Se você chegou até esse post quer dizer que andou pesquisando sobre o WhatsApp Business e já deve ter uma ideia de como esse aplicativo pode ser revolucionário para o seu negócio.
A notícia dessa novidade se espalhou rápido e já possui muitos adeptos, e por que você não seria um deles? As vantagens que o WhatsApp Business apresenta para os pequenos e médios varejistas são muitas, as funcionalidades são maiores ainda!
Talvez esteja na hora de seu negócio começar a inovar o atendimento ao cliente por meio de mensagens, utilizando o WhatsApp Business, que veio na hora certa para o aperfeiçoamento da experiência do cliente durante a compra dos seus produtos!
Se deseja saber o que é, como funciona e qual a finalidade do WhatsApp Business, você está no lugar certo, leia até o final e saia daqui preparado para aumentar as vendas e ver a sua empresa crescer exponencialmente! Confira!
O que é o Whatsapp Business
O Whatsapp Business é uma aplicativo gratuito disponível para Android e IOs para atender a pequenos negócios, ajudando-os a se expandir. Esse app ajuda aos empresários a interagir de modo fácil, prático e até automático com seus clientes, com muitas ferramentas de automatização, de forma a oferecer suporte ao cliente de forma muito mais rápida; e organização, possibilitando a categorização e classificação dos consumidores.
Claro que se você não possui um negócio, não há necessidade de usar o WhatsApp Business. Você pode continuar utilizando sua conta do WhatsApp Messenger gratuitamente para conversar com amigos, familiares e empresas.
Porém, se você tem um loja, e principalmente, uma loja virtual, o WhatsApp Business com certeza será muito útil para o dia a dia do seu negócio. Também pode trazer mais profissionalismo, uma vez que esse aplicativo possibilita a criação de um perfil comercial, onde você pode exibir informações importantes, como o endereço, o email e o site da empresa. Além de incluir estatísticas sobre quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas.
Diferença entre o WhatsApp Business e o WhatsApp
Caso queira, você pode continuar usando o WhatsApp Messenger e baixar o WhatsApp Business no seu celular. Mas, é recomendado que você separe os números de telefone pessoais e comerciais.
O WhatsApp Business é simplesmente uma nova versão do WhatsApp Messenger, porém com novos recursos exclusivos para atender a empresas comerciais e, ao usar o WhatsApp Business, você pode deixar a abordagem do seu negócio mais profissional.
Alguns desses recursos, incluindo os citados anteriormente, existem:
Possibilidade de criar um Perfil Comercial
A sua empresa pode disponibilizar no perfil do WhatsApp informações importantes, como o link para o site ou loja virtual, a localização da loja física, informações de contato, endereço de e-mail e até horário de funcionamento.
Mensagens automáticas
É uma ferramenta de mensagens para negócios que fornece um meio de comunicação mais eficiente com os clientes, as mensagens automáticas podem ser de ausência, que indica quando você está ausente, quando o negócio não está no horário de funcionamento ou para saudar um consumidor que entrou em contato com a sua empresa pela primeira vez.
Respostas rápidas
Elas possibilitam salvar e reutilizar mensagens enviadas com frequência para responder a perguntas comuns de maneira rápida, prática e eficiente.
Etiquetas
Organize e categorize seus contatos ou conversas com etiquetas para gerenciá-los e encontrá-los novamente com facilidade, economizando muito o seu tempo.
Utilização de número fixo
Com o WhatsApp Business é possível usar o número de telefone fixo, e seus clientes podem enviar mensagens para este número.
Também é possível usar o WhatsApp Business e o WhatsApp no mesmo aparelho, porém com números de telefone diferentes.
Outra possibilidade é utilizar um aparelho celular especificamente para uso profissional. Assim é possível reduzir os riscos de engano de envio de mensagem e será mais fácil deixar claro qual o período de funcionamento do seu negócio, sem comprometer suas relações pessoais.
API do WhatsApp Business
Feito para empresas de médio e grande porte; a API do WhatsApp Business possibilita uma comunicação eficiente e direta com clientes em qualquer lugar no mundo através do WhatsApp, sempre de maneira segura e confiável.
O WhatsApp Business também inclui todos os recursos do WhatsApp Messenger.
Como usar o Whatsapp Business
Criando um Perfil Comercial
Com certeza o tópico acima te convenceu a começar a usar o WhatsApp Business como ferramenta de atendimento ao cliente da sua empresa. Se esse é o seu desejo, você está no caminho certo!
Agora só falta baixar o aplicativo e colocar o número comercial da sua empresa. Depois disso, crie seu Perfil Comercial no WhatsApp Business, essa será a primeira sugestão do aplicativo. Inclua informações úteis para seus clientes, como seu endereço físico com direito a mapa, descrição clara e objetiva da sua empresa, horário de funcionamento, endereço de e-mail e site.
O WhatsApp, ao verificar que a sua conta pertence a uma marca autêntica, seu perfil terá um ícone verde, que indicará aos usuários que a conta é verificada. Ao confirmar se o seu número de telefone corresponde ao número de telefone da empresa, o WhatsApp colocará um ícone cinza no seu perfil.
Caso a sua conta no WhatsApp Business ainda não tenha sido confirmada ou verificada, um ícone cinza com um ponto de interrogação será colocado em seu perfil comercial. Uma empresa não pode solicitar ou pagar para ter uma conta verificada ou confirmada. A verificação de empresas é baseada em diversos fatores, por exemplo, se a marca é conhecida, de acordo com Mark Zuckerberg, dono e um dos fundadores do Facebook, que comprou o WhatsApp.
Respostas rápidas e mensagens automáticas
Sobre as Respostas Rápidas no WhatsApp Business, você pode cadastrá-las acessando o menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa, onde você pode escolher entre editar três tipos de mensagens:
- Mensagem de ausência;
- Mensagem de saudação;
- Respostas rápidas.
Basta tocar em (+) para adicionar uma mensagem. Você pode escrever um texto e até incluir emojis. Também é possível definir até três palavras-chave. Em cada conversa, acione a barra / e busque a mensagem automática mais adequada para responder seu cliente.
Um modo muito útil para utilizar esse recurso é criando uma mensagem de ausência para quando não conseguir responder aos seus clientes naquele momento ou criando uma mensagem de saudação para apresentar o seu negócio.
Esse recurso mostra-se muito eficiente para economizar o pouco tempo que um empresário tem, uma vez que é possível salvar as mensagens enviadas frequentemente e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que a empresa recebe.
Usando as Etiquetas
Para usar as etiquetas no WhatsApp Business é fácil e pode ajudá-lo a encontrar seus clientes eficientemente. Toque em Configurações > Etiquetas para ver as etiquetas padrão do próprio aplicativo: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado. É possível criar etiquetas novas em (+), mas a cor é automática.
Também existe outro modo: na conversa, abra o menu de três pontos e toque em “adicionar etiqueta à conversa”. Escolha qual tag deseja incluir ou crie uma nova nesta mesma tela. Mantenha as etiquetas sempre atualizadas para tornar essa funcionalidade sempre útil para você, realizando a própria função: organizar e categorizar.
Acompanhando as estatísticas
O WhatsApp Business oferece acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas pelos clientes. Para acessar as suas estatísticas vá até o menu de três pontos > Configurações > Configurações da Empresa > Estatísticas, prático, não é?
Em Estatísticas, você confere um resumo do volume total de mensagens enviadas, mensagens entregues, mensagens lidas e mensagens recebidas.
Porém, não há gráficos ou dados complexos, e não são acessíveis via computador, apenas pelo celular.
Qual a finalidade do Whatsapp Business
Segundo Zuckerberg: “Em um ano, milhões de pequenos negócios usaram o WhatsApp Business para se comunicar com os seus clientes. Agora, estamos lançando uma nova ferramenta, Catálogo de Produtos. Você conseguirá ver facilmente o que está disponível de cada empresa”.
Isso quer dizer que empresas que não tem uma loja virtual, ou que não vendem online de modo geral, poderão usar um novo recurso no WhatsApp Business que disponibiliza um catálogo de produtos aos usuários, aumentando o alcance da marca e, consequentemente, as vendas!
Isso mostra que o WhatsApp Business pretende ser um aplicativo que facilita as vendas dos comerciantes físicos e onlines. O objetivo dele, atualmente, é ser um mecanismo que melhora o atendimento e experiência do cliente com a sua empresa, e vem cumprindo essa função, já que milhões de pequenos negócios usaram o WhatsApp Business para se comunicar com os seus clientes no último ano.
Sendo assim, a sua finalidade ao usar o WhatsApp Business no negócio deve ser abordar uma nova forma de comunicação direta com os consumidores dos seus serviços e mercadorias. E, obviamente, ter o objetivo de aumentar as suas vendas e tornar sua marca mais conhecida. Toda estratégia de marketing, divulgação e comunicação da sua empresa deve ter um objetivo, inclusive o WhatsApp.
É preciso determinar como será a abordagem da empresa pelo aplicativo, como serão feitas as comunicação e fazer um planejamento do atendimento e venda. Se o seu desejo é aumentar as vendas é necessário determinar quais serão as metas a atingir e depois dobrá-las! Por que não? O WhatsApp Business tem se apresentado como uma forma de ganhar dinheiro para muitos empresários.
Atingir seus objetivos aliando o WhatsApp Business as outras mídias online
Depois de definir seus objetivos e metas ao usar o WhatsApp Business, é preciso tornar esse app muito mais vantajoso, aliando suas estratégias de comunicação com os consumidores com outras estratégias, como: marketing de conteúdo e redes sociais.
O conhecimento do mercado e nicho em que seu negócio atua é de extrema importância, uma vez que é tendo este conhecimento que você saberá que é o seu público. No mercado digital, é preciso fazer campanhas de divulgação certeiras para somente aquelas pessoas que realmente têm interesse na sua marca e nos seus produtos.
Ao usar as redes sociais em que seus possíveis e atuais clientes estão presentes para interagir com eles juntamente do WhatsApp Business pode gerar resultados surpreendentes.
Quanto maior e de qualidade o marketing da sua empresa, maior serão as vendas e atração de clientes. E é aí que o WhatsApp Business entra, já que é por meio dele que a comunicação direta com os consumidores acontecerá.
Dicas de atendimento pelo WhatsApp Business
Para usar o potencial do WhatsApp Business ao máximo fique atento ao modo como atende seus clientes, pois isso irá se reverter nos seus resultados de vendas.
Seja prestativo, paciente e claro ao atender seus clientes. Apresente sempre apenas informações pertinentes, responda de forma a resolver todas as dores e dúvidas de seus clientes. Para isso, não se esqueça também de criar um link do WhatsApp e facilitar o início de conversas com seus clientes.
Seja rápido, otimize os seus processos e esteja sempre atento a garantir a satisfação do seu consumidor. O ideal é que você faça perguntas certeiras, pois nem sempre o consumidor sabe o que quer ou qual é a dúvida que tem.
Desse modo, sua marca se tornará conhecida pelo ótimo atendimento e, com certeza, realizará mais vendas!
Ah! E não se esqueça de pedir o feedback dos seus clientes. Garanta que você tenha conhecimento das experiências boas e ruins de seus clientes, crie uma maneira simples de receber feedback.
Catálogo de Produtos do WhatsApp Business vs. Instagram Shopping
“Em um ano, milhões de pequenos negócios usam o WhatsApp Business para se comunicar com os seus clientes. Agora, estamos lançando uma nova ferramenta, Catálogo de Produtos. Você conseguirá ver facilmente o que está disponível de cada empresa”, afirmou o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.
O WhatsApp Business irá disponibilizar em breve um funcionalidade que empresas apresentem catálogos de produtos no app para seus contatos, de acordo com Zuckerberg no dia 30 de abril em uma conferência anual de todas as empresas vinculadas ao Facebook, o que inclui, além do próprio, o Instagram, o WhatsApp.
Essa ferramenta ajudará pequenas empresas que não possuem loja virtual própria a venderem mais e manterem o contato com os clientes. Além disso, esse novo recurso incentiva as essas mesmas empresas a investirem no uso de plataformas como o WhatsApp Business.
Mas, além disso, o WhatsApp Business também possibilita que e-commerces aumentem suas vendas e adicionem mais um meio de comunicação e atendimento de clientes, mostrando-se então muito vantajoso para vários tamanhos e espécies de negócios.
Com esse catálogo de produtos, você consegue nomear produtos e serviço, adicionar descrições, preços, fotos e link para o pagamento. Ele fica disponível para visualização para qualquer pessoa que tenha seu contato e é possível enviá-lo para um contato do mesmo jeito que uma imagem é enviada pelo aplicativo. Muito interessante, não é?
Esse recurso lembra o Instagram Shopping, que é uma ferramenta no Instagram que funciona como uma marcação de produtos e de uma aba chamada “Comprar” no perfil, a ideia é que descobrir e adquirir produtos no Instagram se torne mais fácil.
Ela funciona assim: cada post possui um ícone ‘’Toque para ver’’ no lado esquerdo inferior das fotos que ao ser tocado mostra os produtos na publicação, que podem ser até cinco marcados ou nove em carrossel. Caso a marcação seja clicada, uma nova aba é aberta mostrando a informações importantes da mercadoria, sem sair do app. O usuário só é direcionado para a página do produto na loja virtual da empresa caso clique em ‘’Comprar’’.
Porém, no Instagram Shopping é prefil que você tenha uma conta comercial para usá-lo e um e-commerce. Também é preciso que o negócio venda produtos físicos que estejam de acordo com as políticas comerciais do Instagram, além de muitas outras exigências. Por isso, vender pelo Instagram Shopping pode ser mais difícil que vender pelo WhatsApp Business.
Mas, se seu objetivo é vender pelo Instagram, essa ferramenta pode ser muito útil e vantajosa para quem já tem uma loja virtual. O seu cliente estará muito mais próximo do seu produto e conseguirá efetuar a compra com mais agilidade.
Com o Instagram Shopping o caminho da jornada de compra do cliente fica mais curto e, com certeza, haverá um aumento significativo na taxa de conversão dos seus consumidores que vêm do Instagram.
Outra novidade: WhatsApp Payments
Outra novidade também exposta por Zuckerberg na conferência anual do Facebook é o WhatsApp Payments. De acordo com ele, a opção de pagamentos pelo WhatsApp está, atualmente, em teste na Índia e depois seguirá para o resto do mundo.
Este recurso possibilita que os usuários façam transferências de de forma simples pelo aplicativo, semelhante ao WeChat, aplicativo chinês. O cliente poderá pagar ao vendedor dentro do aplicativo, sem interferências ou sem ser redirecionado para páginas na web.
Essa nova funcionalidade pode revolucionar o comércio online, uma vez que facilita muito as operações de compra dos consumidores pela internet.
Nesse post, você viu várias informações sobre o WhatsApp Business, o que, como funciona, como usá-lo, quais estratégias seguir e qual a sua diferença do WhatsApp Messenger. Além das novidades que estão por vir neste app, como o Catálogo de Produtos e o WhatsApp Payments.
Espero ter resolvido suas dúvidas e atendido suas expectativas. Agora você já pode baixar o WhatsApp Business e começar a adotar novas estratégias de vendas para o negócio bombar! Boa sorte!
Até a próxima!
Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.