Vender online é difícil, complicado e frágil. Mesmo assim, nesses últimos 10 anos que trabalho com e-commerce é assustadora a quantidade de lojas que não usam seu principal recurso, a própria história, para gerar mais vendas.

 

É algo poderoso e pouco usado, principalmente por lojistas iniciantes ou com foco exclusivo em marketplaces.

 

Entendo que negligenciar sua reputação, suas entregas, a avaliação positiva dos clientes recurso é como Lion não usar a espada de Thundera ou He-man esquecer de conjurar os poderes de Greyskull.

Cliente online é desconfiado

Falar de desconfiança até parece brincadeira, pois o cliente de e-commerce é desconfiado quando espião da ABIN. Quando ele gosta de uma oferta em uma loja desconhecida, ele vai fundo na pesquisa antes de fazer a compra.

 

Ele busca uma página Quem Somos e espera uma história realista e consistente. Ele busca uma página com depoimentos de clientes e espera comentários honestos. Ele visita TODAS as redes sociais disponíveis na loja e analisa o tipo de interação da loja especialmente quando há problemas. Ele busca no Google “loja XXXX é confiável?”

 

Preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Não perca!

 

Resumindo, cliente novo não quer saber de solução. Quer saber como a loja resolve os problemas, como ela gerencia cliente chato, atraso na entrega e assim por diante. Quer saber se a loja existe e entrega pedidos. Quer saber se tem gente de carne e osso por trás dela.

Como fazer para alavancar sua reputação

A primeira coisa é caprichar na sua página Quem Somos. Ali, conte sua história, suas vitórias e onde você está.

 

Se sua loja é muito nova, grave um vídeo expondo seu rosto. Mostre sua cara e o que você vende. Fale da história pessoal que você possui caso não tenha trajetória empresarial. Coloque sua cara a tapa.

 

Depois você precisa garantir visibilidade para os comentários de seus clientes. A forma mais simples e preguiçosa de fazer isso é publicando prints de e-mails, whatsapp e directs em uma página extra da sua plataforma.

 

Por fim você só deve trabalhar nas redes sociais que fizer bem. Gosta de Youtube e despreza Instagram? Por favor, publique apenas link do Youtube na sua loja.

 

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