Você lojista, sabe como criar promoções e manter o lucro da sua empresa simultaneamente?
Aprenda agora com as melhores dicas!
As estratégias de venda dentro de um e-commerce ou mesmo no comércio físico, passam por atrair o consumidor de diversas maneiras, seja criando promoções, combos de descontos, frete grátis, mimos e até cupons de desconto para a próxima compra.
Para oferecer descontos na compra dos produtos e mesmo assim continuar lucrando com o seu negócio, calcular suas promoções é essencial para ocorrer um equilíbrio financeiro que viabilize a operação.
É sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira dicas para calcular boas promoções, atrair mais clientes sem perder a margem de lucro do seu negócio.
Fique de olho na margem de lucro
Como falamos, é fundamental dar opções e facilidades ao cliente para ele efetuar a compra, mas mais importante é manter isso dentro da margem de lucro do negócio.
Você sabe o que é a margem de lucro?
O lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho, ou seja, para obter lucro bruto é preciso diminuir das receitas totais os custos e a margem é exatamente a relação entre o lucro bruto e a receita total.
Existem dois tipos de lucro: o bruto e o líquido.
Enquanto o bruto é obtido através do abate de impostos e custos fixos, no lucro líquido também entram as despesas variáveis.
Dicas para oferecer promoções e continuar no lucro
Antes de criar promoções, é essencial analisar bem suas condições, para que descontos vantajosos possam ser oferecidos, tanto para sua empresa, quanto para o cliente, isso sem perder a margem de lucro que trazem para seu negócio, algumas dicas são fundamentais:
1) Faça boas negociações com os fornecedores: talvez essa seja a dica mais importante para criar promoções. Quando a negociação de compra é boa, a margem de lucro torna-se melhor para que o lojista possa criar promoções e descontos atrativos.
2) Ofereça multicanais ao cliente: uma estratégia que envolve a loja vender mais é oferecer multicanalidade ao cliente. Dessa forma, os seus pedidos com o fornecedor serão maiores e as chances de uma melhor negociação de preços também aumenta.
Existem muitas possibilidades de venda, marketplaces, redes sociais, loja virtual, e cada canal pode contar com a sua própria promoção.
3) Mantenha um bom controle de estoque: sempre que estiver oferecendo um produto para venda online é preciso se certificar que ele está no seu estoque.
O controle de estoque é um processo fundamental para que o lojista possa criar promoções de produtos que não estão tendo giro ou mesmo oferecer pacotes com combos caso faça sentido para o seu público.
As promoções começam a ser calculadas e pensadas no estoque!
Tipos de promoções
No e-commerce, o lojista tem muita liberdade para criar promoções e ações da maneira que achar melhor.
Quando a venda é feita em um marketplace, é importante prestar atenção nas regras do canal de vendas com relação a isso. Algumas das promoções mais utilizadas são:
- Desconto por antecipação: é quando o cliente compra por um produto antes dele estar disponível. Isso acontece bastante com pré-lançamentos de produtos e funciona bastante para o consumidor que deseja comprar o produto em lançamento e ainda garantir um bom preço por ele;
- Combos com mais itens: também conhecida como “compre 1 leve 2”, ou quando na compra de um item leva um brinde ou outro item. É uma estratégia que atrai o consumidor, pois ele vê valor em ganhar brindes se comprar algo. Geralmente pode ser trabalhado quando os produtos têm validade próxima e o lojista precisa liberar estoque para não gerar prejuízo;
- Sazonais e datas comemorativas: criar promoções sazonais já é algo tradicional, o comércio online todo se mobiliza para elaborar descontos nas datas comemorativas. Muitos consumidores aguardam uma data para fechar a sua compra, por isso é válido estar inserido nestas campanhas;
- Desconto em percentual: utilizar cupons de desconto também é uma estratégia bem comum, eles podem ser entregues na primeira tanto na compra, quanto para incentivar o cliente a fazer novas compras. Os influencers se utilizam bastante dessa estratégia para identificar o percentual de conversão de vendas e as lojas se beneficiam com o maior número de acessos e vendas;
- Frete grátis: o frete grátis, mais do que uma promoção, é um atrativo importante para o e-commerce. Os clientes não gostam de pagar frete, e sempre que for possível negociar com os parceiros de logística repasse a condição aos clientes, certamente será um ganho em vendas para seu negócio.
Gestão integrada para vender mais
Uma empresa que visa lucro, precisa entender que manter uma gestão integrada é um caminho importante.
Pensar em lucratividade e rentabilidade do negócio são fundamentais para fazer a empresa dar certo. Mas para avançar e trabalhar com mais integração é fundamental contar com um sistema de gestão como o Bling!
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