Há diferentes opções e perfis de plataformas de e-commerce, mas nem sempre a escolhida se adapta às demandas do negócio. De acordo com a fase que a loja virtual está passando, há sempre um tipo de plataforma que favorece os objetivos de crescimento no médio e longo prazo. A migração pode ser, então, a melhor saída para as lojas virtuais. Mas, afinal, você sabe como migrar uma loja virtual?
Acompanhe os próximos tópicos e saiba quais fatores levar em conta nesse processo:
Quando mudar a plataforma da loja virtual?
Exceto se você já tiver iniciado sua loja em uma plataforma mais complexa, cedo ou tarde, será preciso pensar em uma forma de evoluir, pois a infraestrutura e a tecnologia da atual vão se tornar, crescentemente, incompatíveis. A necessidade de migração depende de como a plataforma atende às demandas do negócio. Mas há fatores importantes a avaliar, como:
- melhorar a experiência do usuário durante a navegação e a compra;
- tornar o e-commerce responsivo para dispositivos móveis;
- viabilizar a realização de integrações — como ERP, marketplaces e CRM;
- customizar o layout e o design da loja virtual;
- ter um blog para e-commerce na loja virtual;
- receber melhor atendimento e suporte técnico;
- buscar uma empresa mais humanizada focada no sucesso dos lojistas;
- melhorar o posicionamento em ferramentas de busca e estratégias de marketing.
A opção pela migração envolve, portanto, uma série de necessidades naturais a um e-commerce mais maduro. Confira quando você deve mudar de plataforma:
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Instabilidades na plataforma atual
Eis o ponto mais crítico em lojas virtuais. Bugs e instabilidades podem ser frequentes, contudo, alguns deles são facilmente resolvidos. O problema é perceber uma frequência maior nesses inconvenientes, impactando negativamente as vendas.
Atendimento às expectativas de crescimento do negócio
O negócio tem um planejamento eficaz, com perceptível crescimento? Que bom! O próximo passo é avaliar até quando a plataforma atual será capaz de corresponder à escalabilidade da loja virtual. Se for uma plataforma destinada ao início do negócio, em algum momento, será necessário considerar a migração.
Propagandas persuasivas de outras plataformas
Outras plataformas parecem muito melhores e mais completas? Isso é normal, pois é essa a função da propaganda. Mas, se as plataformas anunciantes focaram mais os pontos negativos da concorrente, é hora de repensar a parceira.
Você deve fazer um comparativo justo entre suas opções, sem se deixar levar pelas tentativas de convencimento, e analisar os pontos positivos de outras plataformas, para determinar qual delas consegue suprir suas expectativas.
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Quais os riscos de migrar de plataforma?
Ao mesmo tempo em que a migração de plataforma no e-commerce é necessária para promover um crescimento sólido no longo prazo, é também um processo que pode envolver desafios.
A migração nem sempre é 100% efetiva contra falhas. Há sempre alguns riscos, entre os quais podemos listar:
- a instabilidade, mas é importante salientar que ela pode ocorrer apenas durante os primeiros dias;
- o investimento e o tempo de migração, que podem ser maiores do que você esperava;
- a adaptação às mudanças, que vai impactar as equipes e a ligação com outras ferramentas de mensuração de resultados.
Apesar dos desafios, identificar o momento adequado para a migração e realizá-la de forma estratégica são medidas essenciais para a loja virtual se manter atualizada!
Que cuidados tomar durante a migração?
Há uma série de cuidados pode ser tomada para minimizar os danos possíveis da migração, como:
- fazer um plano para alinhar todas as partes da migração envolvendo equipes interna e externa;
- alinhar com todos os setores da empresa a agenda de migração para que não coincida com alguma outra iniciativa;
- envolver a equipe de TI no planejamento para fazer a integração com ERP no tempo certo, além de garantir o sucesso de outras integrações — de produtos, estoque, cadastros, pedidos e assim por diante;
- garantir que o escopo do projeto seja compatível com o tempo, evitando retrabalhos ou gastos excessivos por estender a migração para além do planejado.
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Como migrar uma loja virtual?
Para que você tenha sucesso na migração de plataforma de sua loja, é importante que você faça todo um planejamento e até mesmo manter ambas as plataformas funcionando até o momento em que sua loja esteja no ar na nova plataforma.
Inicialmente, é preciso conhecer as opções, avaliar o atendimento e as soluções de segurança das possíveis plataformas.
Inicialmente, para realizar uma migração de plataforma eficiente, é necessário estabelecer objetivos claros. Avalie tanto os pontos fortes como as fraquezas da sua ferramenta atual, mapeando as possíveis formas de potencializar as partes positivas e melhorar as negativas.
Além disso, atente aos seguintes tópicos:
Planejamento
Mantenha seus clientes informados
Migração de dados
Será necessário exportar produtos, conteúdos, lista de clientes, listas de e-mails e pedidos. Por isso, é importante questionar o fornecedor da nova plataforma a respeito de informações sobre:
- provedor;
- capacidade de armazenamento;
- possibilidade de expansão;
- processo de migração dos dados.
Dessa forma, é possível se preparar e evitar dores de cabeça.
SEO
A migração requer cuidado com as URLs, principalmente, se houver um trabalho extenso de SEO e um bom ranqueamento nos mecanismos de buscas. Nesse caso, a nova plataforma deverá oferecer suporte para manter os mesmos endereços, ou direcioná-los de forma eficaz.
Domínio
Atualize a identidade visual da loja
A identidade visual da loja é algo muito importante, e pensando nesta importância, é imprescindível que você atualize a identidade visual da sua loja virtual tentando manter ao máximo parecida com a antiga plataforma.
Normalmente, as plataformas de e-commerce disponibilizam vários temas que podem ser instalados gratuitamente ou personalizados! Procure por temas otimizados e totalmente responsivos, tudo para facilitar e melhorar a navegabilidade dos clientes em sua loja!
Formulários
Durante e após a migração, é preciso certificar-se de que formulários e e-mails estão funcionando adequadamente. Um eficiente sistema de backup não deixa que os gestores percam o controle dos formulários e listas de endereços, permitindo configurá-los no novo sistema.
TTL (Time to Live)
Antes da migração, é importante acessar a conta do provedor e atualizar os registros DNS. Dessa forma, o TTL é reduzido e os visitantes não acessam a loja virtual pela plataforma antiga, mas pela nova.
Testes
Testes são fundamentais na migração. Eles ajudam a encontrar erros durante o processo e a verificar se a nova plataforma está corretamente conectada a seu:
- e-commerce;
- intermediador de pagamento;
- sistema de segurança e demais áreas.
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Treine a sua equipe
Quais as vantagens de mudar de plataforma?
Em linhas gerais, é possível enfatizar a modernização do negócio, sobretudo, quando associada a novas ferramentas de gestão, monitoramento e medição de resultados. Veja quais são as outras vantagens:
Redução de custos operacionais
O comércio eletrônico é dispendioso, contudo, apresenta custos previsíveis. Nesse sentido, a migração tem o papel de reduzir as despesas e aumentar o faturamento. Portanto, procure reduzir custos de hospedagem, de plataforma, entre outros pontos que podem ser economizados, mas sem perder a qualidade.
Mais recursos
Não faz sentido migrar para um fornecedor que apresente menos ferramentas. Se isso acontecer, o empreendimento estará regredindo e isso ninguém quer. A ideia é buscar uma plataforma mais robusta, capaz de atender às suas demandas atuais e futuras.
Novas oportunidades
Novas plataformas tendem a oferecer oportunidades mais interessantes. A loja virtual tem a possibilidade de mesclar suas operações, expandir seus nichos de atuação e renovar seu portfólio de produtos ou serviços, aumentando assim sua eficiência com a nova plataforma.
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Otimização das páginas
A velocidade de carregamento é um ponto importante a ser considerado durante a migração. Ocorre que uma plataforma mais rápida permite a otimização do tempo de carregamento, auxiliando no tráfego, sobretudo em horários de pico e quando há mais usuários acessando o site.
Melhora na experiência do usuário
A nova plataforma consegue explorar bem a experiência do usuário? Basicamente, ela deve oferecer mecanismos que facilitem o acesso e navegação, funcionalidades para a pesquisa avançada e processo de pagamento simplificado. A regra aqui é oferecer uma experiência confortável e intuitiva.
Mais métricas
A medida em que a empresa cresce, os gestores precisam de recursos para manter o controle e ter dispositivos para análise de desempenho. Taxas de retorno, de conversão, ticket médio e taxa de abandono são algumas das principais métricas e, quanto mais a plataforma oferecer, melhor para o negócio.
Como escolher uma plataforma?
Conhecer as opções disponíveis no mercado é o primeiro passo. A partir daí, você pode traçar os pontos positivos e negativos e, então, escolher a mais interessante. Vamos aos pontos-chave:
Análise de cases de sucesso
O estudo de cases vai indicar quais processos são bem desempenhados pela plataforma e se ela tem as qualificações para atendê-lo bem, independentemente do seu porte. Por isso, é importante pesquisar cases de lojas que tenham uma estrutura semelhante à sua.
Faça a análise dos pontos positivos que aquela solução oferece para a loja virtual pesquisada e tente buscar informações e reclamações a respeito do fornecedor.
Opções de pagamento
Além das opções de pagamento oferecidas pela plataforma, ela também permite a instalação de plugins ou códigos-fonte para outros intermediadores de pagamento? Quanto mais flexível nesse ponto, melhor, uma vez que o consumidor quer formas de pagamento versáteis, com taxas mais baixas e condições que se adaptem à sua realidade.
Integração com ERP
Mencionamos mais de uma vez a importância do controle de processos e dados. O ERP (Enterprise Resource Planning) se mostra indispensável para o e-commerce, pois unifica a gerência de todos os setores da empresa. Verifique quais processos podem ser automatizados e como funciona a integração e, se não for satisfatória, busque outra solução.
Integração com marketplace
Qual o grau de integração com os marketplaces? É possível gerenciar tudo em um só painel? Mais pessoas e lojistas têm buscado os marketplaces por suas facilidades e segurança, daí a necessidade da plataforma fazer a integração de modo simples e capaz de facilitar a operação.
Atendimento e suporte
O atendimento e suporte é feito pelo fornecedor ou é terceirizado? Ele está disposto a resolver o questionamento rapidamente? Se as respostas forem desanimadoras para essas duas questões, é melhor buscar outro fornecedor.
Afinal, é indispensável ter segurança na hora de recorrer nos momentos mais delicados, quando surgem dúvidas ou problemas. Se a plataforma não se responsabilizar por isso, pode complicar para o empreendedor.
Relação custo-benefício
Faça as contas levando em consideração os custos iniciais, mensais, serviços adicionais, entre outros. Avalie se a plataforma é flexível quanto às formas de pagamento, apresentando modalidades como pageview, cobrança por porcentagem ou por valor fixo, entre outras. A ideia aqui é contar com uma solução diante da qual os gestores sintam que vale a pena o investimento.
Viu como migrar uma loja virtual não é tão complicado quando há planejamento e pesquisa? Todos os pontos apresentados proporcionam um suporte maior para o crescimento do negócio e a busca por novos nichos de atuação.
Esperamos que esse post tenha sido útil para tirar suas dúvidas sobre como migrar a loja virtual. Se gostou dele, aproveite e assine a nossa newsletter para receber novos conteúdos interessantes em seu e-mail.
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