Ano novo, novos projetos, novas ideias, afinal, estamos em época de renovação, não é mesmo? Para os que pretendem montar uma loja virtual do seu negócio e para os que almejam dar “cara nova” a seus portais de e-commerce, pensar na experiência do usuário é uma parte essencial para alcançar o sucesso.

 

Que tal rever alguns pontos da sua loja virtual a fim de otimizar a user experience do seu visitante?

Navegação

Quando falamos em navegação, estamos nos referindo ao fluxo do site, como as informações estão dispostas de modo a facilitar ao máximo que o usuário consiga finalizar com sucesso a tarefa de, no caso de um e-commerce, adquirir um produto ou serviço.

 

Categorias bem definidas e visíveis, que proporcionem ao usuário rapidez em encontrar um grupo específico de produtos, bem como filtros que otimizem ainda mais a listagem, dando destaque a uma seleção cada vez mais atrativa aos interesses, são pontos que, trabalhados corretamente, proporcionam uma boa user experience ao seu visitante.

 

Trabalhar com o feedback do caminho percorrido pelo site, utilizando-se do chamado breadcrumb, que traduzindo para o português significa “migalha de pão”, permite ao usuário não somente retroceder a outras etapas do processo, sem a necessidade de utilizar excessivamente o botão “voltar” do navegador, como também mostra exatamente onde ele se encontra em meio a tanta informação.

 

 

Tais componentes despoluem a navegação e evitam causar a sensação de cansaço no usuário que estiver interessado nos seus serviços, uma vez que sua experiência será mais objetiva e prática.

Design

O design do seu layout tem um peso enorme na qualidade da user experience, ele é responsável por criar os padrões de estilo, assim como a hierarquia visual dos diversos elementos que compõe o todo, de modo a torná-lo dinâmico e polido.

 

Pensando nisso, uma boa paleta de cores pode evitar que o site pareça muito pesado e cansativo; o bom uso de banners e outros elementos visuais, na medida certa, tornam a página mais interessante e apuram a curiosidade de quem está ali procurando o produto ideal; uma escolha de fontes legíveis e que evitem a fadiga, proporcionam conforto ao consumidor durante a navegação pelo site.

 

 

É importante trabalhar para que o visual final não fique muito carregado de informações, imagens, textos, botões e publicidades, prejudicando a user experience do seu cliente. Lembre-se que espaços vazios também são essenciais na construção de um ambiente visualmente leve!

 

Conteúdo

Você já teve a experiência de acessar uma loja virtual procurando um produto e não encontrar informações sobre ele na loja? Ou até mesmo ser bombardeado por informações excessivas e mesmo irrelevantes sobre aquele produto?

 

A descrição do produto é um elemento importante para dar credibilidade e segurança a seu cliente, visto que ele não terá em mãos a mercadoria que deseja para poder avaliar-la antes da compra, logo, considere sempre ressaltar as informações importantes do produto.

 

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Destaque suas qualidades, abra espaço para avaliações de pessoas que já o adquiriram… mas não fuja do foco! Se são tantas informações que torna-se difícil identificar as principais, então o seu conteúdo está estruturado de forma errônea.

 

 

Tão importante quanto as informações sobre o seu negócio, também devem ser explícitas e sucintas informações como valor de frete, formas de pagamento, políticas de devolução, troca e reembolso, enfim, todo e qualquer conteúdo que possa interessar o comprador, seja para esclarecer dúvidas, ou contar um pouco sobre a história da marca.

 

Atenção para não pecar pelo excesso ou pela falta daquilo que é essencial ser apresentado ao usuário.

Usabilidade

Já reparou em como um site de e-commerce se comporta? Seus padrões, suas etapas, organização e todo o passo a passo, do início ao fim da compra?

 

Analisando a evolução das lojas virtuais ao longo dos anos, certos padrões de comportamento do usuário foram levados em consideração para criar um flow fluxoagradável durante todo o processo de compra.

 

Um exemplo forte disso seria o checkout, uma vez que o mesmo possui sempre o mesmo padrão, por mais que possam existir informações diferentes, mais etapas ou menos dependendo da loja. Sempre nos deparamos com ‘login’, ‘forma de envio’, ‘forma de pagamento’ e ‘conclusão’.

 

 

Dessa forma, por mais que seja importante inovar e apresentar diferenciais, evite desvios desnecessários em áreas que demandam mais agilidade e praticidade, principalmente naquelas que já se tornaram um costume para o consumidor online.

 

Otimização

Após todos esses pontos serem considerados na sua loja virtual, chegou o momento de pensar no que pode ser feito para tornar a user experience ainda mais agradável, perceber o que pode ser acrescentado ou retirado do seu layout de modo a torná-lo cada vez melhor.

 

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Neste contexto, evitar que o usuário cometa erros é algo extremamente positivo. O uso da chamada Busca Inteligente evita que, durante a pesquisa de um item, o potencial cliente seja direcionado a uma página em branco por digitar o nome do produto errado ou incompleto.

 

Um outro artifício para otimizar a user experience seria o uso correto de ícones e imagens que podem tornar o layout mais interativo, intuitivo e interessante, evitando o uso excessivo de botões muito grandes.

 

Mais um exemplo é o uso do Login Social ao efetuar compras no site, uma vez que muitos usuários perdem o interesse em finalizar um pedido caso seja solicitado o preenchimento de formulários grandes, podendo até inserir informações incorretas para pular esta etapa.

 

Tal método evita tanto a criação destas contas “falsas” como agiliza a interação do cliente com a loja, podendo ser um atrativo para compras futuras do mesmo.

 

 

Percebeu como pequenas mudanças no seu layout podem impactar positivamente a user experience?

 

Atualmente, é possível encontrar empresas especializadas em e-commerce que proporcionam ao empresário todo o suporte e ferramentas para se criar um portal de vendas profissional e de alta usabilidade para impulsionar o seu negócio.

 

Ainda assim, é essencial ter sempre em mente o tipo de experiência que você deseja proporcionar ao seu cliente.

 

Tente sempre colocar-se no lugar dele e atente-se às necessidades do seu público alvo, muitas vezes, um detalhe faz toda a diferença.

 

Espero que as dicas de hoje tenham te ajudado a descobrir novas maneiras para proporcionar uma melhor user experience ao seu visitante.

 

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