Atualmente, o empreendedor digital busca alavancar as vendas e obter maior sucesso no e-commerce. Ser parceiro dos maiores marketplaces do Brasil é uma das estratégias que esses lojistas online usam.
O grupo Via Varejo marketplace é o grupo com os marketplaces mais conhecidos pelos brasileiros: Casas Bahia, Pontofrio e Extra.
No e-commerce, esses três somam mais de 60 milhões de visitas todo mês. Sendo assim, o Via Varejo Marketplace é um poderoso e consolidado canal de e-commerce para quem quer expandir as vendas online.
Quer saber quais são as vantagens de vender no Via Varejo marketplace? Continue lendo e saiba mais sobre Casas Bahia, Pontofrio e Extra.
O que é Via Varejo Marketplace?
A Via Varejo Marketplace teve início como a antiga empresa Cnova há mais de dez anos. Presente em mais de sete países e em três continentes, ela engloba hoje três dos marketplaces mais conhecidos do Brasil: Casas Bahia, Pontofrio e Extra.
Hoje em dia, a Via Varejo Marketplace é a empresa líder na venda de eletroeletrônicos aqui no Brasil e uma das maiores do mundo, contando com mais de 200 milhões de visitas e registrando mais de 3 milhões de transações todos os meses.
Somente no ano de 2015 a companhia movimentou quase 5 bilhões de euros em negócios pelo mundo. Desse total, 15% foram movimentados apenas nos marketplaces.
Alguns números do Via Varejo Marketplace:
- Quase 60 milhões de visitas todos os meses;
- Mais de 1,4 milhões de itens vendidos;
- Mais de 100 milhões de buscas;
- Mais de 1 milhão de pedidos mensais.
Casas Bahia
A marca com certeza dispensa apresentações, já que é nacionalmente conhecida e possui 750 lojas físicas ao redor do país. Aposto que você já entrou em alguma loja.
As vendas na internet começaram há 10 anos, tornando-a referência para os consumidores online. Agora, o marketplace se tornou um lugar para os iniciantes do e-commerce consolidarem suas marcas no mundo virtual.
Pontofrio (agora é Ponto)
75 anos depois de sua fundação, o nome “Ponto Frio” desaparece para virar apenas Ponto.
A mudança aconteceu no dia 23/04, de forma radical, com todas as mais de 160 lojas da rede já com a nova identidade visual, da fachada ao crachá dos funcionários. Até na busca do Google, os nomes das lojas já aparecem como “Pontofrio agora é Ponto”.
Assim como as Casas Bahia, o Ponto também é conhecido por todos os brasileiros.
Alguns dos principais pontos fortes desse marketplace são: amplo canal de vendas disponível, possibilidade de posicionar estrategicamente sua marca e qualidade do time montado para auxiliar na gestão da sua loja.
Extra
O marketplace Extra congrega algumas das principais marcas do país. A bandeira utilizada é vinculada a cadeia de supermercados do mesmo nome, que pertence ao grupo Pão de Açúcar e foi fundada em 1989. Hoje a rede possui 30 hipermercados, 203 supermercados, 67 lojas de proximidade, 73 postos e 147 drogarias em todo o Brasil. Incrível, não é?
O Extra.com.br foi o primeiro marketplace colocado em operação pelo grupo Cnova, em 2013. Hoje a página recebe mais de 26 milhões de visitantes mensais e revende produtos de grandes marcas nacionais. Com a abertura do espaço, qualquer loja interessada em vender no Extra pode fazê-lo sem dificuldades.
O que vender no Via Varejo Marketplace
O marketplace segue o mesmo padrão de produtos vendidos nas lojas físicas, logo, para que um lojista possa anunciar nesse ambiente virtual, ele precisa estar atuando nos seguintes nichos:
- Produtos de beleza e saúde;
- Celulares e Smartphones;
- Eletrodomésticos;
- Brinquedos;
- Instrumentos musicais;
- Informática;
- Cama, mesa e banho;
- Joias;
- Livros;
- Perfumaria;
- Produtos esportivos;
- Acessórios para veículos.
Vantagens de vender no Via Varejo Marketplace
Com alcance ampliado e tradição de três marcas reconhecidas nacionalmente, o Via Varejo Marketplace permite que sellers de diversas categorias contem com a visibilidade dos principais portais de e-commerce do Brasil.
Credibilidade
Além de ter acesso a uma plataforma com milhões de clientes, o lojista que cadastrar sua marca na Via Varejo está anunciando seus produtos junto a três marcas extremamente conhecidas no Brasil, como é o caso de Casas Bahia, Pontofrio e Extra.
Via Varejo Ads
Um diferencial importante que a empresa oferece para o lojista é o Via Varejo Ads. Trata-se de uma plataforma criada para impulsionar vendas e aumentar a visibilidade dos produtos anunciados por meio de banners em sites e redes sociais, e-mail marketing, mensagens SMS, entre outros. Para isso, a empresa conta com uma equipe de especialistas em mídia para criação de campanhas.
Visibilidade
Sua empresa consegue mais visibilidade por estar em uma vitrine muito famosa e você, fazendo seu cadastro, estará tendo seus produtos expostos nos sites Casas Bahia, Pontofrio e Extra automaticamente, que são marcas de grande porte e legitimadas entre os consumidores atualmente.
Taxas não fixas
O Via Varejo Marketplace não cobra taxas fixas, apenas comissão em cima de vendas.
Baixo investimento
Para entrar no mercado do e-commerce é necessário levar em conta uma série de questões. Uma das vantagens de vender em marketplaces é não precisar se preocupar com isso. Com apenas o pagamento de uma comissão e sem taxa de cadastramento, você expõe seus produtos.
Sistema seguro
O sistema da Via Varejo Marketplace é totalmente seguro para que o cliente realize seus pagamentos e os marketplaces que são responsáveis pelas transações financeiras que ocorrem com as vendas dos produtos.
Completo
O Via Varejo Marketplace oferece ao varejista toda uma estrutura já montada. Assim, você não precisa se preocupar com funcionalidades, códigos, segurança e integração com meios de pagamento, por exemplo.
Relevância em SEO
Estratégias de SEO são um conjunto de ações que garantem uma boa colocação nos resultados de busca na internet, como no Google. Os marketplaces fazem um importante investimento nesse tipo de ferramenta e consequentemente a sua loja e os seus produtos se beneficiam com essa visibilidade.
Diversificação de público
Os consumidores que chegam no Via Varejo Marketplace são bastante diversos. Isso possibilita que um público diferente tome conhecimento e tenha acesso aos produtos. Dessa forma, novas demandas surgem e seu negócio se amplia e chega a novos nichos.
Desvantagens de vender no Via Varejo Marketplace
Os benefícios são muitos, mas é claro que existem algumas desvantagens também. É preciso ponderá-las e considerar se as vendas nesse marketplace continuam valendo a pena para seu negócio financeiramente e até em questões de marketing. Afinal, no marketplace, a identidade da sua marca não aparece e você não poderá capturar os clientes obtidos.
Alguns pontos negativos são:
- a concorrência pode ser bem maior dentro de um marketplace de grande porte;
- dependendo do que sua loja vende, um dos concorrentes pode ser a própria Via Varejo Marketplace;
- você não tem muita liberdade, ficando refém das regras e termos do marketplace para criar anúncios e cadastros de produtos;
- o lojista perde o valor da comissão no produto.
Carregando o nome de lojas tão consagradas no varejo brasileiro e números tão expressivos, fica evidente como é vantajoso anunciar e vender no Via Varejo Marketplace. No entanto, como fazer isso?
Quanto custa vender no Marketplace Via Varejo?
A Via Varejo não cobra nada para que o lojista cadastre seu site e comece a vender em suas plataformas.
No entanto, a empresa trabalha com um sistema de comissão sobre cada venda, taxa que gira em torno de 14% a 18%, dependendo da categoria do produto vendido.
O lojista recebe pagamentos na íntegra a cada 10 dias, ou seja, duas vezes ao mês, de acordo com o ciclo de pagamento dos pedidos, geralmente nos dias 20 e 30 de cada mês. Na primeira data, são repassados os valores relativos a todos os pedidos enviados entre os dias 11 e 25; na segunda, os valores dos dias 26 ao 10.
Agora você já sabe tudo que você precisa sobre o Via Varejo Marketplace, suas taxas, modo de funcionamento, vantagens e desvantagens!
Aprendendo tudo isso, agora basta decidir se vale a pena vender no Via Varejo Marketplace para o seu negócio!
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