links para seus perfis em pontos estratégicos da sua loja virtual, é uma ótima maneira de ampliar o alcance da marca, além de fortalecer as chances de venda. Como?
Mesmo que a pessoa não compre nada agora, se ela passar a seguir a empresa nas redes sociais e continuar a acompanhar as novidades apresentadas pode se tornar cliente no futuro.
Não se esqueça do SEO
O SEO é parte importante da organização de sua loja e contribui para ter uma boa posição nos sites de busca. Alguns pontos de destaque a se lembrar são:
- Use URLs amigáveis (“meusite.com/produtos/” é bem melhor que “meu site.com/213341314131”).
- Faça bom uso das “title tags”, que dão a hierarquia certa para as informações nas páginas, com títulos, subtítulos, listas etc. Isso aumenta a escaneabilidade do site.
- Invista na velocidade de carregamento das páginas, algo cada vez mais valorizado pelos sites de busca — e mais ainda pelo público.
- Não ignore a meta description, aquela descrição que aparece nos sites de busca logo abaixo do título. Ela atrai os visitantes e aumentará muito as visitas a sua loja virtual.
Capriche nas fotos dos produtos
As fotos estão entre os elementos que mais chamam a atenção na hora da compra, já que o produto não esta à disposição como em uma loja física. Então, capriche: tire várias fotos de qualidade dos produtos e, se possível, ofereça até uma visão de 360 graus para dar a impressão de imersão.
Gostou de saber como fazer uma loja virtual que se destaca da concorrência? Então, continue com a visita em nosso blog e leia o post “Qual a importância dos termos de uso para seu e-commerce?”.