O marketplace da Amazon é a primeira plataforma de marketplace do mundo. Com isso, seus vendedores têm acesso a uma série de vantagens e resultados no e-commerce para vender online com sucesso.
Se você quer saber as vantagens de vender online no marketplace da Amazon, confira esse post:
1 – Venda mais online
O marketplace da Amazon tem milhões de clientes ativos todo mês, visitando o site em busca dos mais variados produtos.
A Amazon possui mais de 300 milhões de contas ativas por mês e mais de 170 milhões de visitantes únicos, com mais de 100 bilhões de rendimentos.
Portanto, é a melhor opção para a maioria dos compradores na hora de comprar algo online ou vender online.
Quando o varejista lista seus produtos no marketplace da Amazon, automaticamente adquire mais credibilidade e confiança por parte do público consumidor.
O marketplace atrai inúmeros compradores para a plataforma, inclusive em países onde vender online ainda não é algo tão comum na vida dos consumidores.
2 – Venda internacionalmente
Os números não mentem: com uma base de mais de 300 milhões de contas de clientes ativas e mais de 170 milhões de visitantes únicos por mês com mais de 100 bilhões de rendimentos, a Amazon é o primeiro lugar para a maioria dos compradores.
O marketplace da Amazon é uma das maiores e mais confiadas plataformas para fazer compras e vender online no mundo.
Para que uma loja comece a vender online para o mundo todo, ela precisa traduzir o seu site para diferentes idiomas, seja uma loja de roupas ou até mesmo de uma fabricante de balcão promocional expositor.
Isso custa tempo e dinheiro, além de não ser vantajoso para quem está começando agora. O marketplace da Amazon poupa esse esforço e permite que um pequeno negócio se expanda para vender online em qualquer país.
Isso permite que um varejista teste, de maneira rápida, se os seus produtos interessam ao mercado global, apenas com a criação de uma listagem na Amazon local.
Então, uma loja de produtos para casa que venda apenas no Brasil, pode começar a exportar seus produtos para países como os Estados Unidos para vender online com muito sucesso no marketplace da Amazon.
3 – Baixo custo com marketing digital
A plataforma de marketplace da Amazon obviamente atrai, naturalmente, milhões de clientes interessados por mês.
Sendo assim, dependendo do nicho da sua empresa, por estar inserida em um mercado aglomerado, pode começar a vender online no mesmo dia que se cadastrar no marketplace da Amazon, sem investimentos em marketing.
Ou seja, não há um investimento inicial para atrair o cliente e começar a vender online.
4 – Não precisa se preocupar com estoque
A Amazon FBA (Fulfillment By Amazon) é o armazém de estoques, gerente e remetente do marketplace da Amazon.
A Amazon possui mais de 100 centros de distribuição ao redor do mundo, logo, o vendedor tem a opção de enviar todos os seus produtos do estoque em massa para um deles.
Lá seus produtos podem ser armazenados, embalados e enviados para os clientes sem que você precise se preocupar.
Portanto, além de não precisar se preocupar mais com estoque para vender online no marketplace da Amazon, os produtos são qualificados automaticamente para o frete Amazon Prime, e priorizados para o Buy Box, o que gera um impacto muito positivo para as suas vendas no marketplace da Amazon.
5- Variedade de nichos de mercado
São muitos os nichos de mercado vendidos no marketplace da Amazon, que abrangem os principais segmentos procurados por quem faz compras online.
A lista de categorias e subcategorias vendidas na Amazon foi pensada para acompanhar as tendências de mercado e de busca, para que o consumidor possa encontrar tudo o que precisa em um mesmo lugar.
Essa variedade de categorias só traz benefícios. É possível vender online desde produtos de fabricação própria, até praticar a revenda.
Um mesmo vendedor pode atuar em diferentes nichos, aumentando assim seu alcance de vendas mas sem ter um problema de gestão, já que todo o acompanhamento dos pedidos é feito em um só lugar.
Confira as principais categorias do marketplace da Amazon que você pode vender online:
6- Planos de venda
Ao vender online no marketplace da Amazon, você pode optar por dois planos de vendas diferentes, o individual ou o profissional. Cada um com custos e benefícios particulares, pensados para atender os diferentes tipos de vendedores.
Cabe a você analisar o que mais se adequa às necessidades da sua marca, mas, não se preocupe, é possível optar por um plano e depois trocá-lo.
O cadastro no plano de vendas individual tem mensalidade gratuita, você irá pagar R$2,00 por item disponibilizado na loja, mais o valor da comissão por cada venda. Este plano é recomendado para quem pretende vender online até 10 produtos por mês.
Benefícios do plano individual:
- Adicionar novos produtos no catálogo do marketplace da Amazon;
- Usar a página de ajuda na Seller Central;
- Acesso aos treinamentos de vendas e da plataforma através da Amazon Seller University;
- Apoio da equipe de suporte ao vendedor;
- Receber à vista pelas compras parceladas.
Já o plano de vendas profissional inclui uma mensalidade de R$19,00, mas não é preciso pagar a tarifa por item, somente a comissão por cada venda realizada. É um modelo que foi pensado para indivíduos, pequenas e grandes empresas, que planejam vender online mais de 10 produtos por mês.
Benefícios do plano de vendas profissional:
- Todos os recursos oferecidos no plano individual;
- Upload em massa de produtos;
- Gerenciar o inventário por relatórios disponibilizados pelo marketplace da Amazon;
- Espaço para ganhar a oferta em destaque;
- Configurar o frete da maneira que você opera;
- Adicionar vários gerenciadores para cuidarem da mesma conta.
É possível mudar de plano a qualquer momento, sendo que o plano profissional conta com 3 meses gratuitos para teste.
7- Painel de gerenciamento
A Seller Central é a ferramenta de gerenciamento de seus anúncios dentro do marketplace da Amazon. A partir dela é possível fazer o cadastro de produtos, organizar seu catálogo, responder mensagens de clientes, acompanhar os dados de inventário e analisar todos os relatórios referentes à performance da sua loja.
Logado na página de vendedor, você também terá acesso a conteúdos exclusivos de como realizar e melhorar cada etapa envolvida na venda, desde configurações de frete, promoções, pagamentos, criação de anúncios e até mesmo como solucionar uma suspensão de conta, por exemplo.
8- Variedade de frete
O valor do frete faz toda diferença na experiência de compra do cliente no e-commerce, é um fator decisivo para vender online e criar estratégias mais efetivas.
O frete no marketplace da Amazon já é pré definido, oferecendo uma sugestão para o vendedor, com base nos custos do produto e demais taxas relacionadas à logística e entrega.
Mas também é possível definir o frete de acordo com a região ou sub-região do Brasil na ferramenta Seller Central do marketplace da Amazon. Essa personalização do frete é uma ótima estratégia para melhorar a competitividade do seu produto, pois é possível oferecer valores mais atrativos para as regiões que mais dão retorno para seu negócio, por exemplo.
A opção de frete grátis também fica disponível para o vendedor que optar por arcar com os custos da entrega.
9- Programa FBA – Logística da Amazon
Como revendedor ou vendedor no marketplace da Amazon, você também pode optar por utilizar o método FBA (Fulfillment by Amazon) para vender online no marketplace da Amazon, onde você adquire a mercadoria, mas o marketplace da Amazon fica responsável pelo armazenamento e entrega desta.
Ao utilizar esse serviço, a sua loja torna-se elegível para o Amazon Prime, onde o cliente tem frete gratuito. Para usar esse serviço é cobrada uma taxa, que varia de acordo com os tipos de produtos.
Benefícios do programa FBA:
- Utilize nosso espaço de armazenagem, o serviço mundial de atendimento ao cliente da Amazon;
- Use o gerenciamento de devoluções e reembolsos do marketplace da Amazon;
- Ofereça envios gratuitos aos clientes Prime;
- Obtenha o selo Prime para seus produtos aplicáveis;
- Melhore suas possibilidades de ganhar a oferta em destaque (“Buy Box”) nas páginas de detalhe de seus produtos.
10- Sem taxas de transferências
Um dos diferenciais do marketplace da Amazon para uma empresa vender online, quando comparada a outros grandes marketplaces, é que você não precisa pagar taxa de transferência bancária ao receber o seu pagamento pelas vendas.
O pagamento é realizado quinzenalmente em cada ciclo de pagamento, por meio de depósito na conta informada, que deve ser vinculada ao CPF ou CNPJ cadastrado.
Na Seller Central do marketplace da Amazon, você pode acompanhar o valor que irá receber e em qual data ele será enviado. Outra vantagem é que você recebe à vista por compras parceladas, sem nenhum custo adicional.
11- Precificação automática
Outra vantagem competitiva que o marketplace da Amazon oferece para seus distribuidores e sellers para vender online é a possibilidade de precificação automática.
Ao fazer o cadastro de um produto na loja Amazon, você pode incluir a informação de preço mínimo e preço máximo de cada um dos itens do seu inventário. Essa é uma ótima opção pois a ferramenta vai analisar os preços oferecidos por sua concorrência e, caso o seu não esteja competitivo o suficiente, irá alterá-lo automaticamente, respeitando os valores que você indicar.
Com esse recurso de precificação, o vendedor não precisa acompanhar as outras lojas que vendem o mesmo produto com tanta frequência, ganhando tempo para investir em outras atividades, ao mesmo tempo melhorando suas chances de vender online no marketplace da Amazon!
Incrível, não é?
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12- Consultor de vendas Amazon
Com o objetivo de melhorar o desempenho dos sellers ao vender online, o marketplace da Amazon oferece aos seus vendedores um Consultor de Vendas personalizado.
Neste serviço, quando uma oportunidade para melhorar uma venda é encontrada, o sistema envia uma notificação ao vendedor, através do menu de mensagens da Seller Central, por e-mail ou pela plataforma Amazon Marketplace Web Services.
Dentre as melhorias que podem ser indicadas estão:
Oportunidades de inventário:
Alerta se o nível do seu inventário está baixo, indicando para que você faça a reposição dos produtos para vender online.
Oportunidades de produto
O Marketplace da Amazon apresenta quais produtos estão sendo mais procurados pelos usuários, sugerindo que você revise sua oferta para que se torne mais atrativa.
Oportunidades de vendas globais
Alerta quando existe a oportunidade de vender online seus produtos para outros países.
Oportunidades de menor preço
A ferramenta avisa quando o preço do concorrente estiver menor que o seu, para que você faça os ajustes necessários.
Ofertas para corrigir
Indica se uma oferta precisa ser revista, para melhorar sua qualidade, desde descrição até fotos e informações complementares.
13- Maior escalabilidade do negócio
Outra grande vantagem do marketplace da Amazon é que você consegue expandir seu negócio com mais rapidez. Como o marketplace já disponibiliza uma interface pronta, um servidor capaz de suportar um alto número de acessos, segurança de dados do consumidor final e muitas facilidades de pagamento, você não terá que se preocupar com a hospedagem do site ao ampliar seu negócio para vender online com muito sucesso.
Além disso, a Seller Central oferece vários recursos para o gerenciamento de inventários em grande escala e te permite automatizar diversos processos, o que também já reduz os custos de expansão.
Muitos negócios têm inúmeras vantagens ao vender online no marketplace da Amazon e atingem excelentes resultados com isso. Como você pôde ver, é uma plataforma interessante e muito utilizada pelos consumidores no mundo virtual.
Além disso, o marketplace da Amazon é uma ótima opção para vender online tanto para quem está começando, quanto para quem já está há tempos no mercado virtual.
As vendas online estão crescendo, e nada mais ideal do que contar com o maior marketplace do mundo para impulsionar o crescimento dos seus negócios.
Isso trará excelentes retornos, fortalecendo-o no mercado e conferindo a ele mais credibilidade perante o público-alvo.
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Boa sorte e boas vendas!
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