Nós precisamos conversar sobre vendas em mobile. É indiscutível que os smartphones fazem parte das nossas vidas. Basta que surja uma dúvida para tirar o seu do bolso e perguntar a resposta ao Google — do restaurante aberto agora à cotação do dólar. O mesmo vale para as redes sociais, onde recentemente o Facebook lançou a ferramenta que permite pedir indicações aos nossos amigos.
O celular deixou de ser apenas um dispositivo que possibilita a comunicação entre duas ou mais pessoas. Suas funções, na atualidade, vão além: câmera fotográfica, GPS, mapa, redes sociais e compras de produtos e serviços. Pois é, o celular também serve para fazer compras na internet. Percebe a importância dele para o seu negócio?
O Brasil tem, praticamente, 1 celular por habitante. Chegou o momento de aumentar as vendas, porém, a sua loja é compatível com dispositivos móveis? Continue a leitura e veja o porquê disso ser tão importante.
O impacto dos celulares no comportamento do consumidor
Você já observou como as pessoas, de modo geral, adquiriram a necessidade de obter respostas imediatas? Elas, quando querem ir a algum lugar, saber de algo, descobrir como fazer uma coisa ou comprar um produto sempre recorrem à internet. Essa mudança no comportamento também se estendeu ao consumidor.
O consumidor, por sua vez, está mais exigente. Quando falamos sobre esse imediatismo, ele se encontra lá no topo. O motivo por trás disso é a expectativa dele, cada vez maior e mais voraz em relação ao que o mercado tem a oferecer. Já as marcas, empresas e lojas online estão se empenhando ainda mais para satisfazer o consumidor.
Entramos em um looping que parece não ter fim. Ainda nesse aspecto, o consumidor passou a ser bem informado. Eles usam os seus smartphones como aliados na hora de buscar respostas e tomar decisões. A procura não se limita somente às ideias e sugestões, pois eles também querem saber as experiências das outras pessoas.
Então, o celular virou um pequeno grande terminal de consultas? Também! Além disso, esse dispositivo passou a ser usado para fazer compras, afinal, alguns modelos são tão ou mais potentes do que notebooks básicos. Nesse contexto, as empresas perceberam que dá para saber onde o consumidor está e oferecer ofertas na hora em que ele deseja.
As vendas em mobile: conversão do e-commerce brasileiro
A pesquisa Webshoppers, edição 2017, realizada pela Ebit e Buscapé Company, mostrou que 21,5% das transações no comércio eletrônico brasileiro em 2016 foram realizadas por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets). As compras por esses dispositivos contribuíram com o aumento das vendas.
2016 foi um ano marcado por desemprego, alta nos preços, crise econômica e uma série de incertezas que fez com que o brasileiro diminuísse o ritmo de consumo. Muitas pessoas que não tinham computador em casa, mas possuíam internet em seus smartphones, fizeram a sua primeira compra no comércio eletrônico. Você desconfia do motivo?
Diante das incertezas que assolavam o nosso país com mais força naquele ano, os consumidores buscavam meios de manter o consumo de certos produtos, entretanto, precisavam pagar menos por ele. Foi na internet que eles encontraram as opções que precisavam, tanto no preço quanto na variedade de produtos.
A diferença entre versão mobile e aplicativo para celular
Dado o contexto entre o comportamento do consumidor e as oportunidades que a internet oferece para ele, você percebe qual é o seu papel nessa relação? É isso mesmo! Esse é o momento ideal para preparar a sua loja online para atender os consumidores que fazem as suas compras por meio do celular.
Experimente acessar um site pelo smartphone sem que ele tenha sido pensado para esse dispositivo. A navegação é pesada, as letras e botões ficam minúsculos e tudo parece estar desconfigurado. Definitivamente não dá vontade de navegar pelo site. Se for uma loja online então, a vontade de comprar passa rapidamente.
É por esse motivo que você deve estar preparado para atender o consumidor por meio de uma versão responsiva da sua loja ou aplicativo para celular. A versão responsiva é aquela onde o seu site se adapta ao dispositivo, deixando as letras, botões e imagens maiores e mais harmônicas de acordo com o tamanho da tela dele.
Você também tem como possibilidade fazer um aplicativo para a sua loja online. No caso do aplicativo, ele precisa ser desenvolvido para os sistemas operacionais mais populares (Android e iOS). O consumidor pode baixá-lo pela loja do sistema e fazer as suas compras na versão totalmente adaptada do seu e-commerce.
O atendimento ao consumidor no meio disso tudo
Ao mesmo tempo em que você deve disponibilizar uma loja online que atenda às necessidades e expectativas do público, é importante promover mudanças no modo como realiza o atendimento ao consumidor. Dispor apenas de um número de telefone e contato via formulário não permite acompanhar a evolução do comportamento do público.
Já que estamos falando de vendas em mobile e dispositivos móveis, é fundamental pensar em ferramentas que ofereçam atendimento também por meio do smartphone. Nesse aspecto, podemos citar as redes sociais e os comunicadores instantâneos, como o Messenger, o Direct (Instagram) e o Whatsapp.
Permitir ao consumidor que ele execute diversas atividades em um novo dispositivo é algo promissor, principalmente quando este é um smartphone.
O crescimento das vendas em mobile como tendência
Nós estamos falando de uma tendência. É fato que as vendas em mobile tendem a crescer exponencialmente, pois os smartphones e tablets já substituem os computadores em muitos momentos. Não há como regredir, já que o consumidor anseia por soluções cada vez mais rápidas e opta por dispositivos menores, mais potentes e portáteis.
Sendo assim, não é vantajoso para o seu negócio ficar de fora dessa evolução. Ter uma loja compatível com os dispositivos móveis já não é mais uma questão de diferencial, e sim necessidade. O consumidor que não encontrar uma versão compatível com o seu dispositivo pode buscar no concorrente os produtos que deseja.
Considere as vendas em mobile no seu planejamento. Não fique fora dessa transformação.
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