Você já se perguntou, porque criar uma loja virtual nos dias de hoje se tornou algo tão lucrativo?

As vendas online vem aumentando cada vez mais com o passar dos anos, uma loja virtual apresenta inúmeras vantagens, tanto para quem compra, quanto para quem vende. 

Uma das maiores vantagens para os lojistas virtuais é a capacidade de conseguir alcançar um público cada vez maior, consequentemente aumentar seu número de clientes, enquanto no varejo tradicional, seus consumidores são limitados apenas em uma determinada região.

Indiferente do seu nicho, criar uma loja virtual é uma das escolhas mais sábias a se fazer, isso porque a possibilidade de crescer seu negócio no mundo virtual é bem maior.  

O conforto que essa modalidade de venda proporciona também é super atrativo. Poder comprar de qualquer lugar e a qualquer hora, seja do dia ou da noite, basta apenas ter conexão com a internet. 

Além disso, o processo de compra online é super simples e prático, não necessitando de muitos colaboradores para fazer o negócio funcionar.

Leia o artigo e descubra agora o passo a passo para criar uma loja virtual do zero.

 

1- Defina seu nicho de mercado

No mundo atual existem infinitas possibilidades e oportunidades de trabalhar. De certo modo isso é muito bom, mas em contrapartida as oportunidades são tantas que podem acabar gerando confusão. 

Por isso, é essencial trabalhar em um nicho que esteja ligado a coisas que você gosta de fazer, pois futuramente seu negócio irá ocupar grande parte do seu tempo. 

Portanto não adianta escolher seu nicho baseado nos nichos que estão dando resultado ou porque seu amigo disse que o nicho X ou Y é melhor, na hora de criar sua loja virtual escolha o nicho que você tem mais interesse.

 

 

2- Faça uma pesquisa dentro do seu nicho de mercado

Para criar sua loja virtual, é importante que você estude e conheça a fundo sobre seu nicho de mercado, busque se tornar um especialista nele.

Realize uma pesquisa profunda sobre o nicho em que você está querendo atuar, pesquise os produtos, os concorrentes, converse com clientes em potencial, acesse sites e blogs com autoridade no assunto, portais de notícia, converse com pessoas bem sucedidas no segmento. 

A partir disso, pense na melhor forma de fazer diferença nesse segmento.

 

3- Defina sua persona

O que é uma persona? A persona representa a figura ideal para o negócio, quem seria seu público ideal?

Um dos pontos cruciais para atingir o sucesso na hora de criar uma loja virtual é definir uma persona para você trabalhar.

Querer vender tudo para todo mundo é a ideia que a maioria dos lojistas tem, mas na prática de quem vende online, as coisas não funcionam assim. 

É necessário criar uma comunicação clara para seu negócio, e para isso, ela precisa ser direcionada para um público específico. Portanto, criar uma persona é essencial para o sucesso do seu negócio.

 

 

Sabia que criar uma loja virtual é muito mais fácil que você imagina?

 

4- Defina seus fornecedores

Procurar fornecedores no Google pode ser uma boa ideia, porém nem tudo são mil maravilhas. 

Você até pode encontrar fornecedores relevantes na Internet, entretanto eles podem não ser os melhores parceiros para esse período inicial em que você quer criar sua loja virtual. 

Procurar na internet é bom, mas não deixe de visitar seus concorrentes, tentar achar os fornecedores deles, frequentar uma feira do seu nicho, ou um congresso para encontrar fabricantes, fornecedores quem sabe até importadores do produto em que você deseja vender online.

 

5- Escolha seu nome

Se você quer criar uma loja virtual nesse momento, um dos passos iniciais é definir o nome dela.

Para isso basta sua criatividade, o único ponto em que você deve se atentar é se já existe alguém trabalhando com esse nome e se já existe um domínio registrado nesse nome.

 

6- Registre seu domínio

Após escolher um nome, registrar seu domínio é o próximo passo, então escolha por exemplo: “www.minhaloja.com.br”. 

Utilizar .com.br é obrigatório. Uma boa dica é utilizar .com.br pois quando o visitante buscar por .com ele já será redirecionado ao seu site.

 

 

7- Criando o visual da sua marca

O primeiro passo quando você estiver criando o visual da sua loja virtual é definir o seu logo, existem diversas ferramentas online que podem te ajudar a fazer isso.

Na hora de montar sua logo, busque criá-la baseado pensando na imagem que você quer passar com sua marca, a mensagem que você quer passar. 

Com o tempo, caso você queira, é legal contratar um profissional para montar uma identidade visual para sua empresa, com cores, com imagens para redes sociais, modelos de anúncios, de banners

Isso vai ajudar você na hora de criar sua loja virtual, fazer com que ela tenha uma identidade autêntica e marcante.  

 

 

8- Monte um estoque inicial do seu produto

Montar seu primeiro estoque, não precisa necessariamente comprar muitos itens já que estamos falando de um estoque de validação, escolha alguns produtos dos quais sua marca irá vender. 

Depois tente encontrar uma forma de vender esses produtos, como se fosse realmente um teste, verifique se sua comunicação está correta, se seu público alvo é o certo, se você está conseguindo atingir o público certo com a mensagem certa para vender online o produto que você tem.

Para realizar essa etapa de validação é necessário criar o perfil da sua empresa nas redes sociais. Facebook e Instagram são indispensáveis para qualquer marca nos dias de hoje. 

Por mais que você não vá começar seu negócio nesse momento, criar sua fanpage e seu perfil no Instagram é essencial, começar a atrair pessoas e criar conteúdo para movimentar e engajar as pessoas. Isso com o intuito de inserir seus produtos dentro dessa comunicação e validar seu negócio.

 

Leia este post e aprenda sobre o controle de estoque e a sua importância para o sucesso de seu negócio!

 

9- Escolha a plataforma de e-commerce ideal

Após a validação do seu produto, você precisa escolher qual plataforma irá utilizar.

As duas principais opções são: investir em desenvolvimento para montar seu site ou optar por uma plataforma de e-commerce.

A vantagem da primeira opção é a flexibilidade para ser customizado, entretanto, estamos falando de um projeto bem caro, por isso existe a necessidade de contratar uma agência especializada no assunto, além disso, trata-se de um projeto que demoraria meses.

 

 

10- Divulgue sua loja

Depois de possuir a validação do seu produto e criar suas redes sociais, a próxima etapa é a divulgação.  

Você pode continuar divulgando nas redes sociais, quem sabe fazer alguns anúncios, trabalhar a indexação da sua página no Google, buscar influenciadores para fechar uma parceria e eles divulgarem sua marca para a audiência deles.   

 

 

Criar uma loja virtual na atualidade com certeza é uma boa opção para o lojista que busca aumentar o alcance da sua marca e crescer seu número de conversões. 

Nesse artigo você pode acompanhar o passo a passo de como criar sua loja virtual do zero, agora resta a você colocar todas essas dicas em prática. 

Boas vendas! 

Leia também:

Não se esqueça de inscrever em nosso blog. Toda semana temos vários posts com muitas dicas e novidades para fazer o seu negócio ir a mil! Siga a gente em nossas redes sociais também: TwitterFacebookInstagramLinkedIn YouTube.